| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Notícias - Rápidas

  15/08/2005
  0 comentário(s)


FORD LANÇA CAMPANHA INÉDITA DO FOCUS DURATEC NA INTERNET

A partir de 15 de agosto, consumidores do mundo inteiro que entendem português poderão interagir com a nova campanha do Focus Duratec na Internet...

A partir desta segunda-feira, 15 de agosto, consumidores do mundo inteiro que entendem português poderão interagir com a nova campanha do Focus Duratec na Internet. Com dois temas principais: "Focus - você já dirigiu um" e "Onde você esteve este tempo todo que nunca dirigiu um Focus?", a campanha está alinhada com a comunicação do novo carro nas outras mídias, cujo objetivo é atrair os consumidores para testarem o Focus nos pontos-de-venda da marca. Hoje, o Focus é um dos veículos que apresenta maior índice de fidelização e satisfação dos clientes, de acordo com pesquisas realizadas pela Ford.

Idealizada pela Ford e desenvolvida pela J W Thompson, a campanha de Internet foi concebida em um formato totalmente inovador: a ação envolveu a criação de um tablóide com noticias fictícias e surpreendentes, chamado Diário Extraordinário. O tablóide pode ser acessado por meio do showroom do Focus na homepage da Ford (www.ford.com.br), pelos banners nos websites do MSN, Yahoo, Ibest, Terra, Vírgula, UOL, Webmotors e Guia da Semana e também diretamente no endereço www.diarioextraordinario.com.br. No Diário Extraordinário, todas as possibilidades de interatividade são exploradas, com filmes, fotos, ampliações e downloads para enviar as "notícias" por e-mail, em alta resolução (três mega) e em baixa (dois mega).

Nas reportagens do tablóide, que tratam de assuntos como abdução por extraterrestres, sobreviventes em geleiras e náufragos, algumas palavras-chave são clicáveis e remetem a um atributo do Focus, como conforto, design etc. Ao clicar nas palavras, uma nova janela é aberta na página e o cliente tem a possibilidade de acessar o showroom do veículo, com todas as informações sobre o mesmo.

Para desenhar essa ação, amparada no conceito de marketing viral, a Ford usou filmes exclusivos para a Internet, criados pela O2 Filmes, de Fernando Meirelles (diretor, entre outros, de Cidade de Deus). Além disso, ao acessar o showroom do Focus, o internauta pode assistir às campanhas desenvolvidas para a televisão (em versões de 30 e 45 segundos) e os anúncios para revistas.

Essa ferramenta, que possibilita aos consumidores assistir os filmes das campanhas da marca e seus making-of na Internet, foi implementada em janeiro deste ano no website da montadora: a Ford colocou uma espécie de televisão na parte superior de sua homepage, onde estão armazenadas as últimas campanhas e na qual o consumidor não necessita de nenhum programa especial para assisti-las, basta clicar no ícone play. De tão bem-sucedida, a iniciativa acabou tornando-se benchmarking para outras empresas.

Com a nova campanha do Focus na Internet, a Ford fortalece ainda mais sua presença nessa mídia, na qual é líder em acessos em seu segmento. No início de agosto, a montadora colocou no ar seus novos websites, que foram reformulados não apenas em termos de conteúdo e layout, mas ganharam novas tecnologias, como a que reduziu em 150% o tempo médio de carregamento das páginas dos websites.

Para manter sua liderança na rede mundial, a Ford aumentou o investimento em tecnologia em 50% e dobrou o investimento em mídia na Internet, em relação a 2004. Além disso, para monitorar a receptividade de seus clientes às mudanças que implementa, a Ford realiza pesquisas com consumidores e possui um grupo de estudos multidisciplinar que analisa novas possibilidades nesse meio. Os resultados são positivos: a Ford foi três vezes vencedora do Ibest em seu segmento e ganhou o prêmio de melhor website de fidelização em 2004, com o Clube do Picapeiro, comunidade virtual que reúne mais de 40 mil associados interessados em off-road e pick-ups. Para se tornar sócio, não é preciso ter um veículo Ford e nenhuma taxa é cobrada. Além das ações online do Clube, também são realizadas ações off-line, como passeios e trilhas que reúnem amantes de aventuras.

De acordo com Luis Salem, gerente nacional de Marketing da Ford,o investimento em Internet tem crescido a cada ano, e hoje é o destino de cerca de 20% da verba de Marketing. A empresa, pioneira em serviços como a simulação de financiamentos pela rede e o atendimento ao cliente em tempo real, por meio de chats, vem testando novas possibilidades na Internet, principalmente ações voltadas para a fidelização de seus clientes e coleta de dados de consumidores interessados na marca. O desafio, no entanto, é grande: "A Internet é um meio altamente democrático, no qual o usuário controla a mídia e decide o que quer acessar. Desse modo, temos de desenvolver ações cada vez mais atraentes, que prendam a atenção desse consumidor. A nova campanha do Focus Duratec é bastante bem-humorada, para atrair os internautas e poderá servir de base para outras ações de markeitng, dependendo de seus resultados", explica Salem.

  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção RÁPIDAS no caderno Notícias - Rápidas
29/10/2005 - RÁPIDAS - GM DÁ INÍCIO A INÉDITO PROGRAMA DE "TEST-DRIVE" DE LONGA DURAÇÃO
Os 80 clientes selecionados experimentarão veículos Chevrolet no período de um ano......
29/10/2005 - RÁPIDAS - GM REALIZA QUARTO "FEIRÃO NA FÁBRICA" DO ANO
Ele ocorre em São Caetano do Sul (SP) e mais de 5.000 veículos novos serão ofertados em condições especiais......
25/10/2005 - RÁPIDAS - VW AUMENTA POTÊNCIA DO GOL 1.0
A despeito das melhorias, a família Gol não teve qualquer reajuste de preços com o novo motor.......
08/10/2005 - RÁPIDAS - FORD ECOSPORT SOBE NO RANKING DOS MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO
O Ford EcoSport conquistou, em setembro, a sétima posição entre os veículos mais vendidos no mercado brasileiro......
04/10/2005 - RÁPIDAS - FENATRAN 2005: MUITOS LANÇANÇAMENTOS E DESTAQUES
Novas concepções tecnológicas no setor de implementos e autopeças que facilitem o dia-a-dia dos frotistas e caminhoneiros e mais outras novidades dos demais setores serão apresentadas no salão......
27/09/2005 - RÁPIDAS - FORD ELEVA 70% AS VENDAS DE KITS DE PEÇAS COM CAMPANHA DE PÓS-VENDA
A campanha Desafio Preço Justo Ford, promovida pela Ford no período de maio a agosto alcançou um resultado surpreendente......
23/09/2005 - RÁPIDAS - VW DO BRASIL PATROCINA O RALLY DA ENERGIA 2005
O Rally da Energia Brasileira 2005, chega ao seu terceiro ano e será realizado entre os dias 9, 10 e 11 de dezembro em São Paulo......
15/09/2005 - RÁPIDAS - CAMPANHA VOLKSWAGEN "SOLUÇÕES ORIGINAIS COM PREÇOS SURPREENDENTES" FOI PRORROGADA ATÉ FINAL DE SETEMBRO
Com resultados expressivos nestes dois meses, a campanha de pós-vendas da Volkswagen foi prorrogada até o final de setembro......
13/09/2005 - RÁPIDAS - FORD CAMINHÕES BATE RECORDE DE PRODUÇÃO EM AGOSTO
A Ford Caminhões atingiu em agosto um novo recorde mensal de produção, com 3.137 unidades montadas na fábrica em São Bernardo do Campo......
12/09/2005 - RÁPIDAS - FORD CRESCE 24,7% NAS VENDAS EM AGOSTO E TEM O MELHOR RESULTADO DO ANO
A Ford obteve em agosto o melhor resultado de vendas desde dezembro de 2004, com 20.322 veículos comercializados......
08/09/2005 - RÁPIDAS - CITROËN CRESCE 30% E OBTÉM NOVO RECORDE HISTÓRICO DE VENDAS
A Citroën emplacou em agosto 2.889 unidades, um crescimento de 30,43% em comparação a julho de 2005......
02/09/2005 - RÁPIDAS - GM REALINHA PREÇOS DOS VEÍCULOS DA LINHA CHEVROLET
Índice médio de 1,4% é decorrente de repasse parcial do recente acordo salarial e da pressão dos custos de produção......
01/09/2005 - RÁPIDAS - CHEBORLET CORSA CONVIDA JOVENS PARA BALADA
Festa denominada "Corsa Lá, Arranca pra Balada" deve agitar 6 mil pessoas com muita música eletrônica......
01/09/2005 - RÁPIDAS - DIRETOR DE VENDAS E MARKETING DA FORD BRASIL ASSUME GERÊNCIA GERAL NOS EUA
Tom Brewer, diretor de Vendas e Marketing da Ford Brasil, deixou a unidade brasileira hoje, dia primeiro......
30/08/2005 - RÁPIDAS - GM INOVA E CRIA UM PROGRAMA PIONEIRO DE PRÉ-VENDA DO NOVO VECTRA
"Universo Vectra" é o espaço criado para exibir o modelo Vectra antes do seu lançamento oficial......
26/08/2005 - RÁPIDAS - VOLKSWAGEN E GOL SÃO TOP OF MIND NO BRASIL
Na segunda edição da pesquisa Top of Mind, promovida pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), a Volkswagen obteve duplo reconhecimento pelos consumidores brasileiros......
23/08/2005 - RÁPIDAS - FORD ECOSPORT: LÍDER EM VÁRIOS SEGMENTOS DE VEÍCULOS
O Ford EcoSport manteve no mês julho a liderança nos segmentos de comerciais leves, utilitários esportivos, peruas e carros médios, resultado que vem mantendo desde o início do ano......
11/08/2005 - RÁPIDAS - SCANIA APÓIA PRIMEIRO CENTRO DE TREINAMENTO DE MOTORISTAS DO PARANÁ
O Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte " CTQT foi inaugurado no início de agosto, em Maringá (PR)......
03/08/2005 - RÁPIDAS - GENERAL MOTORS DOA UM CELTA PARA A APAE DE SÃO PAULO
O veículo será sorteado para arrecadar fundos para a entidade......
03/08/2005 - RÁPIDAS - ASE BRASIL ABRE INSCRIÇÕES PARA O 19º TESTE
Esta edição da prova terá questões atualizadas pela ASE e pelo SENAI......
03/08/2005 - RÁPIDAS - MAGNETI MARELLI FORMA 38 JOVENS DE BAIXA RENDA EM CURSO PROFISSIONALIZANTE
Grupo realiza evento de conclusão das primeiras turmas das Escolas Formare das unidades Mauá/Santo André e São Bernardo......
29/07/2005 - RÁPIDAS - FORD LANÇA CAMPANHA DO FOCUS 2.0 DURATEC NO DOMINGO
Bom humor e performance chamam a atenção para as novidades do produto, com filme para a TV, anúncios em revistas e ações na internet......
27/07/2005 - RÁPIDAS - GM FECHA SEMESTRE COM LIDERANÇA ABSOLUTA NO SEGMENTO DE TÁXIS
O Chevrolet Classic foi o campeão de vendas: 1.630 unidades......
25/07/2005 - RÁPIDAS - PESQUISA DA ASE BRASIL APONTA MELHORA NA QUALIFICAÇÃO DOS REPARADORES
A recente pesquisa de opinião realizada pela ASE com os reparadores automotivos aponta que o nível de informação desses profissionais aumentou consideravelmente......
25/07/2005 - RÁPIDAS - TOYOTA DO BRASIL BATE NOVO RECORDE DE VENDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005
A Toyota do Brasil bateu um novo recorde de vendas no primeiro semestre de 2005, com a comercialização de 26.227 veículos da marca......
24/07/2005 - RÁPIDAS - SEMINÁRIO SAE BRASIL DEBATE TENDÊNCIAS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
O encontro, que reúne presidentes e diretores da Anfavea, Sindipeças, montadoras e sistemistas, acontece no dia 15 de agosto, a partir das 8h30, no Hotel Gran Meliá WTC, em São Paulo......
21/07/2005 - RÁPIDAS - FORD ECOSPORT LIDERA AS VENDAS DE COMERCIAIS LEVES, UTILITÁRIOS, PERUAS E MÉDIOS
O Ford EcoSport confirmou no primeiro semestre de 2005 a sua liderança de vendas em todos os segmentos do mercado nos quais participa......
21/07/2005 - RÁPIDAS - NOVO FIESTA SEDAN ATINGE 50.000 UNIDADES PRODUZIDAS E MANTÉM LIDERANÇA DE VENDAS
O Novo Fiesta Sedan alcançou esta semana o total de 50 mil unidades produzidas antes mesmo de completar um ano do seu lançamento......
19/07/2005 - RÁPIDAS - NOVA FORD RANGER 2.3 L A GASOLINA AUMENTA POTÊNCIA PARA 150 CV E SUA COMPETIVIDADE NO MERCADO
A Nova Ford Ranger 2.3 L, que já tinha o motor de quatro cilindros a gasolina mais potente do segmento das picapes médias, ficou ainda mais forte......
16/07/2005 - RÁPIDAS - GM INICIA MAIS UMA CAMPANHA PROMOCIONAL NO BRASIL
Movimento Chevrolet 2005 prevê o sorteio de 32 automóveis do recém-lançado Celta 1.0 Flexpower......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning