| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Notícias - Geral

  23/08/2005
  0 comentário(s)


PICAPES FORD COMEMORAM 80 ANOS

A Ford está completando 80 anos de pioneirismo e liderança mundial no segmento de picapes...

PICAPES FORD COMEMORAM 80 ANOS


A Ford está completando 80 anos de pioneirismo e liderança mundial no segmento de picapes. Em 1925, Henry Ford lançou o T Runabout Pickup, seu primeiro modelo equipado de fábrica com caçamba de aço, que foi o embrião da Ford Série F, a linha de maior sucesso da história da indústria automobilística mundial.

Os números são impressionantes. Desde o seu lançamento, em 1948, a Ford Série F soma mais de 28 milhões de picapes comercializadas no mundo. É a picape mais vendida na América do Norte há 28 anos e também o veículo mais vendido entre todos os segmentos há 23 anos consecutivos. No Brasil, as picapes Ford construíram sua própria história de tradição e sucesso, que começou em 1957 com o lançamento da pioneira F-100. Hoje, elas compõem a linha mais completa da categoria, com o modelo leve Courier, a média Ranger e a grande F-250, para diferentes tipos de aplicação.

A pioneira T Runabout Pickup, com motor 2.9 L de 20 cv, surgiu como um aperfeiçoamento dos primeiros veículos comerciais da Ford, como o Commercial Roadster, de 1912, também derivado do Modelo T, cujo banco traseiro podia ser removido para alojar uma caçamba. A produção da T Runabout Pickup foi encerrada em 1927, junto com a linha T, para dar lugar ao Modelo A. Este também teve uma versão picape, com motor 3.3 L de 40 cv e câmbio de três marchas, bem mais fácil de operar que a transmissão com três pedais do Modelo T.

A picape nasceu como veículo exclusivo para o trabalho. Mas começou a ganhar requinte em 1930, com a remodelação da linha A, que incluiu uma versão de luxo com detalhes cromados. Em 1932, veio o revolucionário Ford V8, com motor de 3.6 L e 65 cv e configuração mecânica simples e robusta. O motor 3.7 L de seis cilindros chegou em 1941.

Nasce a Série F

Em 1942, as picapes Ford ganharam estilo próprio, com aparência mais robusta e chassi para serviço pesado. A produção foi interrompida durante a Segunda Guerra. A euforia que se seguiu ao final do conflito compôs o cenário para o lançamento da Série F, em 1948, com os modelos F-1 (capacidade de 500 kg), F-2 (também com 500 kg e entreeixos maior) e F-3 (750 kg), equipados com os motores V8 3.9 L, de 100 cv, e 3.7 L de seis cilindros, de 95 cv. Além do desenho arredondado, suas novidades incluíam uma cabine mais ampla, pára-brisa inteiriço e faróis integrados à grade de frisos largos.

Nos anos 50, a linha passou por sucessivas transformações estéticas e mecânicas, com motores cada vez mais potentes. Depois do 3.5 L de seis cilindros, com válvulas no cabeçote e 101 cv, vieram o V8 4.2 L, de 138 cv " o chamado rei da estrada, "Power King" ", e o 4.8 L de 186 cv.

Em 1953, a linha ganhou pára-brisa envolvente e adotou a nomenclatura usada até hoje: F-100, F-250 e F-350. A caixa "seca" deu lugar à transmissão com segunda, terceira e quarta marchas sincronizadas e a opção de câmbio automático de três velocidades. Em 1957, a picape ficou mais larga e retilínea e a caçamba perdeu os pára-lamas salientes. Em 1958, ganhou nova grade com quatro faróis. Um ano depois chegou a tração opcional nas quatro rodas.

Cabine dupla e equipamentos de luxo

Nos anos 60, as picapes Ford ficaram ainda mais largas e baixas e o câmbio de três marchas ganhou a primeira sincronizada. A suspensão independente Twin-I-Beam representou uma grande evolução em termos de conforto. Em 1967, a linha ganhou cabine e vidros mais amplos e o vinco saliente nas laterais. Dois anos depois veio o modelo cabine dupla, de quatro portas, e sua lista de equipamentos foi ampliada com direção hidráulica, ar-condicionado e rádio, entre outros itens.

Os motores continuaram a ganhar potência, com novos modelos de seis e oito cilindros, incluindo o V8 6.4 L, de 255 cv. Freios dianteiros a disco tornaram-se opcionais na F-250.

Nos anos 70, foi introduzida a suspensão Flex-O-Matic, que tornava as molas mais firmes com o aumento da carga. Em 1973, a Série F renovou mais uma vez o estilo, ganhou chassi mais resistente e a opção do motor V8 7.55 L, o maior já usado na linha. A versão SuperCab, com cabine estendida, veio no ano seguinte. Em 1978, a linha recebeu nova grade, faróis retangulares, volante ajustável em altura e a versão de luxo XLT Lariat. Com a alta do preço do petróleo, a linha passou a incorporar novas soluções para reduzir o consumo. Em 1981, a Ford Série F foi a primeira picape com motor de seis cilindros e capacidade de carga de 1.150 kg a rodar 8,8 km com um litro de gasolina. Em 1982, a Ford lançou a Ranger para competir no segmento de entrada, com quatro opções de motores: o 2.3 L de quatro cilindros e três V6, de 2.8, 3.0 e 4.0 L. A linha (reestilizada em 1993 e 1998) tornou-se líder de vendas da categoria, com uma grande variedade de modelos.

Em 1984, a F-150 tornou-se a picape básica, no lugar da F-100. Em 1987, a linha ganhou cabine e vidros amplos, interior moderno, semelhante ao dos automóveis, e freios ABS traseiros, então uma exclusividade da Ford na categoria. A variedade de opções cresceu e ajudou a impulsionar o sucesso da Série F, com modelos de cabine simples, estendida ou dupla, cinco motores e câmbios manuais e automáticos. Outra inovação foi a introdução da injeção eletrônica, primeiro nos motores de seis cilindros e depois nos V8.

Mais segurança e conforto

No começo dos anos 90 foi lançada a primeira versão esportiva SVT Lightning da F-150, com motor V8 5.8 L. A Série F ganhou mais segurança com bolsa inflável para o motorista e luz elevada de freio. Em 1997, o design foi modernizado, com linhas suaves e arredondadas, aproximando as picapes ainda mais do estilo e conforto dos automóveis. A oferta de cabines, caçambas, motores, câmbios e trações voltou a crescer.

A gama de motores incluía o V8 de 5.4 litros, o V10 de 6.8 litros e o V8 turbodiesel de 7.3 litros, este com câmbio manual de seis marchas, sendo o automático opcional para todos. A suspensão Twin-I-Beam era substituída pelo eixo rígido nas versões com tração integral.

Em 2000, foi lançada a série Harley-Davidson, em parceria com o fabricante de motos. No ano seguinte surgiu a F-150 SuperCrew, primeira picape de cabine dupla e quatro portas na categoria de meia tonelada, e o freio ABS nas quatro rodas tornou-se padrão.

Em 2003, a F-150 ganhou o design atual, de linhas retas e musculosas. O interior ficou mais espaçoso, confortável e luxuoso e o chassi reforçado elevou a capacidade de carga para 1.300 kg. O motor V8 5.4 L, com três válvulas por cilindro, atingiu 300 cv, com câmbio automático de quatro marchas. Em 2005, foi lançada a sétima edição Harley-Davidson da picape, com motor V8 5.4 L de 300 cv, cabine estendida e uma novidade: tração integral permanente, com distribuição de torque variável entre os eixos.

Sucesso no Brasil

A primeira picape lançada pela Ford no Brasil foi a F-100, em 1957. Montada na Fábrica do Ipiranga, em São Paulo, ela trazia motor V8 e capacidade para 930 kg de carga. Um ano depois, recebeu o motor Power King 4.5 L, de 161 hp, nacionalizado, produzido na mesma fábrica.

Nos anos 60, a picape ficou mais parecida com os padrões atuais de design. A cabine e a área envidraçada ficaram maiores e a frente foi rebaixada, ganhando faróis duplos redondos. Em 1963, a linha lançou a primeira versão cabine dupla, com apenas uma porta extra na traseira. Em 1968, vieram novas mudanças no estilo, com capô mais reto e faróis quadrados, e estreou a suspensão dianteira com dois semi-eixos, solução utilizada até hoje na linha.

O início dos anos 70 trouxe outra profunda modernização. Os faróis voltaram ao formato circular, a grade em formato de cruz deu lugar às quatro barras horizontais e as laterais ganharam linhas retas. Em 1976, com a crise do petróleo, a picape ganhou o motor 2.3 L nacional, que já era usado no Maverick. Em 1979 chegou a versão a diesel, batizada de F-1000, com capacidade de carga aumentada para uma tonelada. Em 1982, a Ford lançou a Pampa, sua primeira picape derivada de automóvel. Em 1985, foi a vez da F-1000 a álcool, outra pioneira no segmento.

Renovação no estilo e nos motores

Em 1991 a F-1000 ganhou novo visual. Dois anos depois veio o modelo SuperCab. Em 1994, chegou ao Brasil a picape média Ranger. Em 1997, foi lançada a picape leve Courier, derivada do Fiesta, com a maior caçamba e capacidade de carga da categoria.

Em 1998, outra grande mudança: a F-1000 deu lugar à F-250, retomando a nomenclatura original da linha. Com design moderno de linhas arredondadas e duas opções de motores 4.2 L " turbodiesel, de 180 cv, e V6 a gasolina, de 205 cv " ela assumiu a liderança do segmento de picapes grandes, posição que ocupa até hoje. No mesmo ano foi lançada a Ranger SuperCab.

Em 2003, a F-250 ganhou a versão Cabine Dupla, a maior picape do Brasil, com capacidade para seis passageiros e 1,15 tonelada de carga. Em 2004, chegou a Nova Ranger, com visual inspirado na F-150 norte-americana, suspensão redesenhada e acabamento interno requintado, eleita a Picape do Ano.

Em 2005, foi lançada a Ranger 3.0 L Electronic, com 163 cv, a primeira do Brasil com motor diesel eletrônico, dotada de avançado sistema de injeção de duto único, freios ABS nas quatro rodas e computador de bordo. E a Ranger com motor 2.3 L a gasolina teve a potência aumentada para 150 cv, mostrando que a evolução continua.

  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção GERAL no caderno Notícias - Geral
01/11/2005 - GERAL - TOYOTA FAZ RECALL DA HILUX SW4
Toyota convoca proprietários de Hilux SW4 fabricados entre 1992 e 1995 para substituição da barra de ligação do sistema de direção......
01/11/2005 - GERAL - FORD BRASIL INAUGURA PORTO PRIVATIVO NA BAHIA
Com o 1º embarque de 1.750 veículos para o México, a Ford inaugurou nesta segunda-feira o Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira......
25/10/2005 - GERAL - A DIRETORIA DA FORD AMÉRICA DO SUL COMUNICA A PROVAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE UM NOVO VEÍCULO
A nova base será fabricada na planta da marca em São Bernardo do Campo, SP......
11/10/2005 - GERAL - OLD WAY EXPEDITION TERMINA VIAGEM DO BRASIL AOS EUA EM 38 DIAS
Expedição chega a Detroit, nos Estados Unidos, e conclui a missão de entregar uma picape Chevrolet Brasil 1960 ao museu da GM......
08/10/2005 - GERAL - DIRETORIA DA GM MOSTRA NOVO VECTRA AO PRESIDENTE LULA
Solenidade ocorreu em Brasília, local do lançamento do novo modelo Chevrolet......
05/10/2005 - GERAL - FORD SHELBY GT500 É O MUSTANG CONVERSÍVEL MAIS POTENTE JÁ PRODUZIDO, COM 444 CV
A Ford anunciou que o Mustang Shelby GT500, com lançamento programado para o segundo semestre do ano que vem, terá também uma versão conversível......
05/10/2005 - GERAL - FOX RECEBE PRÊMIO MÁXIMO DO DESIGN BRASILEIRO
De todos as concursos nacionais que enaltecem o tema "design", o prêmio instituído pelo Museu da Casa Brasileira distingüe-se na importância e na tradição......
22/09/2005 - GERAL - GM DO BRASIL INICIA A PRODUÇÃO EM SÉRIE DO NOVO VECTRA
Pré-venda do modelo Chevrolet já atinge quase 1.600 unidades......
22/09/2005 - GERAL - EM FRANKFURT, IOSIS ANTECIPA O DESIGN DO FUTURO DOS VEÍCULOS DA FORD
O conceito futurista Iosis é uma das grandes atrações da Ford no Salão Internacional de Frankfurt......
15/09/2005 - GERAL - VOLKSWAGEN APRESENTA 16 LANÇAMENTOS MUNDIAIS NO SALÃO DE FRANKFURT
A Volkswagen apresentará uma série de modelos novos que inclui 16 lançamentos mundiais no 61° Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA)......
06/09/2005 - GERAL - FORD LANÇA O ECOSPORT 2006 COM NOVOS EQUIPAMENTOS
A Ford lança este mês a linha 2006 do EcoSport, que traz como novidades uma série de itens adicionais de conforto, conveniência e segurança......
05/09/2005 - GERAL - FORD LANÇA O NOVO FIESTA 2006 COM MAIOR OFERTA DE OPCIONAIS
A linha 2006 do Novo Fiesta chega este mês à rede de distribuidores Ford, com uma lista ampliada de opcionais tanto no modelo Hatch como no Sedan......
30/08/2005 - GERAL - OLD WAY EXPEDITION INICIA VIAGEM NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 1º
A largada oficial acontecerá em frente ao hotel Tropical Manaus......
30/08/2005 - GERAL - NOVO EOS SERÁ UMA DAS ESTRELAS DA VW NO SALÃO DE FRANKFURT
O novo cupê-cabriolet da Volkswagen, baseado no Concept C, já tem nome definido: Eos......
15/08/2005 - GERAL - COMPLEXO INDUSTRIAL DA GM DE SÃO CAETANO DO SUL COMPLETA 75 ANOS
Nesta unidade foi produzido o primeiro automóvel Chevrolet no país, o Opala, e de lá sairá neste ano o moderno modelo Novo Vectra......
11/08/2005 - GERAL - GM INICIA UMA NOVA CAMPANHA NACIONAL DE VAREJO
Objetivo é estimular as vendas dos veículos Chevrolet......
05/08/2005 - GERAL - LOBINI AUTOMÓVEIS FECHA EXPORTAÇÃO
A Lobini acabou de fechar um contrato de exportação de 49 unidades do Lobini H1......
03/08/2005 - GERAL - NOVO AUDI Q7 PASSA POR TESTE EXTREMO DE DURABILIDADE ANTES DO LANÇAMENTO EM FRANKFURT
O primeiro utilitário esportivo da marca alemã enfrenta dos desertos africanos à pista de teste mais radical do mundo, a Nordschleife de Nürburgring......
29/07/2005 - GERAL - SCANIA APRESENTA MOTOR DE 16 LITROS PARA MERCADO FLUVIAL
A Scania traz para o setor de embarcações fluviais do Amazonas o motor DI16M, que pode ser utilizado em empurradores, barcos de passageiros e balsas......
28/07/2005 - GERAL - SITE DA VW PREMIA HISTÓRIAS DE VIAGENS A BORDO DE UM VEÍCULO DA MARCA
O Viaje com Volks é o hotsite voltado para os amantes de turismo do website da Volkswagen do Brasil (www.vw.com.br)......
21/07/2005 - GERAL - COMPLEXO INDUDUSTRIAL DA GM EM GRAVATAÍ (RS) COMPLETA 5 ANOS
Unidade gaúcha já superou vários recordes e, em breve, alcançará a marca de produção de 600 mil veículos Chevrolet Celta...
21/07/2005 - GERAL - POLO CONQUISTA 95% DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
Lançado há três anos no Brasil, modelo completará 150.000 unidades produzidas em agosto nas versões hatch e sedan......
16/07/2005 - GERAL - VOLKSWAGEN DO BRASIL LANÇA NOVA CAMPANHA DE PÓS-VENDA VISANDO INCREMENTAR EM 15% FLUXO NA REDE DE CONCESSIONÁRIA
A campanha "Soluções Originais com Preços Surpreendentes" oferece kits de peças e serviços com os melhores preços do mercado......
30/06/2005 - GERAL - DAIMLERCHRYSLER COLOCA MAIS VEÍCULOS COM CÉLULA DE COMBUSTÍVEL EM CIRCULAÇÃO
Mais de 100 veículos, entre automóveis, ônibus e vans, já estão operando em todo o mundo com isso a empresa reforça seu compromisso com a emissão zero......
29/06/2005 - GERAL - TOYOTA CONVOCA PROPRIETÁRIOS DE HILUX SW4 PARA RECALL
A toyota fará a substituição do pivô da suspensão dianteira dos modelos fabricados entre maio de 2001 e outubro de 2002......
28/06/2005 - GERAL - AUMENTANDO A SUA GAMA NA EUROPA: FORD CONFIRMA PRODUÇÃO DE NOVO VEÍCULO COM BASE NO SAV CONCEPT
O SAV Concept , que a Ford apresentou no Salão de Genebra e surpreendeu pela positiva da imprensa e dos visitantes, irá tornar-se realidade a curto prazo......
27/06/2005 - GERAL - NOVO VECTRA CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO EM OUTUBRO
Modelo desenvolvido pela GM do Brasil será o único veículo de luxo criado e produzido no Brasil......
25/06/2005 - GERAL - MODELO ATUAL DO VECTRA DESPEDE-SE EM GRANDE ESTILO
Carro dos sonhos de muitos brasileiros, a segunda geração do modelo superou a produção de 300 mil unidades......
21/06/2005 - GERAL - HONDA FCX RECEBE CERTIFICAÇÃO DE SGURANÇA E PROTEÇÃO AMBIENTAL NO JAPÃO
Modelo movido a hidrogênio dá mais um passo em direção à produção em larga escala. Honda pretende comercializá-lo nos EUA ainda este ano......
20/06/2005 - GERAL - VOLKSWAGEN FOX É DECLARADO O CARRO MAIS SEGURO DA SUA CATEGORIA NA EUROPA
A Volkswagen acaba de provar aos europeus que carros acessíveis " além de bonitos, ágeis e espaçosos " também podem ser bastante seguros......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning
Busca em

  
1424 Notícias


Automobilismo
 

RALLYE

 

EM PROVA AGITADA, TÍTULO DO MITSUBISHI MOTORSPORTS SE SERÁ DECIDIDO EM ATIBAIA

 

STOCK CAR

 

LUCIANO BURTI VENCE A CORRIDA DA TC2000 EM BUENOS AIRES

 

STOCK CAR

 

LOSACCO GANHA STOCK CAR EM BUENOS AIRES E EMBOLA CAMPEONATO


Eventos 2004
 

GERAL

 

SCANIA CRIA CONCURSO QUE VAI REVELAR O MELHOR MOTORISTA DE CAMINHÃO DO BRASIL

 

GERAL

 

SALÃO AUTOMÓVEL DE XANGAI: NOVIDADES FORD EM DESTAQUE NA CHINA

 

GERAL

 

GM PARTICIPA DA REATECH 2005


Dicas
 

DICAS

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: TRANQÜILIDADE NO PERÍODO DE FÉRIAS

 

DICAS

 

PNEUS: PEÇAS ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS VEÍCULOS

 

DICAS

 

MONROE ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS AMORTECEDORES


Notícias - Tempo Real
 

TEMPO REAL

 

DIRETORIA DA GM MOSTRA NOVO VECTRA AO GOVERNADOR DE SP

 

TEMPO REAL

 

FORD RANGER VENCE O PRÊMIO TOP CAR TV DE MELHOR OFF ROAD 4X4

 

TEMPO REAL

 

S10 RETOMA O PRIMEIRO LUGAR EM SETEMBRO


Tecnologia
 

TECNOLOGIA

 

TECNOLOGIA MAGNETI MARELLI EQUIPA OS CAMPEÕES DA F1, MOTO GP E WRC

 

TECNOLOGIA

 

TOYOTA POSSUI UMA DAS MAIS AVANÇADAS TECNOLOGIAS EM VEÍCULOS HÍBRIDOS


Notícias - Rápidas
 

RÁPIDAS

 

GM DÁ INÍCIO A INÉDITO PROGRAMA DE "TEST-DRIVE" DE LONGA DURAÇÃO

 

RÁPIDAS

 

GM REALIZA QUARTO "FEIRÃO NA FÁBRICA" DO ANO


Carros Conceitos
 

CONCEITO

 

VW CONCEPT R: O FUTURO É LINDO

 

CONCEITO

 

FORD SHELBY GR-1 - HERDEIRO DO GT


Tuning
 

TUNING

 

SHOPPING TAMBORÉ TRANSFORMA O DIA DOS PAIS COM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL QUE INCLUI CARROS TUNING E DUB STILE

 

TUNING

 

CORSA TUNING É ELEITO O MELHOR CARRO DO 1º SALÃO TUNING


Gente & Fatos
 

GENTE

 

MICHEL DE LAMBERT SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA SCANIA NA AMÉRICA LATINA

 

GENTE

 

FORD BRASIL TERÁ NOVO PRESIDENTE


Manchetes
 

LANÇAMENTO

 

NOVO FORD F-350 CABINE DUPLA, O CAMINHÃO COM VERSATILIDADE DE AUTOMÓVEL

 

LANÇAMENTO

 

350Z ROADSTER EM PARIS