| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Notícias - Geral

  23/08/2005
  0 comentário(s)


CHEGA O MERCADO A 4ª GERAÇÃO DO CARRO MAIS VENDIDO DE TODOS OS TEMPOS NO BRASIL

Líder de vendas no Brasil há 19 anos consecutivos, Volkswagen Gol Geração 4 fica mais moderno e atraente mantendo a qualidade das gerações anteriores...

CHEGA O MERCADO A 4ª GERAÇÃO DO CARRO MAIS VENDIDO DE TODOS OS TEMPOS NO BRASIL


Novo design externo. Interior renovado " mais funcional, confortável e prático. Novos módulos, com mais opções de oferta. O Gol, maior ícone da indústria automobilística nacional em todos os tempos, com mais de 4,5 milhões de unidades vendidas em 25 anos, chega à quarta geração ainda mais moderno, robusto, ousado, seguro e econômico, para continuar cumprindo sua missão: ser o carro da vida de milhões de consumidores brasileiros.

Próximo de completar 19 anos consecutivos na liderança absoluta de vendas no País, "Best in Class" e "Top of Mind" nas pesquisas que medem as preferências do consumidor, o Gol amplia as qualidades tecnológicas e mecânicas dos antecessores com a Geração 4. Plenamente adaptado às novas exigências do consumidor " com as versões City (1.0 e 1.6), Plus (1.0) e Power (1.6 e 1.8) " a nova geração do Gol vem equipada exclusivamente com motores bicombustíveis Total Flex, que podem ser abastecidos com álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

Conheça os principais destaques do Gol G4:

O modelo exibe um visual totalmente novo: mais limpo, moderno e rejuvenescido, com destaque para os faróis envolventes e para o elemento em "V" da nova frente, formado pelo novo capô e pelo novo pára-choque dianteiro, que exprime a nova identidade mundial da marca e aproxima o Gol de seus irmãos europeus. A nova traseira contém um novo elemento circular em realce na lanterna, também alinhado com as novas tendências de design da Companhia, além do vidro vigia mais amplo, do novo pára-choque e do aerofólio integrado à tampa.

O Gol G4 preserva e renova a tradição do Gol, construída ao longo de 25 anos, como o carro da vida dos brasileiros. Ele tem a alma das pessoas. Conhece cada palmo do chão deste País. Enfrenta e supera qualquer adversidade. É robusto, seguro e confiável " e ainda assim emocionante. É o carro do coração dos brasileiros.

Hans-Christian Maergner, presidente da Volkswagen do Brasil

Completamente reformulado, o interior do veículo ganhou beleza, praticidade e funcionalidade. O novo painel e os novos revestimentos dão a sensação de que o carro "cresceu por dentro", melhorando o conforto e o aproveitamento do espaço. O acionamento dos vidros elétricos foi deslocado do painel para as portas. O interior do veículo passou a oferecer 11 porta-objetos (nas versões duas portas) e 13 (com quatro portas). A renovação inclui ainda novo instrumento combinado, novos difusores de ar, novo volante de três raios e novos revestimentos.

O Gol G4 terá as versões City 1.0 (duas e quatro portas); City 1.6 (duas e quatro portas); Plus 1.0 (duas e quatro portas); Power 1.6 e Power 1.8 (quatro portas). Além de manter o melhor conteúdo de série para carros de entrada, o Gol passou a oferecer também novos módulos opcionais de equipamentos e de acabamento. As principais novidades são: "Módulo Image", com pára-choques na cor do veículo, rodas de aro de 14", pneus 185/60 R14 e supercalotas também para a versão City; e o "Módulo Suspensão Elevada" (27 mm mais alta), para as versões City 1.6 e Power 1.6 e 1.8.

A partir de sua 4ª geração, o Gol está equipado somente com motores Total Flex, que funcionam com álcool, gasolina ou qualquer mistura dos dois combustíveis. São eles: o EA 111 RHS 1 litro e 8 válvulas, que desenvolve 65 cv (com 100% gasolina) e 68 cv (com 100% álcool); o EA 827 1.6 litro e 8 válvulas, que desenvolve 97 cv (gasolina) e 99 cv (álcool); e o EA 827 1.8 litro e 8 válvulas, que desenvolve 103 cv (gasolina) e 106 cv (álcool).

Revitalizado pelas mudanças, mas sem perder sua essência, o Gol continua sendo o melhor e mais completo carro de entrada do País. Mais resistente, mais estável, mais seguro, mais econômico e mais confiável, ele também é o carro que oferece a maior tecnologia aplicada ao processo produtivo (300 robôs) e o mais rigoroso controle de qualidade em sua categoria.

Ao todo, o Gol G4 teve 1.088 itens completamente ou parcialmente modificados em relação ao Gol Geração III.

Releitura de um ícone, design externo realça a robustez e a perfeição do modelo

Naquela manhã de primavera, há pouco mais de dois anos, a névoa ainda encobria a Ala 17 da fábrica de São Bernardo do Campo, onde fica o setor de Design & Package da Volkswagen do Brasil. O então chefe da área, Luiz Alberto Veiga, reuniu sua equipe e lançou o seguinte desafio: "Pessoal, recebemos a missão de recriar um ícone do design e da engenharia automotiva nacionais. Precisamos dar um sopro de vitalidade ao Gol, mas sem desfigurar sua essência consagrada e vitoriosa".

Os designers debruçaram-se então em suas pranchetas e seus computadores, cada qual com sua ferramenta favorita, em busca da forma perfeita. Aquele que, dentro dos parâmetros traçados, tivesse a "melhor idéia" daria o tom da mudança, recebendo o suporte de toda a equipe, que conta com 60 profissionais incluindo engenheiros de desenvolvimento de produto e de processos, designers, especialistas em modelação e color & trim, além de alisadores, responsáveis pela transformação da escultura criada pelos designers em linguagem de máquina (matemática).

O vencedor da "competição" foi Arthur Henrique Martins Junior, então com 23 anos, que trabalhou em parceria com Marco Pavone, um ano mais velho, responsável pela finalização do desenho externo do carro, e com Dagoberto Tribia, com 28 anos na época, que respondeu pela parte interna. Doze meses depois, com o apoio integral da equipe, os três jovens paulistas haviam concluído o projeto e a quarta geração do Gol havia ganhado seu contorno definitivo.

Começando pela nova frente, o Gol G4 tem como destaque o elemento em "V" formado pelo novo capô, com vinco para dentro, e pelo novo pára-choque dianteiro. O desenho acolhe perfeitamente os novos faróis em policarbonato, transparentes e mais envolventes, dando ao carro um "olhar" imponente e contemporâneo. São linhas inspiradas no carro-conceito Concept R, que expressam a nova identidade visual mundial da marca Volkswagen e aproximam o Gol de seus irmãos europeus.

De acordo com o atual chefe de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone, os novos elementos visuais deram ao Gol uma "cara" mais limpa, arredondada e encorpada, realçando aspectos como força, robustez, esportividade e perfeição.

Em sintonia com a frente, a nova traseira do Gol também evidencia a modernidade, a jovialidade e a beleza do modelo. Ousado e inovador, o elemento circular em destaque da lanterna denota um claro alinhamento do Gol com os demais produtos de classe mundial da marca Volkswagen. Não por acaso, o formato redondo é similar ao olho humano, conferindo ao carro aspecto similar ao de um ser vivo.

A Volkswagen oferece aos brasileiros um carro com motorização e tecnologia exatas para quem busca um veículo que atenda à expectativa do melhor preço, manutenção fácil e acessível e a alta qualidade da engenharia alemã. O Gol G4 tem a confiabilidade mecânica Volkswagen. Não é preciso dizer mais nada.

Holger Westendorf, vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil

As mudanças na traseira também são realçadas pelo novo aerofólio integrado à tampa, que adiciona um toque a mais de esportividade ao modelo, e pelo vidro vigia envolvente que cobre a coluna C. Estes dois elementos, associados ao pára-choque integrado, transmitem a impressão de que o Gol ficou maior em sua quarta geração, além de proporcionar ganho de visibilidade traseira.

O modelo recebeu ainda um novo conjunto de rodas e calotas, com design completamente renovado, que se assemelham a reluzentes engrenagens mecânicas. É como se as rodas fossem o desdobramento natural e a própria expressão da potência dos motores Volkswagen, perceptível até na parte externa do veículo.

De um modo geral, o Gol G4 exibe uma aparência jovem e bastante atualizada, com o viço de um legítimo puro sangue, que não precisa de maquiagem ou de penduricalhos para expressar sua beleza. Limpo, robusto, honesto, duradouro e consistente: o desenho externo do carro é o espelho de sua alma. No caso do Gol, quem vê cara também enxerga o coração.

O que mudou no design externo do Gol:

Nova frente destacando o elemento em "V", que expressa a nova identidade visual mundial da marca Volkswagen e aproxima o Gol de seus irmãos europeus mais recentes
Novos faróis mais envolventes e transparentes, em liga de policarbonato, contendo pisca-alerta amarelo integrado com lente de cristal
Novo capô com vinco para dentro, que enfatiza as mudanças estéticas do modelo
Novo pára-choque dianteiro
Novos pára-lamas dianteiros
Novos faróis de milha (semelhantes aos do Polo e do Fox)
Nova tampa traseira
Novas lanternas com destaque para o elemento circular inovador
Novo vidro vigia envolvente que cobre a coluna C
Aerofólio integrado à tampa traseira
Novo limpador da tampa traseira fixado no vidro
Nova alça de abertura da tampa do porta-malas acoplada à fechadura
Novas cores externas (bege Safari e verde Highway) para a versão Gol Power, além das cores tradicionais do modelo (branco Glacial, vermelho Flash, cinza Urano, preto Ninja, prata Light, cinza Cosmos e azul Índigo)

Completamente renovado, interior ganha em beleza, conforto e funcionalidade

O Gol teve seu interior completamente renovado em sua quarta geração, com foco na beleza, no conforto e, principalmente, na funcionalidade. Mais limpo, moderno e arredondado, o novo painel dá a impressão proposital de que o carro "cresceu por dentro", com aumento do espaço disponível em seu habitáculo. A texturização realça o aspecto clean, com menos ranhuras e visual mais homogêneo. Inspirados no New Beetle, os novos difusores de ar são práticos, bonitos e funcionais.

O ganho de funcionalidade do Gol G4 também pode ser notado por meio do novo sistema de acionamento dos vidros elétricos, que migrou do painel para as portas, simplificando e facilitando o manuseio. As portas ganharam porta-trecos e um novo revestimento em polipropileno, extremamente prático e fácil de limpar. Ao todo, o novo Gol passou a oferecer 11 porta-objetos, nas versões duas portas, e 13, nas versões quatro portas, contra apenas 7 da geração anterior.

A cor ambiente do habitáculo ganhou nova tonalidade, mais equilibrada e sofisticada, chamada "cinza basalto", também utilizada no Fox Plus. Trata-se de uma coloração intermediária entre o escuro (antracite) e o claro (flanel), que evidencia melhor as formas em relevo do interior e permite a visualização em destaque dos apliques em antracite e preto. Ao mesmo tempo, foi mantido o revestimento claro do teto, acima da linha dos vidros, para assegurar uma agradável sensação de amplitude aos ocupantes do veículo.

Compacto, elegante e funcional, o novo "cluster" (instrumentos combinados) também adota solução estética semelhante à utilizada pelo Fox, que foi inspirada nos carros de Fórmula 1. Permite uma rápida e fácil visualização do velocímetro, do hodômetro, do medidor de combustível e demais instrumentos através da parte superior do volante.

Complementando o aspecto esportivo do cockpit, foi criado um novo volante de três raios para o Gol City, cujo desenho é inspirado em engrenagens mecânicas e transmite uma impressão de controle total e confiança plena no manejo do carro.

Os bancos passaram a oferecer novos padrões de malharias e teares, especialmente desenvolvidos para o Gol, em sintonia com as novas tendências mundiais da moda e da arquitetura de interiores. Em lugar dos antigos desenhos e cores, os revestimentos contêm agora formas geométricas e elementos tridimensionais, que realçam o volume e denotam atributos como perfeição e tecnologia. As tonalidades mais usadas são os chamados "cinzas quentes", que lembram produtos naturais como a corda e a juta.

Os novos padrões são: Gol City " Malharia Natural, com destaque às texturas e aos elementos tridimensionais na faixa do meio do banco e Tear Brésil liso, de cor cinza antracite nas laterais. Gol Plus e Gol Power " Tear Bio, na coloração cinza antracite na faixa do meio, e Tear Cometa Azul, com elementos em relevo, de coloração azul esverdeado. Os tecidos combinam com o novo figurino, que procura valorizar as formas dos bancos e caracterizar um interior mais esportivo.

O Gol chega à quarta geração mantendo uma característica fundamental que o acompanha desde a origem: ele foi feito sob medida para os brasileiros. As mudanças estéticas introduzidas no Gol G4 realçam e reafirmam ainda mais seus atributos vitoriosos, sem corromper sua essência. Gerson Barone, chefe de Design & Package da Volkswagen do Brasil

O que mudou no interior do Gol

Novo painel de instrumentos, mais limpo, moderno e funcional, que dá a impressão de que o carro "cresceu por dentro"
Novos difusores de ar, mais práticos e funcionais
Nova cor ambiente, na tonalidade cinza basalto, e novos apliques em preto e cinza antracite
Novos intrumentos combinados
Novos revestimentos de porta
Novo sistema de acionamento do vidro elétrico (agora nas portas)
Novos porta-objetos (agora são 11 na versão duas portas e 13 na versão quatro portas)
Novo volante de três raios
Novos tecidos e figurinos de revestimento dos bancos

Manter a liderança histórica é o principal objetivo de marketing

A nova geração do Gol chega às revendas Volkswagen com o objetivo de manter a liderança histórica de vendas do modelo " que em 2005 completará 19 anos consecutivos " e assegurar ao produto uma participação de mercado acima dos 12% no segmento de automóveis. Uma das estratégias traçadas para isso, além da renovação estética, é a ampliação do leque de oferta de equipamentos e acessórios, com novos módulos de acabamento ainda mais racionais, inteligentes e flexíveis.

O Gol G4 permite ao cliente montar seu carro exatamente de acordo com suas necessidades e aspirações, pagando um preço justo e levando para casa somente aquilo que ele realmente deseja. A partir das versões City, Plus e Power e das motorizações 1.0, 1.6 e 1.8, o consumidor poderá optar por dezenas de combinações diferentes de conteúdo, personalizando seu Gol quanto ao desempenho, acabamento, conforto, aparência e funcionalidade.

Além das novas versões Gol City 1.6 e Gol Plus 1.0, um dos destaques da nova oferta modular é o "Módulo Suspensão Elevada" " disponível para o Gol City 1.6 e para o Gol Power 1.6 e 1.8 " que permite a elevação da altura do carro em relação ao solo em 27 mm, aumentando sua aptidão para encarar terrenos irregulares e estradas de terra. Outro destaque é o "Módulo Image", que permite ao comprador do Gol City adquirir também pára-choques na cor do veículo, rodas de aço aro 14", pneus 185/60 R14 e supercalotas aro 14".

Outra novidade é a oferta independente de vidros elétricos, travas elétricas e controle elétrico para os retrovisores como opcionais para toda a linha Gol. Exclusivamente para a versão Power, está disponível o novo CD Player com MP3.

O brasileiro sente orgulho de ter o Gol na garagem de sua casa. É o carro mais querido do Brasil. Além de moderno, bonito e muito robusto, o novo Gol G4 oferece excelente relação custo-benefício, manutenção bastante acessível e vantagens tanto na hora da compra quanto da venda. Berthold Krueger, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil

Clientes elogiam as mudanças

A Volkswagen do Brasil realizou clínicas com potenciais compradores do Gol para avaliar o impacto do novo modelo no mercado, seu grau de atratividade, o nível de percepção das mudanças e a intenção efetiva de compra, além de compará-lo com seus principais concorrentes. Foram feitas 155 entrevistas pessoais com consumidores das classes A e B, homens e mulheres, com idade superior a 18 anos, residentes em São Paulo e que pretendem comprar um novo carro compacto nos próximos seis meses.

O resultado foi extremamente positivo: para 90% dos entrevistados o Gol G4 ficou ainda melhor ou continua tão bom quanto seu antecessor, o Gol Geração III. O mesmo número de entrevistados também considerou o modelo como uma opção efetiva de compra frente a seus concorrentes. Entre os aspectos mais elogiados, destacam-se: o novo design externo, os novos faróis e lanternas, o novo painel, a quantidade de porta-objetos e o novo interior, mais moderno e espaçoso.

Quando questionados sobre os atributos que mais combinam com o Gol G4, os consumidores apontaram: a funcionalidade (93%), a confiabilidade (92%), o espírito jovem (91%), o conforto (86%) e a economia (86%), além de destacarem que o modelo é moderno (84%), possui elevado padrão de qualidade (88%) e dá prazer ao dirigir (88%).

Essencialistas preferem o Gol

O perfil psicográfico do consumidor do Gol é formado principalmente pelos chamados "essencialistas". São pessoas que, independentemente da escolaridade, idade, sexo, região geográfica ou poder aquisitivo, compram marcas conhecidas e de qualidade, preferem carros compactos e de custo mais acessível e têm prazer em cuidar do veículo " costumam fazer manutenções regulares. Os essencialistas valorizam atributos como confiabilidade, resistência, robustez, valor de revenda, custo de manutenção e relação custo x benefício.

Em suas versões mais completas, o Gol também atrai consumidores do perfil "guiados pela imagem", que têm uma relação mais emocional com o carro, adoram dirigir, buscam um veículo que impressione e ajude a criar sua imagem social. Este grupo é formado por pessoas de espírito jovem, moderno e diferenciado, que desejam um veículo rápido, exclusivo e esportivo. Apesar de gostarem de carros grandes e caros, estes consumidores efetivamente compram modelos mais acessíveis e compactos.

Goleada: confira os atributos que poem o Gol à frente de seus concorrentes

Único carro de entrada do Brasil com três anos de garantia integral para motor e câmbio
Maior autonomia da categoria (772 km, com gasolina)
Maior velocidade máxima da categoria entre os veículos 1.0 L (165 km/h, com álcool)
Maior tanque de combustível da categoria (51 litros)
Banco do motorista com regulagem de altura
Espelhos nos pára-sóis direito e esquerdo
Pneus de perfil mais seguro (175/70 R13)
Maior distância entre eixos (2.468 mm)
Único com opção de suspensão elevada em 27 mm
Partes metálicas internas totalmente revestidas
Carroceria com 5 anos de garantia contra a corrosão
Desenvolvido com o conceito de "Serviceability", que facilita, agiliza e barateia a manutenção
Submetido a crash-tests e testes severos de resistência e de durabilidade que o tornam o mais seguro de sua categoria

A partir de agora, Gol é oferecido somente com motor bicombustível

Em suas três versões básicas de acabamento (City, Plus e Power), o Gol G4 será oferecido no mercado interno exclusivamente com motores flexíveis, que funcionam com álcool, gasolina ou com qualquer mistura dos dois combustíveis. As versões com propulsores exclusivamente a álcool ou a gasolina deixam de existir, em sintonia com as atuais tendências de preferência do consumidor brasileiro. A nova oferta inclui motores 1.0, 1.6 e 1.8 litro Total Flex, que se caracterizam por oferecer excelente desempenho, resistência, durabilidade, elasticidade e economia.

As versões City (de entrada) e Plus são equipadas com motor EA 111 RSH 1.0 Total Flex de 8 válvulas, que desenvolve uma potência máxima de 68 cv quando abastecido só com álcool e de 65 cv só com gasolina. Com este propulsor, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos (álcool) e 13,4 segundos (gasolina), atingindo uma velocidade máxima de 165 km/h (álcool) e 164 km/h (gasolina).

Comparado a seus concorrentes, o Volkswagen Gol G4 1.0 é aquele que tem o melhor desempenho no conjunto. É o carro que atinge a maior velocidade máxima (seja com álcool ou com gasolina), tem o menor consumo médio urbano de combustível (13,6 km/l, com gasolina) e tem a maior autonomia de rodagem (772 km, com gasolina). O modelo também está entre os mais "espertos": é um dos poucos que consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos.

A segunda opção de motorização, disponível nas versões City e Power, é o motor EA 827 1.6 Total Flex de 8 válvulas, que desenvolve 99 cv só com álcool e 97 cv só com gasolina. A aceleração do modelo de 0 a 100 km/h é atingida em 11,2 segundos (álcool) e 11,5 s (gasolina). O carro desenvolve uma velocidade máxima de 184 km/h (álcool) e 183 km/h (gasolina). Este foi o primeiro propulsor flexível disponível no mercado, lançado no pioneiro Gol 1.6 Total Flex, em março de 2003. A terceira e última opção de motorização é o EA 827 1.8 Total Flex de 8 válvulas, que equipa exclusivamente a versão Power, atingindo a potência de 106 cv só com álcool e de 103 cv só com gasolina. Com este propulsor, o Gol Power acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos (álcool) e 10,1 segundos (gasolina), atingindo a velocidade máxima de 190 km/h (álcool) e 189 km/h (gasolina).

Comparado com seus concorrentes diretos, o Gol Power 1.8 também é aquele que, no conjunto, oferece melhor desempenho combinado com economia de combustível. Ele tem a melhor relação peso/potência da categoria (9,4 kg/cv), está entre os mais econômicos na estrada e também é o carro que tem maior autonomia com um tanque de combustível (711 km).

Suspensão elevada é opcional

Com relação ao chassi, o novo Gol G4 mantém o mesmo sistema do antecessor, consagrado, eficiente e muito bem ajustado: suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais integradas, e suspensão traseira independente com molas helicoidais. Trata-se de uma suspensão altamente reconhecida por sua excelência mecânica e pelo baixo custo de manutenção, que proporciona ótima dirigibilidade, estabilidade e segurança na condução do veículo. A novidade é a oferta de suspensão elevada em 27 mm como opcional para as versões equipadas com motores 1.6 e 1.8.

Câmbio: agilidade e esportividade

O Gol G4 é equipado com o eficiente e preciso sistema de câmbio 013, de cinco marchas, manual, produzido pela Volkswagen do Brasil na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Esta é uma transmissão que tem como principal característica uma relação de marchas mais curta, proporcionando muita agilidade e esportividade na condução do veículo.

Gol segue imbatível em custo e facilidade de manutenção

A facilidade, a rapidez e o baixo custo de manutenção do Gol são diferenciais competitivos do modelo frente aos concorrentes desde a sua primeira versão e estão presentes também na Geração 4. Mesmo antes de seu nascimento, o Gol foi cuidadosamente concebido dentro de uma engenhosa estratégia denominada "serviceability" (facilidade de manutenção e reparabilidade), que se traduz em uma "mecânica amigável", que prevê uma longa vida útil para o modelo e a necessidade de se garantir sua conservação no decorrer dos anos.

Os criadores do Gol também optaram pela utilização de componentes de maior durabilidade, dentro do conceito básico de um carro "valente", "pau pra toda obra" e que "não dá dores de cabeça". Os mecanismos expostos à ação do clima, por exemplo, têm tratamento anticorrosivo, o que não acontece com alguns concorrentes. As peças metálicas são confeccionadas com aço de maior espessura e melhor qualidade. Os itens de suspensão são dimensionados para uso intensivo em condições adversas.

O Gol é o único carro em seu segmento com 3 anos de garantia para motor e câmbio e que permite o completo diagnóstico eletrônico de problemas por computador, fator que agiliza, facilita e barateia a manutenção. As concessionárias Volkswagen estão equipadas com os modernos sistemas VAS 50/51 e VAS 50/52 que, conectados ao carro, conduzem o mecânico passo-a-passo na execução dos testes até apontar exatamente o item a ser substituído ou consertado.

"O sistema possibilita ao mecânico fazer o reparo certo já na primeira vez, sem recorrer à prática usual da tentativa e erro", afirmou Joacyr Drummond Junior, gerente-executivo da Assistência Técnica da Volkswagen do Brasil. Ele acrescentou que, além desta sólida base tecnológica, as equipes de assistência técnica da Rede Volkswagen também recebem treinamento intensivo e dispõem de informações sempre atualizadas sobre os produtos da marca, transmitidas continuamente via internet por meio do sistema ELSA.

Mais recentemente, em julho deste ano, a Volkswagen lançou um novo conceito de manutenção veicular, chamado "Soluções Originais Volkswagen", que oferece pacotes completos de manutenção, incluindo um conjunto de peças, materiais e serviços para diversos itens funcionais do veículo. Com isso, os preços foram reduzidos e o Gol ampliou ainda mais sua vantagem frente aos concorrentes, com o menor custo de manutenção entre os carros da categoria.

Fatores que facilitam a manutenção e tornam o Gol imbatível frente à concorrência:

Motor / Transmissão / Chassi

Correia poly V com regulagem automática: além de ser facilmente removida e instalada, a correia que aciona a direção hidráulica e o alternador do Gol não precisa de regulagem periódica.
Tuchos hidráulicos que acionam as válvulas: dispensam regulagem.
Correia dentada: não necessita de troca periódica e regulagem.
Dreno líquido de arrefecimento: uma válvula na parte inferior do radiador permite a coleta e reaproveitamento do líquido.
Alternador e motor de partida: podem ser testados pelo sistema de autodiagnóstico do motor e retirados sem a necessidade de operações complexas.
Autodiagnóstico do motor: um único conector OBDII (universal) permite o diagnóstico do motor e sistemas eletrônicos do veículo.
Uso de juntas líquidas no motor: um único produto serve para vários mecanismos e motores diferentes.
Acesso aos vedadores e juntas: é facilitado devido ao posicionamento do motor.
Gancho do motor: pontos previstos no projeto para remoção ou sustentação do motor nos serviços de manutenção.
Transmissão: pode ser removida e instalada sem a necessidade de remoção das travessas de sustentação.
Regulagem da cambagem e da convergência: o alinhamento do carro pode ser feito nos locais indicados para ajustes, sem a necessidade de troca de peças.

Estrutura / Acabamento / Parte elétrica

Vidro colado: por incrível que pareça, dois produtos da concorrência ainda têm vidros fixados por guarnição. No caso do Gol, todos os vidros são colados com cola ultra-resistente aplicada por robôs, garantindo maior reforço estrutural da carroceria (em caso de capotamento), vedação total contra a entrada de água e mais segurança contra arrombamentos.
Revestimento das portas: permitem a reparação e substituição de componentes específicos, sem a necessidade de troca completa.
Autodiagnóstico do instrumento combinado: permite testar os diversos componentes "drive control" (marcador de combustível, velocímento, sensor de temperatura do motor, led de pressão do óleo, etc) sem a necessidade de desmontagem do painel e dos respectivos componentes.

Tecnologia, pioneirismo e recordes marcam os 25 anos do Gol

Em seu processo de permanente renovação e atualização tecnológica, o Gol tem sido o pioneiro na introdução das principais inovações da indústria automotiva brasileira nos últimos 25 anos. Da mesma forma, o modelo também foi o responsável por apontar uma série de novas tendências de mercado e por desbravar novos roteiros de exportação, além de ser o único a alcançar recordes imbatíveis na indústria automotiva nacional.

Veja a seguir 25 exemplos deste pioneirismo:

1. Maior sucesso da indústria automobilística nacional em todos os tempos
2. Primeiro e único carro fabricado no Brasil a superar a marca de 4 milhões de unidades produzidas, em julho de 2003
3. Primeiro e único carro brasileiro a superar a marca de 4 milhões de unidades vendidas no mercado nacional, em janeiro de 2005
4. Único carro criado e produzido no Brasil a liderar as vendas no mercado interno por 19 anos consecutivos (1987 a 2005)
5. Primeiro carro criado e fabricado no Brasil a se tornar modelo de entrada da marca Volkswagen em mercados internacionais
6. Carro mais exportado da Volkswagen do Brasil, com mais de 500 mil unidades embarcadas para 50 países
7. Primeiro carro brasileiro a superar o Fusca, ao completar 3,3 milhões de unidades produzidas, em fevereiro de 2001
8. Primeiro e único carro de entrada nacional com três anos de garantia para o motor e o câmbio (desde 2004)
9. Primeiro carro equipado com motor bicombustível Total Flex (Gol Power 1.6 Total Flex), desde março de 2003
10. Primeiro veículo a popularizar o acesso à tecnologia bicombustível, com o lançamento da versão de entrada Gol (City 1.0) Total Flex em fevereiro de 2005
11. Líder em todas as pesquisas "Top of Mind" já realizadas no Brasil pelo Instituto Datafolha por 14 anos consecutivos
12. Primeiro carro brasileiro a utilizar o sistema de injeção eletrônica de combustível, em 1988, na versão Gol GTi 2.0
13. Primeiro carro brasileiro a liderar vendas simultaneamente nos três principais países da América Latina (Brasil, México e Argentina)
14. Primeiro carro brasileiro a oferecer garantia de cinco anos contra corrosão (desde 1999, na Geração III)
15. O Gol GT 1.8, com 99 cv, foi o primeiro carro nacional a acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, em 1984
16. Recordista mundial em provas de Endurance de 5 mil, 10 mil e 25 mil quilômetros, homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), em 2003
17. Modelo introdutor de séries especiais que fizeram história como o Gol Copa (que celebrou a Copa do Mundo de 1982) e o Gol Rolling Stones (que homenageou a primeira turnê da banda Rolling Stones no Brasil)
18. Primeiro e único carro criado e fabricado no Brasil equipado com o revolucionário motor turbo 1.0 16V, tecnologia mundial exclusiva da Volkswagen
19. Protagonista de inovações que têm pautado a propaganda brasileira nas últimas décadas
20. Primeiro carro de seu segmento equipado com airbag full size, na versão GTI 2000 16V, em 1998
21. Primeiro carro inteiramente desenvolvido no Brasil a ser fabricado no exterior (China e Irã, em regime de CKD)
22. Primeiro carro desenvolvido e produzido no Brasil exportado para a Rússia (para suportar o frio intenso, motor recebeu válvula que capta o ar quente do escapamento e aquece a câmara de combustão sempre que a temperatura atinge 8 graus negativos. O filtro de ar ganhou uma espécie de "snorkel" para evitar entupimento com a entrada de neve)
23. Primeiro carro popular a ter uma versão com espírito offroad: Gol Rallye
24. Primeiro carro popular a utilizar alta tecnologia e robôs no processo produtivo em larga escala
25. Primeiro carro brasileiro a utilizar um eixo integrado auto-estabilizante na suspensão traseira Rodagem e bateria de crash-tests comprovam segurança do veículo

O novo Gol G4 passou por uma severa bateria de crash-tests e testes de durabilidade nas estradas, nos campos de prova e nos laboratórios de alta tecnologia da Volkswagen do Brasil para chegar ao cliente com níveis de segurança 20% superiores aos exigidos pela legislação brasileira " e também em plena conformidade com os requisitos mundiais de qualidade do Grupo Volkswagen.

Embora seja herdeiro de uma sólida estrutura construída ao longo dos 25 anos " que confere ao carro os atributos de segurança, confiabilidade, durabilidade e robustez " o Gol G4 foi inteiramente recertificado. Todos os componentes e materiais utilizados no carro, dos metais aos plásticos e tecidos, foram submetidos às condições mais severas e adversas de temperatura e durabilidade.

Os testes de rodagem somaram mais de 1,3 milhão de quilômetros em estradas de diferentes pontos da América Latina. O G4 comprovou sua resistência em todo tipo de piso: asfalto, terra, pedras, lama, buracos, etc. Ao mesmo tempo, reagiu muito bem em regiões de climas adversos, que exigem mais esforço do motor e maior resistência dos componentes. O carro enfrentou com bravura temperaturas extremas: desde tórridos 45 graus centígrados até o frio abaixo dos 20 graus negativos.

Nos crash-tests, o Gol G4 foi testado e aprovado, submetido à colisão contra uma barreira rígida a uma velocidade de 50 km/h, como determinam as normas internacionais de segurança. As novas frente e traseira, além do pára-choques e painel de instrumentos, também foram exaustivamente testados e comprovaram que o novo Gol oferece segurança acima da média aos seus ocupantes.

As novas frente e traseira mantiveram os mesmos (positivos) índices de absorção de impacto do Gol Geração III. O painel de instrumentos, que foi rejuvenescido e agora é composto de uma única peça, apresentou ganho em resistência. Também apresentaram excelente performance os componentes internos ligados à ergonomia, como o acesso aos comandos e a visualização dos instrumentos. O sistema interno de distribuição de ar também apresentou ganhos em relação às gerações anteriores.

O resultado do teste HIC (sigla norte-americana cuja tradução significa "índice de lesão da cabeça") dá uma idéia do excelente nível de segurança que o Gol G4 proporciona aos seus ocupantes. Os resultados do carro no teste ficaram 35% melhores que o limite de risco aceito pelos organismos internacionais de segurança veicular. São fatores como esse que fazem do líder do mercado brasileiro um campeão em atributos como resistência, segurança, confiabilidade e tecnologia.

História do Gol se confunde com a história do Brasil

Na condição de carro mais vendido e mais querido do País há 19 anos, o Gol tem uma história que se entrelaça com a própria história do Brasil e com a trajetória vitoriosa da indústria automotiva brasileira. Nenhum outro carro nacional cumpriu com tanta desenvoltura os objetivos indicados por seu nome: Gol " que sugere marcar pontos, conquistar resultados, chegar ao alvo, atingir a meta.

A decisão de fazer o Gol foi tomada no começo dos anos 70, em meio ao chamado "Milagre Econômico Brasileiro", quando a venda de automóveis no Brasil crescia a passos de gigante: 25% ao ano.

Desde o início de sua concepção e projeto, em 1976, o Gol foi o carro-símbolo da maturidade e da competência do design e da engenharia automotiva nacional. Ele foi inteiramente desenvolvido pela Volkswagen do Brasil com a duríssima missão de substituir o Fusca, modelo que naquela ocasião já liderava vendas no mercado interno havia mais de 25 anos e que tinha uma verdadeira legião de admiradores.

Depois de projetos bem-sucedidos como o TL e o Brasília, os brasileiros haviam conquistado prestígio junto à matriz, na Alemanha, como ótimos "inventores" de automóveis. A responsabilidade pela coordenação da equipe de design que criou o primeiro Gol foi do carioca Günter Karl Hix, atualmente radicado em São Paulo. Hix contou recentemente à revista "V" que o modelo foi concebido, desde a sua origem, para ser um carro moderno, versátil e também expressar um certo ar esportivo.

Inovador desde o princípio

Quando o Gol foi exibido pela primeira vez, em 15 maio de 1980, o consumidor foi surpreendido por um modelo de alta qualidade técnica que se destacava pela beleza, estilo em forma de cunha e perfil aerodinâmico. O motor 1.3 refrigerado a ar, com tração dianteira, tinha 42 cv de potência e rodava 15,8 km/l a 80 km/h. Além de supereconômico, o Gol era o carro com maior autonomia do mercado brasileiro (870 quilômetros), pois tinha reservatório com capacidade para 55 litros.

A inovadora tecnologia Volkswagen estava presente também no sistema de suspensão. A dianteira era do tipo McPherson, enquanto que na traseira se destacava um eixo integrado auto-estabilizante, o mais avançado dentre todos os automóveis nacionais em concepção, eficiência e robustez. Com essas soluções, o Gol se apresentava como um modelo bem ao gosto do brasileiro: seguro e confortável, que absorvia bem as vibrações e a irregularidade das pistas.

Há um fato bastante curioso sobre a primeira geração do Gol. Apesar de aparentar dimensões externas bem maiores, o carro era 24,1 cm menor que o Fusca e 23,2 cm menor que o Brasília " os modelos Volkswagen que lideravam o mercado brasileiro na época. O design interior, com ênfase no espaço e no conforto, reforçava a percepção de que o Gol era um carro maior do que aparentava.

Rumo ao topo

O modelo somou 36.731 unidades vendidas já no ano de seu lançamento, em 1980, e não parou mais de crescer. Em 1982, o Gol superou pela primeira vez a marca das 50 mil vendas anuais (51.870); em 1988, passou das 100 mil unidades (103.583) e, em 1993, ficou acima da marca de 150 mil (184.510 unidades no ano), patamar abaixo do qual nunca mais ele caiu, nem durante as crises mais agudas da economia nacional.

A chegada do Gol ao topo de vendas foi rápida e avassaladora. Depois de três anos na vice-liderança do mercado, em 1987 o Gol modelo assumiu o lugar mais alto do pódio e nunca mais deixou seu posto. Ainda não havia internet, telefone celular e DVD, nem tampouco eleição direta para Presidente da República, mas o Gol já era líder de vendas no País.

Na condição de carro mais vendido da década de 80, o Gol iniciou os anos 90 em ritmo acelerado. Já em 1991, ganhou nova frente com novos faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminado. No mesmo ano, o Gol foi apontado "o carro mais lembrado pelo consumidor brasileiro" na primeira pesquisa "Top of Mind" do Instituto Datafolha. Todas as outras 14 edições subseqüentes reafirmaram o mesmo resultado: o Gol jamais saiu da cabeça e do coração dos brasileiros.

Em 2001, o Gol superou o Fusca em volume de vendas, com 3,3 milhões de unidades comercializadas. Dois anos depois, o modelo chegou a incríveis 4 milhões de unidades produzidas e, em dezembro de 2004, alcançou 500 mil unidades exportadas para 50 países, consolidando a posição atual de carro mais exportado do Brasil. Em 2005, o Gol chegou a 4 milhões de vendas no mercado interno, um número equivalente a toda frota de veículos da cidade de São Paulo, a maior do País.

Geração II: "Novo Gol É Gol de Novo"

O carro passou pela primeira grande transformação em 1994, quando a Volkswagen lançou o modelo Geração II, com design arredondado e inovador, que logo recebeu o apelido carinhoso de "Gol Bolinha". O modelo começou a ser desenvolvido em 1989 a partir de uma pesquisa que apontou o que deveria ser aperfeiçoado na visão do cliente, sem alterações na parte motriz, extremamente confiável e apreciada.

Foi assim que o carro ganhou mais espaço interno, mais aderência ao solo, mais estabilidade em altas velocidades, porta-malas mais amplo, mais segurança e menor nível de ruído. O consumidor aprovou o produto de imediato, que foi percebido como um carro moderno, elegante, em sintonia com as tendências internacionais da época e com ganho expressivo em tecnologia embarcada.

O Gol Geração II surgiu plenamente adaptado aos padrões mundiais de proteção ao meio ambiente, equipado com um pacote ecológico que incluía componentes antipoluentes, materiais recicláveis e produtos naturais. O sistema de ar-condicionado passou a usar o gás R-134a, um produto inofensivo ao meio ambiente, em lugar do CFC (cloro-flúor-carbono), que destrói a camada de ozônio.

Geração III: "Elegância, maturidade e tecnologia"

Lançada em maio de 1999, a Geração III renovou ainda mais as linhas do Gol, resultando em um carro moderno e agressivamente esportivo. Além disso, consolidou os atributos racionais de robustez, praticidade e qualidade do modelo. A terceira geração do Gol introduziu ainda um novo padrão de qualidade no acabamento para a categoria, com ganhos substanciais em sofisticação e requinte, perceptíveis desde as junções de chapas até os tecidos de revestimento.

Todos os detalhes ligados ao toque, ao visual e à sensibilidade do carro foram aperfeiçoados. Os bancos dianteiros ganharam controle de altura e profundidade, oferecendo segurança e conforto. O painel foi totalmente renovado em desenho, textura e tonalidade, combinando perfeitamente com os novos revestimentos das portas, do teto e dos bancos. O carro ganhou ainda faróis translúcidos e brilhantes, em policarbonato, resistentes a pequenos impactos.

Com 70% das chapas zincadas e um significativo reforço estrutural da carroceria, o Gol Geração III foi o primeiro modelo da categoria a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão. O carro também foi pioneiro em módulos opcionais de personalização, um novo sistema lançado pela Volkswagen do Brasil que permitiu ao comprador máxima flexibilidade na aquisição de componentes adicionais.

