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AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

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 Notícias - Geral

  07/06/2005
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POTÊNCIA DE UM ESPORTIVO, REQUINTE DE UM CARRO DE LUXO

Novo modelo desenvolve 147 cv com câmbio manual e 140 cv no automático...

POTÊNCIA DE UM ESPORTIVO, REQUINTE DE UM CARRO DE LUXO


Poucos modelos de automóveis vendidos no mercado brasileiro oferecem as opções da linha Ford Focus: carroceria hatch ou sedã, duas motorizações diferentes, transmissão manual ou automática e agora, também, o mais moderno e potente motor aspirado da categoria, o Duratec 2.0 L de 16 V, com potência de 147 cv na versão manual e 140 cv no automático. Além do novo motor, o Focus Duratec traz uma série de aprimoramentos na transmissão, suspensão, freios, pneus e itens internos, ampliando ainda mais o seu requinte e prazer de dirigir.

Com essa mudança, a Ford promove mais uma renovação importante na linha Focus. Depois do sucesso do lançamento do Zetec RoCam 1.6 L, que impulsionou as vendas do carro oferecendo o melhor custo-benefício do segmento, a nova motorização comanda agora o "upgrade" das versões topo de linha.

"O Focus é um carro que se destaca pelo conceito avançado e pela qualidade, tanto no estilo e acabamento como na tecnologia e desempenho. Na versão com o novo motor 2.0 L Duratec, nossa proposta foi oferecer um refinamento e desempenho ainda maior, aprimorando tudo o que os consumidores deste segmento mais valorizam", afirma Eduardo Chocron, gerente de Produto da Ford.

Resultado do maior projeto de desenvolvimento de motores já realizado na história da Ford, o Duratec 2.0 L utiliza tecnologia de ponta e contribui para colocar o Focus à frente dos concorrentes em termos de desempenho e dirigibilidade. Ele é o líder do segmento de motores aspirados em potência, torque, aceleração e velocidade final, atingindo 207 km/h na versão com transmissão manual. Também se destaca na automática, com 195 km/h. Sua relação peso-potência, de 8,2 kg/cv na versão manual e 8,7 kg/cv na automática, é a melhor da categoria e também está entre os melhores em economia de combustível.

Produzido com bloco, cabeçote e mancais de alumínio, o Duratec é leve, eficiente, econômico e se caracteriza pelo funcionamento limpo e silencioso, com nível reduzido de ruídos e emissões.

Debaixo do capô, outra novidade evidencia o cuidado presente em todos os itens de acabamento do veículo. O motor é coberto por uma tampa moldada em plástico, que além de contribuir para o isolamento acústico proporciona um excelente aspecto visual.

Dirigibilidade ainda melhor

O Ford Focus Duratec 2.0 L é resultado da união do talento da engenharia brasileira com as tecnologias veiculares mais avançadas disponíveis mundialmente. Ele foi desenvolvido no Brasil, em um programa que envolveu mais de dois anos de estudos e 550.000 km de testes para o refinamento de todos os seus sistemas de acordo com as características de utilização e desejos do consumidor local.

Por isso, é um carro ainda mais gostoso de dirigir, que impressiona pelo desempenho forte tanto no modelo com transmissão manual como no automático. A potência e o torque foram elevados, mantendo o padrão superior de estabilidade e conforto já conhecido do Focus. O novo motor oferece mais força em toda a gama de rotações: 80% de seu torque máximo é disponível em 1.500 rpm. A aceleração é forte e as respostas são rápidas, transmitindo segurança e confiança principalmente nas ultrapassagens.

As duas novas transmissões " manual ou automática " foram desenvolvidas especialmente para proporcionar um casamento perfeito e garantir o melhor aproveitamento da potência do motor. A transmissão manual IB5 Plus, produzida pela Ford na fábrica de Taubaté, no interior paulista, adota um novo escalonamento de marchas que acentua o desempenho esportivo, seguindo o conceito "wide ratio": primeira e segunda marchas reduzidas e quinta alongada. Isso garante, entre outras características, uma excelente saída em rampa.

A transmissão automática FN, usada mundialmente pela Ford, se destaca pela alta tecnologia. Ela também traz nova calibração, com uma relação do diferencial mais longa, que privilegia a potência e o conforto. Ambas contribuem, ainda, para a economia de combustível e o alto nível de silêncio e conforto do Focus Duratec, com engates fáceis e precisos.

Estabilidade e segurança

A suspensão é outro fator que diferencia o Ford Focus Duratec no segmento. Ao contrário da maioria dos concorrentes, que utiliza o sistema "twist-beam", sua suspensão traseira independente absorve melhor as irregularidades do piso e ficou ainda mais eficiente com a nova calibração das molas e da curva de atuação dos amortecedores.

A direção foi aprimorada com a adoção de uma nova bomba. Sua calibração garante um nível de esforço adequado, tanto em manobras como em velocidade. Os freios são reforçados com novo material de atrito, mais eficiente. O modelo equipado com transmissão manual ganhou ainda novos pneus, desenvolvidos para atingir até 240 km/h. Eles oferecem grande aderência em todo tipo de pista e absorvem com eficiência ondulações e outras irregularidades do solo.

Conforto e sofisticação

O Ford Focus é um produto de sucesso que já tem como pontos fortes o estilo de linhas aerodinâmicas e funcionais, o espaço interno, o desempenho, o conforto, o acabamento, a segurança e o prazer de dirigir. A experiência anterior, a confiabilidade e o custo de manutenção são outros fatores citados entre as suas razões de compra.

O conceito avançado da carroceria está presente também dentro da cabine. O acabamento interno do Focus Duratec transmite a sensação de qualidade, tanto na precisão dos ajustes como na beleza e toque agradável dos materiais de revestimento. O painel impressiona pelo design arrojado e ficou ainda mais bonito com o novo mostrador, com marcação de velocidade até 240 km/h. A alavanca de câmbio também é nova, unindo ótima empunhadura e elegância.

A ergonomia é outro destaque do Focus. Itens como direção com regulagem de altura e profundidade e os bancos com ajuste de altura compõem um dos melhores conjuntos do mercado brasileiro para motoristas de diferentes biótipos. A versão GLX do Focus Duratec vem equipada de série com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, abertura interna do porta-malas, porta-luvas iluminado, travamento automático das portas e CD-player. A qualidade do aparelho e da sonoridade dentro da cabine é outro ponto que chama a atenção.

Na versão Ghia, o Focus Duratec mantém o padrão de sofisticação. Traz freios ABS, bolsas infláveis duplas, computador de bordo, controles de áudio na direção, ajuste de altura dos faróis, banco do motorista com ajuste elétrico de altura e volante e manopla do câmbio revestidos em couro. Piloto automático, teto solar elétrico e bancos de couro são disponíveis como opcionais.

FORD FOCUS DURATEC TECNOLOGIA VOLTADA AO PRAZER DE DIRIGIR

O novo Focus 2.0 L destaca-se na categoria pela potência, velocidade, aceleração e dirigibilidade

O Focus é considerado uma referência em dinâmica veicular pela imprensa especializada nacional e internacional. Os aprimoramentos feitos no conjunto motor"câmbio e na dinâmica da versão Duratec tornaram a sua condução ainda mais refinada, confortável e segura. Esse desempenho é reforçado por uma série de fatores, que passam pelo controle preciso do módulo de comando eletrônico do motor, o Black Oak, de 32 bits, pela eficiência da transmissão, da direção, dos freios e ajuste da suspensão até a seleção dos pneus.

O Focus Duratec surpreende pelo conforto de rodagem, estabilidade e controle da carroceria, qualidade que se sente principalmente em curvas. Mesmo em velocidade e na eventualidade de o motorista ser obrigado a fazer uma correção de trajetória inesperada o carro responde sem sobressaltos e com segurança. Ele "perdoa" eventuais falhas do motorista, mantendo-se sob controle.

Sua dirigibilidade superior está expressa também nos números de desempenho. O Focus Duratec 2.0 L é o mais veloz entre os carros médios com motor aspirado e transmissão manual no Brasil. Essa versão acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 207 km/h. E também é um dos mais econômicos no consumo de combustível: faz 11,2 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada. Com transmissão automática, está entre os líderes: acelera de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos e chega a 195 km/h, com consumo de 9,7 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada (medições de consumo feitas segundo a norma NBR 7024, ciclo EPA-75).

O motor Duratec representa um grande avanço, também, na redução do nível de emissões e ruídos. Ele antecipa em praticamente dois anos o atendimento aos limites de emissões que serão exigidos pelo Proconve (resolução Conama 315) em 2007. E se enquadra nos padrões de ruído que entram em vigor a partir de 2006 (resolução Conama 272).

No desenvolvimento do veículo, o sistema de injeção eletrônica foi calibrado de modo a oferecer o melhor compromisso entre conforto e resposta do motor. Ou seja, comandos suaves no acelerador resultam em respostas refinadas e gradativas do motor, proporcionando uma condução confortável. Mas, quando se pisa no acelerador de maneira rápida, buscando desempenho, a liberação de torque do motor é forte e imediata, entregando performance e segurança. Esse comportamento coerente entre o estímulo do motorista e a resposta do motor é um dos pontos marcantes do Focus Duratec.

Para assegurar o perfeito casamento do motor com a transmissão, tanto o câmbio manual como o automático foram desenvolvidos com uma calibração especial. A transmissão manual IB5 Plus teve o desempenho otimizado para oferecer máxima potência, com engates precisos, rápidos e de baixo esforço. Já na transmissão automática FN, o trabalho de engenharia buscou características diferenciadas de dirigibilidade e conforto, com trocas ágeis e suaves.

Motor forte, eficiente e econômico

O motor Duratec é resultado do maior programa de desenvolvimento do gênero já realizado na história da Ford, envolvendo times de vários países nas fases de projeto e definição dos processos de manufatura. Ele é montado em cinco fábricas da Ford ao redor do mundo, incluindo a linha de Chihuahua, no México, de onde vem o modelo que equipa o Focus com transmissão manual comercializado no mercado sul-americano.

O bloco e o cabeçote são confeccionados em liga de alumínio, com mancais em alumínio injetado sob pressão, em capa única, com peso reduzido. A tampa do acionamento frontal e o cárter são feitos em alumínio estrutural, o que favorece o aumento da rigidez, a redução de vibrações e reduz a necessidade de manutenção.

Suas válvulas possuem duplo comando (DOHC), com acionamento por corrente. As bielas são sinterizadas e separadas por fratura nos pontos de encaixe, o que garante ajuste perfeito. Os pistões têm massa reduzida, com a utilização de ligas especiais, para aumentar a rigidez do conjunto e reduzir vibrações e ruídos.

Entre outros avanços, o motor Duratec tem todos os acessórios montados diretamente no bloco, o que elimina a necessidade de suportes. O coletor de admissão e o corpo de borboleta são produzidos em plástico, o que garante menor peso, menor manutenção devido à eliminação de incrustações e melhor eficiência volumétrica.

O coletor de escapamento é tubular, trazendo como vantagens o menor peso e melhor alinhamento das ondas de pressão dos gases, equalizando e reduzindo a contrapressão em relação aos coletores fundidos comuns.

É um motor produzido com tecnologia de ponta, que oferece grande eficiência, baixa manutenção e a melhor relação peso-potência da categoria: 8,2 kg/cv na versão manual e 8,7 kg/cv na automática. Ele funciona com taxa de compressão de 10:1 e tem relação do diâmetro do cilindro x curso do pistão de 87,5 x 83,1.

A maior potência da categoria

O motor Duratec com transmissão manual tem potência de 147 cv a 6.000 rpm e torque de 19,06 kgfm (187 Nm) a 4.250 rpm. Ele traz um ganho de 21 cv na potência e de 1,5 kgfm no torque em comparação com o motor Zetec 2.0 L e tem peso de apenas 107,4 kg, com óleo incluído.

O motor Duratec com transmissão automática tem potência de 140 cv a 6.000 rpm e torque de 19,01 kgfm (187 Nm) a 4.250 rpm. Ele oferece 10 cv a mais de potência e um ganho de 0,8 kgfm no torque em comparação com o Zetec 2.0 L. Seu peso é de 108,5 kg, com óleo incluído.

Uma das principais características do motor Duratec, em ambas as versões, é o alto torque em baixa rotação, com 80% da força máxima disponível a 1.500 rpm. Essa eficiência se deve, entre outros fatores, ao sistema de controle de detonação do tipo "full range", que atua em todas as faixas de rotação e carga de operação do motor. O sistema é capaz de retardar o avanço da ignição quando detecta uma condição alterada de detonação, devido ao uso de combustível de baixa qualidade. E retorna o avanço ao constatar o uso de combustível de melhor qualidade. Desse modo, além de proteger o motor, ele otimiza a sua operação.

Admissão e escapamento

O sistema de admissão de ar do motor Duratec é feito por captação frontal, com menor temperatura de operação. Isso reduz a perda de carga, a sensibilidade à detonação e o consumo de combustível, garantindo melhor desempenho e maior silêncio e conforto para os passageiros.

Seu sistema de escapamento é totalmente construído em aço inoxidável, de grande durabilidade contra a corrosão. Ele utiliza dutos de diâmetro maior, com contrapressão reduzida, o que melhora a saída dos gases da câmara de combustão e resulta em menor sensibilidade à detonação. O catalisador único, instalado sob o assoalho, reduz a transmissão de calor para o interior do veículo. O projeto dos ressonadores aumenta o conforto sonoro dentro e fora da cabine, atenuando os ruídos do motor. O sistema de arrefecimento é composto de um ventilador único, em vez dos dois usados no modelo Zetec, mais leve e silencioso. Na sustentação do motor também é aplicado um novo sistema de coxins hidráulicos, que foram redesenhados para atender ao maior torque do Duratec e absorver as vibrações.

Sistema de combustível

O sistema de alimentação de combustível do motor Duratec foi otimizado, com soluções diferentes para as versões com transmissão manual e automática. No modelo com transmissão manual, a alimentação é do tipo sem retorno e permite que o combustível armazenado no tanque trabalhe a temperaturas mais baixas. Ela evita que o combustível retorne ao tanque após passar por áreas de altas temperaturas, próximas às galerias e ao escapamento, gerando vapores. Além disso é mais compacta, com número reduzido de conexões e tubulações, o que facilita a manutenção.

O motor Duratec equipado com transmissão automática traz uma nova bomba de combustível eletrônica, de vazão variável. Ela é gerenciada eletronicamente pelo módulo de injeção de combustível, que controla a vazão de acordo com a necessidade do motor. Além da economia de combustível, suas vantagens são a maior vida útil e a redução do consumo elétrico do veículo.

Nessa versão, o motor conta ainda com uma válvula eletrônica de controle de vapores de combustível de última geração. Ela permite maior precisão no gerenciamento dos vapores, melhorando o consumo e a dirigibilidade.

Novas transmissões

As duas transmissões disponíveis no Focus Duratec, manual ou automática, são mais silenciosas e têm uma relação de marchas diferenciada, desenvolvida para oferecer o melhor desempenho e aproveitar a força entregue pelo novo motor.

A transmissão manual, do modelo IB5 Plus, produzida pela Ford em sua fábrica em Taubaté, SP, é leve e resistente. Ela traz um novo escalonamento de marchas, seguindo o conceito "wide ratio": primeira e segunda marchas reduzidas e quinta alongada. Foi desenhada especialmente para motores 2.0 L e, entre outros avanços, pesa 10 kg menos em relação ao câmbio MTX, europeu, que equipava o Focus 2.0 L com motor Zetec. Além de excelente saída em rampa, ela aumenta a economia de combustível e valoriza o desempenho esportivo do motor, com engates fáceis e precisos.

A transmissão automática FN, produzida pela Ford nos Estados Unidos e usada mundialmente, é um equipamento de alta tecnologia. Em comparação com o câmbio automático anterior do Focus, ela traz todas as marchas " três velocidades à frente mais overdrive " alongadas em 13%, com a adoção de novo diferencial. Essa calibração contribui para o excelente nível de silêncio e conforto do carro, ao mesmo tempo em que reduz o consumo.

A manopla de câmbio também é nova, em ambas as versões. Seu desenho proporciona uma empunhadura confortável e visual elegante.

FORD FOCUS DURATEC ALTO PADRÃO DE SEGURANÇA E CONFORTO

Aprimoramentos na suspensão, direção, freios e pneus tornam o carro ainda mais preciso e suave

A sensação de precisão que o Ford Focus transmite ao motorista é rara no segmento de carros médios. Poucos modelos dessa faixa respondem de forma suave e eficiente ao comando da direção. Essa conectividade com o motorista é uma característica forte e diferenciada do veículo. Na nova versão Duratec, ele ganhou refinamentos extras que aumentam ainda mais a sua segurança, conforto e prazer de dirigir.

O sistema de suspensão é um dos fatores responsáveis pelo seu padrão superior de dirigibilidade. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com braços em "A", quadro auxiliar, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora. Como novidade, ela traz uma nova calibração das molas (de 18 N/mm), assim como das curvas de atuação dos amortecedores.

A suspensão traseira independente, tipo Multilink, é outro diferencial do Focus no segmento. Ela opera com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora, absorvendo com eficiência as irregularidades do piso.

Direção e pneus

O sistema de direção também foi aprimorado. Ele incorpora uma nova bomba, produzida pela DHB do Brasil, com nova calibração e um "cooler" tipo S que reduz a temperatura do sistema. Além de propiciar uma condução confortável, com nível de esforço adequado a cada velocidade, seu funcionamento é silencioso e proporciona grande segurança e durabilidade.

Outra novidade são os pneus com medida 195/60 R15 e novo desenho. Eles foram desenvolvidos especialmente para o Focus Duratec com transmissão manual para atender o limite de velocidade de nível V, de 240 km/h. Suas principais características são a grande aderência em piso seco ou molhado e o baixo ruído. Por isso, aumentam a segurança e rapidez nas respostas de frenagem e aceleração. O modelo com câmbio automático também é equipado com pneus 195/60 R15, de nível H, para velocidade máxima de 210 km/h.

O sistema de freios do Focus Duratec mostra uma ótima relação entre o esforço aplicado, o curso do pedal e a desaceleração do veículo, o que se traduz em respostas seguras e progressivas ao comando do motorista. Ele tem atuação hidráulica, com circuito em diagonal e válvula proporcionadora de pressão no eixo traseiro. O freio dianteiro é composto por discos ventilados com 258 mm de diâmetro e 22 mm de espessura. Suas pastilhas foram desenvolvidas para os níveis de velocidade e características da suspensão do novo modelo, com estabilidade térmica e resistência à fadiga elevada. O freio traseiro traz duas opções: a tambor, de 8 polegadas, com folgas de lona auto-ajustáveis, ou com discos sólidos com 252 mm de diâmetro e 10 mm de espessura nas versões equipadas com sistema ABS.

Desenvolvimento brasileiro

O novo Focus Duratec traz para o País as tecnologias veiculares mais avançadas disponíveis mundialmente, somadas ao talento da engenharia brasileira. O desenvolvimento do veículo foi feito no Brasil, com a aplicação das ferramentas mais modernas existentes hoje no Centro de Criação de Veículos da Ford brasileira. O programa envolveu mais de dois anos de estudos e superou 550.000 km de rodagem em testes de validação e durabilidade por ruas e estradas de todo o País e no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista.

Uma das tecnologias de ponta empregadas nesse trabalho foi o novo equipamento "Head Acoustics", instalado no campo de provas. Ele permite gravar, filtrar e analisar, em laboratório, todos os sons percebidos no interior do veículo, desde o ruído do motor e do vento até os produzidos pelo fechamento de portas e acionamento dos vidros. Esses dados ajudaram os engenheiros a "desenhar" os sons da forma mais agradável dentro da cabine. Por isso, o Focus Duratec oferece uma qualidade sonora diferenciada. É silencioso nos engates, na suspensão e na rodagem, ao mesmo tempo em que deixa transparecer, no ronco discreto do motor, a força disponível sob o capô.

FORD FOCUS DURATEC REFINAMENTO E BOM GOSTO EM CADA DETALHE

O modelo é disponível nas configurações Hatch e Sedan, nas opções GLX ou Ghia e com transmissão manual ou automática

Externamente, o Ford Focus Duratec 2.0 L exibe as recentes mudanças feitas na linha, que incluem o desenho dos faróis, grade do radiador, pára-choques, faróis de neblina, piscas laterais e rodas. O pára-brisa degradê e as rodas de alumínio com pneus 195/60 R15 acentuam sua esportividade.

Dentro da cabine, o carro ficou ainda mais confortável e envolvente. Ganhou um novo painel de instrumentos, bonito e moderno, com fundo branco na versão GLX e fundo preto no modelo Ghia. O velocímetro, conta-giros e indicadores de temperatura e combustível são acionados por motor de passo, utilizando comunicação digital entre os módulos eletrônicos, por meio da rede CAN. O sistema garante precisão, segurança e confiabilidade no controle dos instrumentos, com menor inércia e mais beleza.

O Focus Duratec 2005 é oferecido em 17 catálogos, sendo dez no modelo Sedan e sete no Hatch, nas versões GLX ou Ghia, com transmissão manual ou automática.

Lista completa de equipamentos

Ele vem equipado de série, desde a versão GLX, com: direção hidráulica, ar-condicionado, aquecedor, trio elétrico (vidros elétricos dianteiros e traseiros com acionamento a um toque e temporizador, travamento das portas com controle remoto global e espelhos retrovisores elétricos), CD-player, direção ajustável em altura e profundidade, ajuste de altura do banco do motorista, abertura interna do porta-malas, aviso sonoro de faróis acesos, conta-giros, relógio digital, iluminação no porta-malas e no porta-luvas e banco traseiro bipartido (60/40).

Sua lista de itens de segurança inclui também: travamento automático das portas a 15 km/h, cintos de segurança de três pontos retráteis na traseira (2), luz elevada de freio, luz de neblina traseira, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro (na versão Hatch), imobilizador antifurto PATS, alarme e encostos de cabeça ajustáveis. Como opcionais, o modelo GLX oferece freio ABS e bolsas infláveis duplas.

A versão Ghia traz, além de freio ABS e bolsas infláveis: computador de bordo, ar-condicionado automático, controles de áudio na direção, faróis com ajuste de altura, farol de neblina, banco do motorista com ajuste elétrico de altura e ajuste lombar, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, iluminação no chão, espelhos de cortesia iluminados, limpador do pára-brisa com temporizador de velocidade variável e apóia-braço no banco traseiro. Externamente ele exibe puxador da tampa traseira, soleira das portas e maçanetas internas cromadas, além de grade, maçanetas externas das portas e espelhos retrovisores pintados na cor do veículo.

Piloto automático, teto solar elétrico e bancos de couro são disponíveis como opcionais.

A pintura da carroceria é oferecida nas cores sólidas preto Ebony e branco Ártico, nas metálicas prata Geada e prata Atenas e nas perolizadas vermelho Paris, azul Mônaco, cinza Ubatuba e verde Ipanema.

Colecionador de prêmios

O Ford Focus é um dos carros mais premiados no mundo. Conquistou dezenas de títulos internacionais, incluindo os de "Carro do Ano" em vários países, além de prêmios de design e segurança. Também é um dos campeões de vendas da Ford, somando hoje mais de 5 milhões de unidades no mercado mundial.

Ele se destaca pelo estilo moderno, jovem, dinâmico e de bom gosto, com um conjunto de atributos que prima pela qualidade. "No modelo Duratec, procuramos reforçar as qualidades que os consumidores mais apreciam em cada versão. Ou seja, a esportividade do Hatch, associado a pessoas de vida ativa e modernas, e o refinamento, elegância e exclusividade do Sedan, que projeta uma imagem de prestígio e sucesso", diz Eduardo Chocron, gerente de Produto da Ford.

O segmento C, de carros médios, representa cerca de 12% do mercado brasileiro. Em 2004, a linha Focus vendeu 17.300 unidades e teve uma participação de 11% na categoria. A boa aceitação do motor Zetec RoCam 1.6 L tornou essa versão a mais vendida da linha. Com o lançamento do Focus Duratec, a expectativa também é de crescimento nas vendas das versões 2.0 L.

