| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Tecnologia

  01/07/2004
  0 comentário(s)


GRUPO ZF DESENVOLVE NOVO AMORTECEDOR INTELIGENTE COM GERENCIAMENTO ELETRÔNICO

Equipamento com amortecimento variável já está sendo fornecido para o novo Astra, na Europa

GRUPO ZF DESENVOLVE NOVO AMORTECEDOR INTELIGENTE COM GERENCIAMENTO ELETRÔNICO


Com o objetivo de tornar o ato de dirigir mais seguro e agradável, a ZF Sachs, pertencente ao Grupo ZF, desenvolveu o CDC - Controle Contínuo de Amortecimento. Trata-se de um sistema eletrônico que se adapta às condições de velocidade, do piso e às características de condução do motorista, proporcionando mais estabilidade e melhor dirigibilidade ao automóvel.

O CDC faz com que o veículo mantenha o pneu em contato com o solo por mais tempo, em curvas ou variações bruscas de direção, e propicia mais conforto e melhor absorção de impacto em piso irregular. O sistema controla o funcionamento dos amortecedores de cada uma das rodas do veículo de forma contínua, independente e precisa.

A cada dois milissegundos, a unidade de controle calcula a necessidade de amortecimento, transmitindo esses dados às válvulas dos amortecedores, que se adaptam à velocidade do carro e às características do piso. Para calcular a força de amortecimento, o sistema utiliza cinco sensores que são compartilhados por outros sistemas de segurança, como o ABS e o ESP (controle eletrônico de estabilidade).

Outra vantagem que o CDC oferece é a possibilidade de o motorista selecionar o tipo de amortecimento - esportivo ou conforto - mais adequado ao seu estilo de condução. Em mudanças bruscas de condição de piso, velocidade ou variação de direção, o sistema retoma automaticamente o controle, ajustando-se à condição mais apropriada de amortecimento.

O CDC já está sendo fornecido para o novo Astra, lançado recentemente pela Opel - divisão da General Motors - na Europa. Esta é a primeira vez que um sistema eletrônico de controle da suspensão equipa um modelo de alto volume de produção e preço mais acessível. Até então, somente automóveis sofisticados, como a BMW Série 7, Audi A8, Ferrari 575M, Porsche Cayenne e Volkswagen Phaeton e Touareg, possuíam esse gerenciamento eletrônico.

O Grupo ZF é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassi para o setor automotivo. Com mais de 53 mil colaboradores e 119 operações em 25 países, registrou vendas de aproximadamente 9 bilhões de euros em 2003. Na América do Sul, o grupo fabrica transmissões para veículos comerciais, conjuntos de direção, bombas e colunas para sistemas de direção, embreagens e amortecedores, componentes de direção e suspensão, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção TECNOLOGIA no caderno Tecnologia
31/10/2005 - TECNOLOGIA - TECNOLOGIA MAGNETI MARELLI EQUIPA OS CAMPEÕES DA F1, MOTO GP E WRC
A tecnologia da Magneti Marelli Motorsport mais uma vez ajudou as equipes da Renault, Yamaha e Citroën a conquistarem o primeiro lugar no pódio......
27/10/2005 - TECNOLOGIA - TOYOTA POSSUI UMA DAS MAIS AVANÇADAS TECNOLOGIAS EM VEÍCULOS HÍBRIDOS
A Toyota Motor Corporation (TMC) investe fortemente em carros híbridos e hoje possui uma das mais avançadas tecnologias nessa categoria de veículos......
17/12/2004 - TECNOLOGIA - MAGNETI MARELLI TETRA FUEL: TECNOLOGIA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE JUNTOS
A Controle Motor, unidade responsável pelo desenvolvimento de Sistemas de Injeção Eletrônica da Magneti Marelli, sai na frente de seus concorrentes......
07/10/2004 - TECNOLOGIA - REALIDADE VIRTUAL REVOLUCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS NOVOS CARROS VW
A Volkswagen AG anunciou em Wolfsburg uma revolução no desenvolvimento de veículos com a introdução de novas tecnologias......
29/09/2004 - TECNOLOGIA - MICHELIN REVOLUCIONA COM PNEUS QUE NÃO LEVAM AR
Soluções desenvolvidas de forma pioneira nos centros de pesquisa da empresa estão sendo apresentadas pela primeira vez no Salão de Paris......
11/07/2004 - TECNOLOGIA - ÁGUA CONTRA BALAS
À primeira vista pode não parecer muito boa proteção para um automóvel, mas depois de estudos, percebeu-se que não é bem assim......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning