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AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

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 Notícias - Geral

  07/06/2005
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POTÊNCIA, ECONOMIA, CONFORTO E TOTAL VERSATILIDADE

Motor RoCam Flex bicombustível passa a equipar o veículo de maior sucesso do País...

POTÊNCIA, ECONOMIA, CONFORTO E TOTAL VERSATILIDADE


O EcoSport chega ao mercado brasileiro com a motorização Ford 1.6 L flexível, reconhecida como uma das mais modernas e eficientes tecnologias bicombustíveis do País, que dá ao veículo um excepcional rendimento tanto com álcool como com gasolina, combinados em qualquer proporção. O utilitário esportivo compacto da Ford, destacado como o produto de maior sucesso recente da indústria automobilística, também recebeu na nova versão outros aperfeiçoamentos importantes, que somados aos ganhos de potência e economia de combustível ampliam o seu nível de dirigibilidade e conforto.

O EcoSport 1.6 Flex é equipado com o motor RoCam Flex, lançado com sucesso na família do Novo Fiesta, que gera 111 cv com álcool e 105 cv com gasolina. É um propulsor econômico, moderno e com o maior rendimento na categoria 1.6 L 8V. O desenvolvimento do novo modelo incluiu também um minucioso trabalho de modelagem acústica, com a adição de novos itens criados especialmente para aumentar o nível de silêncio interno do veículo. A eficiência do conjunto é realçada pela transmissão de escalonamento preciso, que contribui para o equilíbrio perfeito em qualquer condição de rodagem.

"O EcoSport já soma cerca de 160 mil unidades produzidas em dois anos no mercado e mostra um ganho de excelência na versão Flex 1.6. A maturidade do projeto é sensível e pode ser comprovada nos seus resultados de desempenho e conforto. O veículo oferece respostas precisas e suaves com álcool ou gasolina e um conforto acústico interno excepcional para um veículo dessa classe", afirma Márcio Alfonso, engenheiro-chefe da Ford Motor Company Brasil.

Desde o lançamento, o EcoSport se destacou por atender diferentes perfis de consumidores. Ele foi projetado desde o início para ser um utilitário esportivo e todos os seus componentes foram desenvolvidos para atender às exigências desse tipo de utilização, incluindo suspensão adequada para rodagem no asfalto e na terra, carroceria com grande resistência à torção e flexão, boa altura livre do solo e ângulos de entrada e saída compatíveis com um veículo fora-de-estrada.

Esportividade ampliada

O EcoSport tem um compromisso com a esportividade e a versão Flex amplia ainda mais os seus atrativos para o usuário. As soluções tecnológicas utilizadas no motor RoCam Flex otimizam o rendimento com qualquer mistura de combustível. Uma de suas vantagens é o alto torque em baixa rotação. Ele disponibiliza 83% do torque máximo a apenas 1.000 rpm e 90% a 1.500 rpm, o que garante uma condução ágil e agradável. O EcoSport Flex atinge a velocidade máxima de 167 km/h com álcool e 162 km/h com gasolina e acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e 13,6 segundos, respectivamente. Esses números são muito positivos, levando-se em conta o porte da carroceria e a capacidade da motorização 1.6 L.

Para medir o consumo de combustível com álcool e gasolina a Engenharia da Ford realizou testes de acordo com a norma brasileira NBR 7024, que determina o carregamento do veículo com 135 kg, correspondente ao peso de dois passageiros, e rodagem a uma altitude de cerca de 800 metros acima do nível do mar. O resultado foi bastante satisfatório: o EcoSport Flex consegue ser ainda mais econômico que o 1.6 L a gasolina. Ou seja, roda 12,1 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina e faz 7,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com álcool.

Muita tecnologia

A principal diferença do RoCam 1.6 L Flex em relação à maior parte dos motores flexíveis disponíveis no mercado está na essência do seu projeto. Inteiramente desenvolvido e produzido no Brasil, ele oferece maior potência e menor consumo com o álcool, combustível usado na maior parte do tempo pelos proprietários de veículos bicombustíveis, devido à diferença de preço. Isso, sem deixar de lado as vantagens consagradas do motor à gasolina, como a boa partida a frio e autonomia.

"Nossas pesquisas continuam a mostrar que quem possui um carro bicombustível opta por utilizá-lo na maior parte do tempo com álcool no tanque. Portanto, partimos desse dado para otimizar o rendimento do veículo. Levamos em consideração as diferenças dos dois tipos de combustíveis (108 octanas do álcool e 93 octanas da gasolina) e utilizamos uma taxa de compressão elevada, de 12,3:1 " que continua sendo a maior entre os Flex " para aumentar a eficiência térmica no uso do álcool. Isso nos deu uma vantagem competitiva muito boa", diz Márcio Alfonso.

O motor RoCam Flex traz outros avanços tecnológicos especialmente voltados para o aprimoramento da combustão, incluindo novos materiais e desenho da câmara e dos pistões. "Um diferencial importantíssimo é a utilização da primeira válvula termostática eletrônica do mundo nessa categoria de motor. Esse componente, patenteado pela Ford, garante a temperatura ideal de trabalho para cada mistura de combustível", diz o engenheiro-chefe da Ford.

O casamento do motor RoCam Flex com o conjunto mecânico do EcoSport também foi exaustivamente testado com combustíveis comerciais em diversos pontos do País. A aplicação da nova motorização passou por um programa de mais de 800.000 km de testes, incluindo avaliações exaustivas de durabilidade no Campo de Provas da Ford, um dos dois únicos centros de desenvolvimento do setor automobilístico no Brasil.

"Complementamos o programa que foi iniciado no lançamento do motor com mais de 30.000 horas de testes exclusivos. O motor RoCam Flex recebeu nova calibração para equipar o EcoSport e o seu padrão de confiabilidade e durabilidade é o mesmo oferecido pela família do Novo Fiesta Flex, que já soma cerca de 15 mil unidades vendidas", completa.

Nova acústica

O aumento do silêncio interno do veículo, nas diferentes rotações do motor, foi igualmente prioritário no desenvolvimento do EcoSport Flex. Isso resultou em sensível redução de ruídos e num conforto acústico aprimorado, preocupação que se justifica pelas características peculiares de combustão do álcool.

O trabalho de engenharia para o isolamento do ruído do motor envolveu a adoção de um novo revestimento na caixa de entrada do ar-condicionado e novo posicionamento da tomada de ar, deslocada para a parte frontal do veículo (antes estava alocada na lateral). A aplicação de manta asfáltica otimizada como revestimento em pontos estratégicos da carroceria também contribui para aumentar o silêncio interno. Outros detalhes, como a mudança dos suportes da tampa do compartimento de bagagem, ajudam a reduzir eventuais vibrações.

"Essas ações possibilitaram a melhoria do conforto acústico do veículo, que pode ser medido em diferentes índices de articulação, isto é, porcentagens que refletem a facilidade que os passageiros encontram dentro da cabine para escutar as freqüências sonoras utilizadas para conversar ou ouvir música. O resultado do EcoSport Flex nesse aspecto foi surpreendente: ele é mais silencioso que a versão anterior a gasolina, o que pode ser percebido em todas as condições de rotação do motor, com ganhos de até 5%, principalmente nas faixas de 2.000 a 3.000 rpm", destaca Márcio Alfonso.

No mercado

O EcoSport 1.6 Flex chega imediatamente ao mercado, com preço de R$ 47.080 na versão XL, de R$ 50.510 na versão XLS e de R$ 53.640 na versão XLT, substituindo no Brasil a versão 1.6 L a gasolina.

"O modelo 1.6 L é responsável pela maior parte das vendas da linha EcoSport no Brasil, onde ele ocupa a liderança disparada do segmento de utilitários esportivos compactos, com mais de 82% de participação. A versão com motor bicombustível dará um impulso adicional às vendas já aquecidas do nosso produto", diz Luis Salem, gerente geral de Marketing da Ford.

O sucesso do EcoSport se deve, também, à boa oferta de equipamentos de série desde a versão de entrada, abrangendo tanto itens de conforto e segurança como de estilo. O modelo Flex vem com direção hidráulica, ar-condicionado, compartimento refrigerado no painel, coluna de direção com ajuste de altura, ajuste de altura do banco do motorista, relógio digital, conta-giros, console central integral, aviso sonoro de farol aceso e compartimento para carga sob o banco do passageiro dianteiro, entre vários outros itens disponíveis em suas três versões, XL, XLS e XLT.

FORD ECOSPORT 1.6 FLEX MÁXIMO DESEMPENHO E ECONOMIA, COM A TECNOLOGIA DA FAMÍLIA ROCAM

Soluções inovadoras do motor garantem o excelente rendimento com qualquer mistura de álcool ou gasolina

O EcoSport Flex foi desenvolvido no Brasil, em um programa que somou mais de 800.000 km de testes de rodagem no Campo de Provas de Tatuí e por diferentes regiões do País. Durante esse trabalho, todos os parâmetros do motor foram refinados para atingir o padrão de excelência no modelo.

O EcoSport Flex foi testado com combustíveis comerciais dos mais diversos pontos do país e calibrado para oferecer o melhor compromisso entre potência e economia com álcool ou gasolina. Além de maior desempenho e menor consumo, ele também contribui para a qualidade do meio ambiente, reduzindo o nível de emissões de dióxido de carbono e metano aos limites estabelecidos no Proconve 2005 " Fase IV.

O alto torque em baixa rotação é uma das características que destacam o desempenho do EcoSport Flex. Essa qualidade é percebida na forma de arrancadas rápidas e excelente padrão de resposta ao comando do acelerador. Com o motor girando a apenas 1.000 rpm, 83% do torque máximo já está disponível. Ao atingir 1.500 rpm, essa porcentagem sobe para 90%.

O torque do motor RoCam Flex 1.6 L, quando abastecido com álcool, é de 150 Nm a 2.500 rpm e atinge seu ponto máximo de 155 Nm a 4.250 rpm. Com a utilização de gasolina, o torque de 144 Nm é disponível na faixa de 2.500 rpm e chega ao pico de 146 Nm a 4.250 rpm. Sua potência máxima, de 111 cv com álcool e 105 cv com gasolina, é alcançada a 5.500 rpm. Em comparação com o motor RoCam 1.6 L a gasolina esses números representam um ganho de 7 a 13 cv na potência e de 5 a 14 Nm no torque.

O EcoSport Flex leva 13,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 167 km/h com álcool. Com gasolina, faz de 0 a 100 km/h em 13,6 segundos e chega a 162 km/h. O seu consumo com álcool é de 7,9 km/l na cidade e de 9,8 km/l em estrada. Com gasolina, roda 12,1 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada (medições feitas de acordo com os padrões da norma brasileira NBR 7024).

Soluções inovadoras

O motor RoCam 1.6 L Flex, produzido pela Ford em Taubaté, no interior paulista, foi desenvolvido especialmente para atender às preferências dos consumidores de carros multicombustíveis, que utilizam o álcool na maior parte do tempo mas também não querem abrir mão das vantagens do motor a gasolina, como boa partida a frio e autonomia.

Para conciliar as diferenças entre os dois tipos de combustíveis (108 octanas do álcool e 93 octanas da gasolina), a engenharia da Ford desenvolveu soluções inovadoras. Elas incluem uma câmara de combustão que opera com a maior taxa de compressão do mercado " 12,3:1 ", controle de detonação ativo individual por cilindro, sistema de ignição eficiente para partida a frio e elementos que melhoram a circulação de gases e a refrigeração do motor.

O RoCam Flex também é o único a dispor de uma válvula termostática eletrônica, que proporciona maior economia de combustível e estabilidade na temperatura de trabalho. Seu sistema de injeção funciona com uma pressão 30% maior (3,5 bar) em relação aos motores convencionais, o que garante maior vazão para o álcool e melhor atomização do combustível. Adicionalmente, ele conta com um novo sistema de ventilação do cárter e tem galeria de combustível, válvulas e assentos de válvulas produzidos em novos materiais, mais resistentes e refratários.

O motor RoCam Flex também incorpora os aprimoramentos já conhecidos da família Zetec RoCam, que conta com mais de 1.000.000 de motores fabricados e está presente em vários países do mundo.

Câmara de combustão

O motor RoCam Flex tem um projeto moderno, que une diversos sistemas e componentes para proporcionar o máximo de desempenho e economia. O desenho da câmara e do pistão tornam a combustão melhor e mais eficiente. O pistão é produzido em liga de metal isenta de chumbo, tem formato diferenciado (tipo de domo) e uma cavidade na região da vela. O objetivo é propiciar turbulência da mistura ar-combustível no interior da câmara para obter uma combustão mais rápida, aumentando o rendimento térmico. Esse efeito resulta em mais potência, menor emissão de poluentes e menor consumo de combustível.

A tampa do compartimento de válvulas de desenho exclusivo permite alta eficiência na remoção dos gases gerados na combustão. Separa a água (presente no álcool hidratado), o ar e óleo. Os dois primeiros elementos (água e ar) são expelidos juntos, enquanto que o óleo retorna para o sistema de lubrificação. A galeria de combustível, por sua vez, é produzida em poliamida especial, resistente à absorção de água.

Controle de detonação ativo

A elevação da taxa de compressão para 12,3:1 " a mais alta do mercado, mesmo comparada com motores de maior cilindrada " é responsável pela eficiência termodinâmica na conversão de energia em trabalho. Esse fator é importante para o funcionamento do motor, considerando a diferença de octanagem entre o álcool (108 RON) e a gasolina (93 RON).

Outro ponto de destaque é o controle de detonação ativo individual por cilindro. A vantagem desse sistema é propiciar o avanço da ignição em todas as condições de uso do motor. Assim, aumenta a potência, a economia e a proteção do motor com qualquer mistura de combustível e condições de carga, temperatura ambiente e altitude.

O sistema de ignição do RoCam Flex funciona conjuntamente com o módulo de injeção eletrônica. A carga da bobina é controlada a cada combustão, que resulta na queima mais eficaz dos combustíveis. Ele também permite melhor operação com motor frio ou quente, além de garantir maior durabilidade à bobina e às velas. A refrigeração do bloco, com jaqueta de água longa, é complementada por jatos de óleo para resfriamento dos pistões e também favorece o rendimento térmico.

O sistema de circulação de gases do RoCam Flex é igualmente diferenciado: utiliza captação de ar frio frontal. Ao admitir o ar para o motor na temperatura adequada à combustão, reduz a sensibilidade à detonação da gasolina, mesmo com a alta taxa de compressão e alta pressão de combustão do álcool. Isso significa para o usuário melhor conforto, pois aumenta o nível de silêncio.

Válvula eletrônica de temperatura

O motor RoCam Flex é o único no mundo com controle eletrônico de temperatura para álcool ou gasolina. Sua válvula termostática eletrônica, que tem patente requerida pela Ford, responde imediatamente às variações do combustível e da temperatura e permite levar o motor próximo do seu limite, otimizando o rendimento. Ela também garante maior estabilidade da temperatura de trabalho e uma economia adicional de 3% com gasolina e de 2% com álcool.

O motor RoCam Flex incorpora também materiais resistentes desenvolvidos para suportar a menor lubricidade do álcool em relação à gasolina. As válvulas de admissão trazem uma blindagem refratária de cobalto Stellite F. Os assentos de válvulas são produzidos em cromo-molibdênio-vanádio.

Além de garantir as elevadas curvas de torque e potência e o baixo consumo, esses avanços contribuem para a grande confiabilidade do motor RoCam Flex, que tem durabilidade superior a 240.000 km, ou dez anos de vida útil.

Escapamento

Construído em aço inoxidável, o escapamento é outra inovação introduzida no EcoSport Flex. Além da durabilidade para o trabalho no ambiente mais agressivo de combustão do álcool, ele opera com contrapressão menor, para reduzir a quantidade residual de gases queimados dentro da câmara de combustão e diminuir a sensibilidade à detonação. Em conjunto com um novo silencioso, contribui especialmente para o silêncio na cabine.

Conforto acústico

O nível de silêncio oferecido pelo EcoSport Flex aos seus ocupantes é resultado de um trabalho elaborado, que utilizou tecnologias sofisticadas para a supressão de ruídos e para aumentar o conforto acústico. Os especialistas da Ford dedicaram mais de 500 horas a esse desenvolvimento, incluindo análises por computador (CAE) e técnicas avançadas de medição de função de transferência no Laboratório de Acústica do Campo de Provas de Tatuí, paralelamente aos testes nas pistas.

A queima do álcool, como acontece em todos os motores, produz uma potência maior que a gasolina, o que representa também mais vibração e ruído. No entanto, o EcoSport Flex consegue ser ainda mais silencioso que a versão 1.6 L a gasolina, melhorando o conforto na cabine. "Aumentamos a potência do veículo com o motor Flex, mas mesmo assim ele dá a impressão de ruído menor. Isso é mostrado pelas medições das curvas de ruído interno e pressão sonora e, principalmente, pelo índice de articulação", diz Márcio Alfonso, engenheiro-chefe da Ford.

O índice de articulação é um parâmetro que traduz, em porcentagem, a facilidade que os passageiros encontram para perceber as freqüências sonoras utilizadas para conversar ou ouvir música dentro da cabine. O EcoSport Flex é mais silencioso que a versão anterior a gasolina em todas as condições de rotação do motor, diferença que é sentida principalmente na faixa de 2.000 a 3.000 rpm, com ganhos de até 5%.

Uma das ações que permitiram esse resultado foi a aplicação de manta asfáltica isolante em pontos estratégicos da carroceria para atenuar vibrações estruturais. "Aumentamos em cerca de 30% a utilização desse material, tanto no painel de fogo como nos painéis internos do assoalho", diz Márcio Alfonso.

Outra solução desenvolvida para impedir a transferência de ruído é o revestimento isolante na abertura no painel por onde passam os dutos de ventilação e do ar-condicionado.

Também contribuiu para reduzir os ruídos produzidos pelo vento o deslocamento da entrada de ar do motor da lateral para a parte frontal do veículo. A captação do filtro de ar, antes localizada no reforço estrutural do compartimento do motor foi transferida para a frente, como já é feito na versão Duratec 2.0 L.

FORD ECOSPORT 1.6 FLEX VENDAS CRESCENTES NO BRASIL E AMÉRICA LATINA

A nova versão Flex é exclusiva para o mercado brasileiro, onde ele é líder de mercado

O EcoSport é sucesso de vendas no Brasil e em vários países da América Latina, com destaque para o México e Argentina. A versão com motor bicombustível é exclusiva para o mercado brasileiro, onde substitui o motor 1.6 L a gasolina, e aumenta a diversificação da linha que oferece opções para atender diferentes perfis de consumidores. O principal diferencial do Ford EcoSport é que ele nasceu como resultado de um projeto integrado de utilitário esportivo, concebido desde o início para essa finalidade e com configuração adequada à sua proposta.

"O EcoSport reúne estilo moderno e esportivo, posição elevada de dirigir, acesso fácil ao interior do porta-malas, amplo espaço interno, resistência, excelente dirigibilidade no asfalto ou fora-de-estrada e diferentes motorizações, além de versões 4x2 ou 4x4. Essa combinação de atributos é a razão do sucesso do veículo. E agora o consumidor tem mais uma opção: a versão Flex, que agrega novas vantagens às qualidades já conhecidas do veículo", afirma Luis Salem, gerente geral de Marketing da Ford.

Sucesso de vendas

O EcoSport é considerado o produto mais inovador da indústria automobilística nos últimos anos. Desde o seu lançamento, em 2003, a Ford já produziu mais de 160.000 unidades do modelo na fábrica de Camaçari, na Bahia. Destes, 75.000 foram vendidos no mercado interno e o restante exportado para diversos países latino-americanos, incluindo México, Argentina, Chile, Venezuela e Caribe.

A produção do veículo segue em ritmo acelerado, na média de 7.000 unidades por mês. A qualidade do produto é garantida pelo avançado sistema de produção modular adotado na fábrica de Camaçari, onde a Ford trabalha em parceria com 25 fornecedores. "As vendas continuam aquecidas, com a média mensal de 3.500 unidades, volume que mantém o EcoSport há dois anos no ranking dos dez veículos mais vendidos do mercado brasileiro", afirma Luis Salem.

Líder isolado do segmento de utilitários esportivos compactos desde 2003, o veículo detém, hoje, mais de 82% desse mercado e também lidera os comerciais leves, com 18,3% no acumulado de janeiro a abril de 2005. Mesmo quando comparado com veículos de outros segmentos com os quais não compete diretamente, o EcoSport conserva a dianteira. É o mais vendido no confronto com as peruas e vans e também é líder frente aos concorrentes do segmento C.

Versões e equipamentos

O EcoSport 1.6 Flex vem bem equipado desde a versão XL, o que acentua o conforto e a funcionalidade para o motorista e os passageiros. Seus itens de série incluem direção hidráulica, ar-condicionado, aquecedor, compartimento refrigerado no painel, coluna de direção com ajuste de altura, ajuste de altura do banco do motorista, relógio digital, conta-giros, console central integral, aviso sonoro de farol aceso e compartimento para carga sob o banco do passageiro dianteiro.

Traz também banco traseiro bipartido na proporção 60/40, porta-objetos no compartimento de carga, luz de cortesia frontal e no compartimento de carga, vidros verdes, limpador/lavador e desembaçador do vidro traseiro, antena e fiação para som, imobilizador antifurto PATS, pára-choque traseiro com apoio para os pés e ganchos para reboque dianteiro e traseiro. Como opcionais, o modelo conta com bolsa inflável para o motorista, cinzeiro e acendedor de cigarros e toca-CD com quatro alto-falantes.

A versão XLS oferece como itens adicionais de série: faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros e traseiros, trava elétrica das portas com controle remoto, travamento automático das portas a 15 km/h, espelho retrovisor elétrico, painel das portas com acabamento em tecido, roda de aço estilizada 15"X 6", pára-choques com pintura metálica na cor preta, molduras laterais na cor preta, luz elevada de freio ("brake light"), bagageiro no teto, luz de cortesia para passageiros do banco traseiro, porta-luvas iluminado e antena e fiação para equipamento de som. Seus opcionais são os mesmos da versão anterior: bolsa inflável para o motorista, cinzeiro e acendedor de cigarros e toca-CD com quatro alto-falantes.

O modelo XLT, além dos itens das versões anteriores, é equipado com: rodas de alumínio R15, pára-choques, espelhos retrovisores e molduras laterais pintados na cor do veículo, maçanetas internas das portas com acabamento em aço escovado, acendedor de cigarro e cinzeiro, porta-objetos no teto com luz integrada e ponto de força no compartimento de carga. Ele tem como opcionais: bolsas infláveis para o motorista e passageiro, bancos e portas revestidos em couro, volante revestido em couro, toca-CD com quatro alto-falantes, alarme volumétrico antifurto e fechamento global.

O EcoSport Flex é disponível nas cores sólidas vermelho Bari, preto Ebony e branco Ártico, nas metálicas prata Geada e prata Riviera e nas perolizadas vermelho Milão, cinza Camburi e azul Ilhéus.

  Autor:   Redação


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EM PROVA AGITADA, TÍTULO DO MITSUBISHI MOTORSPORTS SE SERÁ DECIDIDO EM ATIBAIA

 

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LUCIANO BURTI VENCE A CORRIDA DA TC2000 EM BUENOS AIRES

 

STOCK CAR

 

LOSACCO GANHA STOCK CAR EM BUENOS AIRES E EMBOLA CAMPEONATO


Eventos 2004
 

GERAL

 

SCANIA CRIA CONCURSO QUE VAI REVELAR O MELHOR MOTORISTA DE CAMINHÃO DO BRASIL

 

GERAL

 

SALÃO AUTOMÓVEL DE XANGAI: NOVIDADES FORD EM DESTAQUE NA CHINA

 

GERAL

 

GM PARTICIPA DA REATECH 2005


Dicas
 

DICAS

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: TRANQÜILIDADE NO PERÍODO DE FÉRIAS

 

DICAS

 

PNEUS: PEÇAS ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS VEÍCULOS

 

DICAS

 

MONROE ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS AMORTECEDORES


Notícias - Tempo Real
 

TEMPO REAL

 

DIRETORIA DA GM MOSTRA NOVO VECTRA AO GOVERNADOR DE SP

 

TEMPO REAL

 

FORD RANGER VENCE O PRÊMIO TOP CAR TV DE MELHOR OFF ROAD 4X4

 

TEMPO REAL

 

S10 RETOMA O PRIMEIRO LUGAR EM SETEMBRO


Tecnologia
 

TECNOLOGIA

 

TECNOLOGIA MAGNETI MARELLI EQUIPA OS CAMPEÕES DA F1, MOTO GP E WRC

 

TECNOLOGIA

 

TOYOTA POSSUI UMA DAS MAIS AVANÇADAS TECNOLOGIAS EM VEÍCULOS HÍBRIDOS


Notícias - Rápidas
 

RÁPIDAS

 

GM DÁ INÍCIO A INÉDITO PROGRAMA DE "TEST-DRIVE" DE LONGA DURAÇÃO

 

RÁPIDAS

 

GM REALIZA QUARTO "FEIRÃO NA FÁBRICA" DO ANO


Carros Conceitos
 

CONCEITO

 

VW CONCEPT R: O FUTURO É LINDO

 

CONCEITO

 

FORD SHELBY GR-1 - HERDEIRO DO GT


Tuning
 

TUNING

 

SHOPPING TAMBORÉ TRANSFORMA O DIA DOS PAIS COM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL QUE INCLUI CARROS TUNING E DUB STILE

 

TUNING

 

CORSA TUNING É ELEITO O MELHOR CARRO DO 1º SALÃO TUNING


Gente & Fatos
 

GENTE

 

MICHEL DE LAMBERT SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA SCANIA NA AMÉRICA LATINA

 

GENTE

 

FORD BRASIL TERÁ NOVO PRESIDENTE


Manchetes
 

LANÇAMENTO

 

NOVO FORD F-350 CABINE DUPLA, O CAMINHÃO COM VERSATILIDADE DE AUTOMÓVEL

 

LANÇAMENTO

 

350Z ROADSTER EM PARIS