  Autor:   Redação


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20/04/2005 - LANÇAMENTO - NOVA SAVEIRO EXTRA PROTEGIDA É O PRIMEIRO CARRO NACIONAL A VIR DE FÁBRICA COM O NÚMERO DO CHASSI MARCADO EM SUAS PEÇAS
A Volkswagen já está distribuindo para a rede de concessionárias autorizadas a Saveiro com o selo Extra Protegido......
16/04/2005 - LANÇAMENTO - FORD LANÇA NA ARGENTINA O "FIESTAMAX", O MODELO SEDÃ PRODUZIDO EM CAMAÇARI
A Ford lançou esta semana o Novo Fiesta Sedan na Argentina, rebatizado naquele país com o nome de FiestaMax......



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1424 Notícias


Automobilismo
 

RALLYE

 

EM PROVA AGITADA, TÍTULO DO MITSUBISHI MOTORSPORTS SE SERÁ DECIDIDO EM ATIBAIA

 

STOCK CAR

 

LUCIANO BURTI VENCE A CORRIDA DA TC2000 EM BUENOS AIRES

 

STOCK CAR

 

LOSACCO GANHA STOCK CAR EM BUENOS AIRES E EMBOLA CAMPEONATO


Eventos 2004
 

GERAL

 

SCANIA CRIA CONCURSO QUE VAI REVELAR O MELHOR MOTORISTA DE CAMINHÃO DO BRASIL

 

GERAL

 

SALÃO AUTOMÓVEL DE XANGAI: NOVIDADES FORD EM DESTAQUE NA CHINA

 

GERAL

 

GM PARTICIPA DA REATECH 2005


Dicas
 

DICAS

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: TRANQÜILIDADE NO PERÍODO DE FÉRIAS

 

DICAS

 

PNEUS: PEÇAS ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS VEÍCULOS

 

DICAS

 

MONROE ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS AMORTECEDORES


Notícias - Tempo Real
 

TEMPO REAL

 

DIRETORIA DA GM MOSTRA NOVO VECTRA AO GOVERNADOR DE SP

 

TEMPO REAL

 

FORD RANGER VENCE O PRÊMIO TOP CAR TV DE MELHOR OFF ROAD 4X4

 

TEMPO REAL

 

S10 RETOMA O PRIMEIRO LUGAR EM SETEMBRO


Tecnologia
 

TECNOLOGIA

 

TECNOLOGIA MAGNETI MARELLI EQUIPA OS CAMPEÕES DA F1, MOTO GP E WRC

 

TECNOLOGIA

 

TOYOTA POSSUI UMA DAS MAIS AVANÇADAS TECNOLOGIAS EM VEÍCULOS HÍBRIDOS


Notícias - Rápidas
 

RÁPIDAS

 

GM DÁ INÍCIO A INÉDITO PROGRAMA DE "TEST-DRIVE" DE LONGA DURAÇÃO

 

RÁPIDAS

 

GM REALIZA QUARTO "FEIRÃO NA FÁBRICA" DO ANO


Carros Conceitos
 

CONCEITO

 

VW CONCEPT R: O FUTURO É LINDO

 

CONCEITO

 

FORD SHELBY GR-1 - HERDEIRO DO GT


Tuning
 

TUNING

 

SHOPPING TAMBORÉ TRANSFORMA O DIA DOS PAIS COM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL QUE INCLUI CARROS TUNING E DUB STILE

 

TUNING

 

CORSA TUNING É ELEITO O MELHOR CARRO DO 1º SALÃO TUNING


Gente & Fatos
 

GENTE

 

MICHEL DE LAMBERT SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA SCANIA NA AMÉRICA LATINA

 

GENTE

 

FORD BRASIL TERÁ NOVO PRESIDENTE


Manchetes
 

LANÇAMENTO

 

NOVO FORD F-350 CABINE DUPLA, O CAMINHÃO COM VERSATILIDADE DE AUTOMÓVEL

 

LANÇAMENTO

 

350Z ROADSTER EM PARIS