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AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

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 Tecnologia

  17/12/2004
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MAGNETI MARELLI TETRA FUEL: TECNOLOGIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE JUNTOS

A Controle Motor, unidade responsável pelo desenvolvimento de Sistemas de Injeção Eletrônica da Magneti Marelli, sai na frente de seus concorrentes...

MAGNETI MARELLI TETRA FUEL: TECNOLOGIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE JUNTOS


A Controle Motor, unidade responsável pelo desenvolvimento de Sistemas de Injeção Eletrônica da Magneti Marelli, sai na frente de seus concorrentes. Depois de lançar com pioneirismo, em março de 2003, a versão eletrônica da tecnologia "flex" SFS (Software Flexfuel Sensor), que permite ao veículo andar com qualquer proporção de álcool e gasolina, está concluindo agora a tecnologia Tetra Fuel.

Desenvolvido para funcionar com álcool, gasolina pura, gasolina aditivada e GNV - gás natural veicular, o Tetra Fuel já está em fase final de testes e tem previsão de lançamento no mercado para final de 2005. O sistema será gerenciado pela "centralina" eletrônica - o cérebro eletrônico do motor - da mesma forma que acontece com o sistema atual, o SFS. Uma das maiores inovações desse novo sistema é a disponibilidade de acionamento do GNV automaticamente, já que uma única centralina fará o gerenciamento dos quatro combustíveis.

Assim, não haverá a necessidade de conhecimento técnico elevado para saber em quais situações será melhor o uso deste ou daquele combustível. O sistema identifica a melhor utilização energética e a aciona, resultando em maior economia e manutenção da melhor opção de desempenho e performance.

Todos os sistemas em utilização hoje no mercado necessitam de acionamento manual para que passem a operar com o GNV e o mesmo para retornar aos combustíveis líquidos. Desta forma é comum ocorrer a inadequação da utilização, resultando em aumento dos gastos e redução no desempenho. Acaba-se gastando mais e tendo menor resultado.

Opção Internacional: Quatro Em Um

Um dos objetivos da Magneti Marelli com a tecnologia Tetra Fuel é oferecer um veículo com um único sistema de gerenciamento de combustíveis para todos os países que atendem ao Mercosul, ou até mesmo da América Latina toda. A gasolina pura é utilizada em países do Cone Sul da América Latina e pelos que têm grande disponibilidade de petróleo, como Venezuela e México, bem como o GNV. A Argentina é o país com maior quantidade de veículos convertidos para o gás natural veicular de todo o mundo.

Além disso, a Magneti Marelli Controle Motor também está de olho na Europa, Oriente Médio e na China, um dos mercados mais promissores do mundo e para o qual ela já exporta alguns produtos, principalmente os ligados ao sistema de injeção. Com uma grande frota de veículos, um crescimento anual assombroso e a intenção e necessidade de reduzir os altos índices de poluição em suas grandes cidades, há forte tendência de o governo chinês adotar também o GNV.

E não é só na China que o GNV se apresenta como uma das melhores opções e de mais fácil implementação para diminuir os índices de poluição. O fantasma da sobrecarga de poluentes assombra a maior parte dos países do mundo, com destaque para os de grande frota e os menos desenvolvidos economicamente, onde os recursos de eliminação de poluentes são mais caros para o bolso do usuário de veículos automotores. Uma grande preocupação da Magneti Marelli é oferecer ao mercado mundial um produto que, além de não agredir o meio ambiente, seja economicamente viável e ofereça a melhor tecnologia.

No Brasil, a intenção da Magneti Marelli com o Tetra Fuel, é lançar um produto que atenda as necessidades do consumidor de forma cada vez mais completa. A sua tecnologia SFS já agradou o mercado nacional conquistando mais de 62% dos veículos em circulação e espera-se o mesmo desempenho com o Tetra Fuel. Atualmente, os modelos flexíveis respondem por cerca de 30% das vendas no Brasil. Em 2005, a expectativa é de que aproximadamente 70% dos veículos novos sejam equipados com o sistema.

Controle Motor

Com sede em Hortolândia, no estado de São Paulo, foi a primeira fábrica do Grupo Magneti Marelli a se instalar no país, em 1978 ainda com o nome de Wecarbras. Hoje é líder no mercado nacional de sistemas de injeção com 42% de participação.

Mantém um Centro Técnico de Desenvolvimento que é um dos mais modernos e avançados da América Latina, com laboratório de testes e análise de emissões veiculares, de testes de motores, além de laboratórios de confiabilidade e durabilidade.

Seus 654 colaboradores produzirão 850 mil sistemas de injeção eletrônica em 2004.
  Autor:   Redação


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