Foi em sua terceira geração que o Gol recebeu o revolucionário motor 1.6 Total Flex e tornou-se o primeiro carro bicombustível do País, em março de 2003. Sempre pioneiro e inovador, o Gol foi o modelo introdutor da tecnologia que está mudando o perfil da indústria automotiva brasileira.

Séries especiais: "Versatilidade"

A diversidade e o sucesso das séries especiais são características marcantes do Gol, que denotam a extrema versatilidade do modelo. Tudo começou com a série Copa, lançada em 1982 no embalo de Zico, Sócrates, Falcão & cia. para festejar a participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha. O time treinado por Telê Santana " um dos melhores já vistos em todos os tempos " não teve muita sorte, mas o Gol Copa obteve um grande sucesso e estimulou a Volkswagen a repetir muitas vezes a experiência.

Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, que também foi um grande sucesso com 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, a Volkswagen lançou o Gol Atlanta para celebrar os Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos e, mais uma vez, as vendas superaram as expectativas.

Outra série bem sucedida foi a Fun, lançada em maio de 2001, que conquistou o público de espírito jovem tendo como destaque exclusivo a moldura dos faróis duplos pintada na cor do veículo. Depois vieram as séries Gol Highway I e II, lançadas respectivamente em 2001 e 2003, equipadas com motor 16 válvulas, e a série Gol Rallye, em 2004, para os amantes da vida ao ar livre, com suspensão elevada e forte estilo offroad.

Vale destacar ainda uma outra série especial que atendeu de tal forma aos desejos do consumidor que acabou se tornando versão permanente: o Gol Power. Lançado em 2001, o modelo nunca mais saiu de linha, enfatizando com clareza os atributos do Gol, tais como força, resistência, durabilidade e confiabilidade. A versão segue firme agora no Gol G4, disponível em duas opções de motorização: 1.6 e 1.8.

Cronologia de fatos marcantes do Gol

1980 Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).
1981 Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.
1982 Série Copa.
1983 Ganha assoalho em carpete, apoio de cabeça e lateral da porta em tecido.
1984 Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e de nova versão com motor 1.8 S.
1985 Lançamento da série especial Plus.
1986 Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.
1987 Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.
1988 Ganha novo painel de instrumentos injetado e espumado, vidro elétrico, trava elétrica nas portas, novos acabamentos internos, banco traseiro bi-partido.
1989 Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.
1990 Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.
1991 Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminados para todas as versões.
1992 Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800.
1993 Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv.
1994 Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI.
1995 Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones.
1996 Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 carburado. Regulagem de altura para banco do motorista e cintos de segurança. Lançamento da série especial Atlanta.
1997 Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.
1998 Início das versões 4 portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V que faz do Gol o primeiro carro brasileiro com airbag full size na categoria. Inclusão do computador de bordo na versão GL 1.8 Mi. Imobilizador eletrônico de série a partir da versão 1.0 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.
1999 Lançamento da Geração III. Novo design. Oferta modular (Preferencial, Conforto, Luxo e Estilo). Nova frente com pára-choque na cor do veículo, faróis de plástico transparente que incorporam o pisca, iluminação do painel nas cores azul e vermelho, conta-giros e hodômetro parcial.
2000 Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (o primeiro 1.0 turbo do Brasil).
2001 Gol supera a produção do Fusca. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com 4 portas.
2002 Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend, Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo.
2003 Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional a utilizar álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de 5 mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III 2 portas. VW comemora em 10 de julho marco histórico de 4.000.000 de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada do Geração III.
2004 Lançada em 26 de agosto a nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemora 500.000 Gol exportados para 50 países.
2005 Gol chega a 4.000.000 de unidades comercializadas no Brasil. Lançado em fevereiro o Gol City Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia. Gol ultrapassa a marca de 4,5 milhões de unidades produzidas, recorde absoluto da indústria automotiva brasileira.

Gol brasileiro já roda em 50 países

A exemplo das suas gerações anteriores, o Gol G4 manterá a tradição de ser o modelo de entrada da marca Volkswagen em mais de 30 mercados emergentes da América Latina, África, Ásia e Leste Europeu. Entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2006, o G4 estará rodando na Argentina, México, Rússia, Marrocos e todos os demais países para onde é enviado atualmente.

Carro mais exportado da história da Volkswagen no País, o Gol deverá superar em 2005 a marca das 600 mil unidades embarcadas nesses 25 anos de existência. Em dezembro de 2004, a Volkswagen do Brasil promoveu um grande evento para comemorar um dos seus maiores recordes históricos: a marca de 500 mil Gol exportados para 50 países.

Líder de vendas na Argentina e segundo carro mais vendido no México, o Gol está presente hoje em 90% dos mercados em desenvolvimento que reúnem características de consumo, rodagem e poder de compra adequados para recebê-lo. Apenas nos últimos dois anos, ingressou em 25 novos países " e só não avançou mais porque não possui uma versão para circular em países que exigem a direção do lado direito (mão inglesa).

O Gol foi um dos responsáveis pelo recorde histórico que a Volkswagen do Brasil registrou no primeiro semestre deste ano em volume de exportação, com 127.042 carros e comerciais leves montados embarcados. O número representa um crescimento de 36% sobre o volume exportado no mesmo período de 2004 (93.218 unidades). O modelo mais exportado em 2005 foi o Gol, com quase 50 mil unidades.

Linhas de produção do Gol somam mais de 300 robôs

As linhas de produção do Gol nas fábrica de Taubaté e São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, somam mais de 300 robôs de origem suíça, sueca e alemã, que executam operações de solda, manuseio, dobradura (grafagem) e aplicação de cola, com extrema qualidade e precisão. O Gol é o carro de entrada brasileiro com mais tecnologia aplicada ao processo produtivo, adotando métodos de fabricação de classe mundial.

A unidade industrial que iniciou a produção do Gol no Brasil (1980) e que concentra o maior volume do modelo, localizada em Taubaté, no interior paulista, foi a primeira fábrica de veículos da América Latina a obter o certificado de qualidade ISO 9002, em dezembro de 1993. Atualmente, a unidade está entre as melhores do Grupo Volkswagen no mundo em vários indicadores de performance e competência industrial.

A fábrica de São Bernardo do Campo, que abriga a segunda linha do Gol no País, passou por profunda reestruturação no início da década e foi totalmente modernizada para a fabricação da linha Polo e, mais recentemente, com o início de produção do Fox para o mercado europeu.

Para fazer a nova geração do Gol, a fábrica de Taubaté instalou novos equipamentos de solda e duas novas ilhas robotizadas de última geração, que proporcionam a confecção de capôs e tampas ainda mais perfeitos. O ganho de qualidade " que pode ser percebido pela visão ou pelo tato " ocorreu por meio da redução dos pontos de solda aparentes e do ajuste mais exato das partes móveis do veículo. As novas ilhas atendem também a linha de produção de São Bernardo do Campo.

Os engenheiros de produção de ambas fábricas participaram do desenvolvimento do novo Gol desde o início do projeto, trabalhando em conjunto com as áreas de Design & Package, Engenharia de Produto, Qualidade Assegurada e Vendas e Marketing. Partindo das aspirações do cliente, houve um perfeito casamento entre o processo de criação do novo carro e o desenvovimento dos meios de produção.

Dentre as inovações tecnológicas, a linha de produção do Gol G4 está introduzindo garras de solda montadas no conceito "Lego", facilmente desmontáveis e remontáveis em caso de paradas de manutenção ou mudanças no projeto. Além disso, a construção das tampas traseiras usa equipamentos de grafagem (dobra das pontas) totalmente elétricos, que conferem maior precisão ao processo e eliminam a necessidade de óleo, com ganhos para o meio ambiente.

Além das novas instalações de Carroceria, as fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo receberam novas ferramentas de Estamparia e novos dispositivos de Pintura e Montagem associados ao novo Gol. A unidade de Taubaté emprega 5.000 pessoas e produz 810 veículos por dia. Com mais de 12.000 empregados, a fábrica de São Bernardo do Campo (também conhecida por Anchieta) tem capacidade de montar diariamente 1.400 veículos.

Da razão à emoção, propaganda do Gol é sempre surpreendente e inovadora

Além de ter revolucionado o mercado brasileiro de automóveis, o Gol também mudou profundamente a propaganda nacional nas últimas três décadas. O lançamento do carro foi marcado por um comercial de um minuto de duração, uma superprodução para a época. Na cena inicial, o globo terrestre aparecia na tela como se fosse visto de uma nave espacial a milhares de quilômetros de distância. Com uma trilha sonora que acentuava o clima de suspense, a câmera iniciava então um zoom veloz aproximando-se da Terra, depois "fechando" sucessivamente os quadros até chegar ao Brasil, à Volkswagen e ao carro, mostrando até os detalhes internos.

Na mídia impressa, decidiu-se que as peças não teriam ambientações e nem figurações: o único astro seria o carro. Conceitualmente, todas as mensagens procuravam transmitir a idéia de um produto mais moderno e confortável que o Fusca, mas com todas as tradicionais caracterísitcas de robustez e qualidade mecânica da marca Volkswagen. Na seqüência, vieram campanhas de sustentação mostrando separadamente atributos diferentes do carro, como motorização, desempenho, dirigibilidade e capacidade do porta-malas.

No lançamento da segunda geração do Gol, o desafio era construir uma imagem completamente renovada à marca e ao produto, mas sem abrir mão de seus valores tradicionais. Neste contexto, foram criados dois filmes de grande sucesso. O primeiro, chamado "Garagens", mostrava portas de garagens se abrindo com a passagem do Gol pelas ruas ao som de "Carinhoso". O outro, com forte apelo tecnológico, exibia robôs da fábrica de Taubaté posando para uma foto como se fossem pessoas. Tudo isso sob o slogan marcante: "Novo Gol é Gol de Novo".

Já a estratégia de lançamento do Gol Geração III teve como objetivo central "tatuar a marca no coração das pessoas". Explica-se: se o Gol conquistou o País por seus atributos racionais como robustez, durabilidade e facilidade de manutenção, era a hora de fisgar também o lado emocional do cliente. Foram criados então quatro comerciais de televisão marcados pelo bom humor e pela emoção. O filme de maior impacto foi aquele em que o carro é filmado em ação no gramado do Maracanã enquanto o placar não agüenta mais assinalar tantos gols e acaba explodindo.

"O Gol da sua vida"

A campanha de lançamento do Gol G4 ressalta a importância do carro na vida dos brasileiros. "O apelo emocional é a essência da comunicação do novo produto, buscando fortalecer o vínculo afetivo dos brasileiros com o carro mais querido do País. O Gol é um verdadeiro ícone da nossa cultura", explica Marcelo Olival, gerente de Propaganda e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Logo no início da campanha, será exibido um teaser com um famoso gol perdido por Pelé na Copa do Mundo de 1970. No lance, o "Rei do Futebol" dá um drible de corpo em Mazurkiewcz, goleiro do Uruguai, e chuta a bola para fora. A propaganda "muda" a história do futebol: "corrigindo" a trajetória do chute e "fazendo" a bola entrar. Quando Pelé comemora o gol, a cena é cortada para o novo produto Volkswagen, com a locução dizendo: "Vem aí o Gol Geração 4. O Gol que todo mundo sempre quis ver."

O apelo emocional fica ainda mais forte no filme de lançamento do carro, com um minuto de duração, que usa como trilha sonora a versão em português da música "In My Life", dos Beatles. O filme mostra uma sucessão de cenas curtas retratando a vida de uma pessoa nascida em 1980, quando foi lançada a primeira geração do modelo. Tudo começa com o pai do personagem levando sua mãe à maternidade dentro de um Gol. O carro acompanha o crescimento do garoto até ele entrar na faculdade, quando ganha de presente um Gol "Bolinha" (Geração II). É tempo de liberdade, romance e aventura, inclusive "dentro do carro".

Já com seu Gol Geração III, nosso personagem comemora a conquista do tetra, dá um beijo apaixonado e vive um momento de tristeza na hora da venda do carro. Aí, a música pára... ele sai de cabeça baixa pela rua. De repente, olha para o lado e vê o Gol G4 em uma concessionária. A música recomeça. Na cena final, o jovem personagem está feliz, de carro novo, quando entra a assinatura da campanha: "Chegou o Gol Geração 4. O Gol da sua vida."

Gol City 1.0 e 1.6 Total Flex

Principais equipamentos de série

Externo:

Rodas de aço 13"
Supercalotas com logo injetado
Pneus 175/70 R13
Pára-choques na cor preta
Logo Total Flex na tampa traseira
Logotipo 1.6 na tampa traseira (apenas para versão 1.6)
Logotipo "Gol" injetado na tampa traseira
Retrovisores na cor preta

Interno:
Hodômetro parcial/total digital
Instrumento combinado com iluminação vermelha
Porta-copos no console / coifa em vinil
Porta-luvas com tampa
Porta-objetos no painel
Acabamento interno em Malharia Natural Cinza
Volante espumado de 3 raios " 375mm

Funcional / Conforto:
Relógio digital
Pára-sóis bi-articulados com espelhos nos lados esquerdo e direito
Tomada 12V
Ventilação forçada com 4 velocidades
Push button para abertura da tampa traseira
Banco do motorista com regulagem de altura simples
Luz de cortesia no teto com interruptor na porta do lado esquerdo

Segurança:

Imobilizador eletrônico
Porta do lado direito com chave
Tampa do tanque de combustível com chave

Opcionais:

Módulo Image (Pára-choques na cor do veículo + rodas de aço 6JX14 + pneus 185/60 + supercalotas R14 com logo aplicado + grade de proteção do radiador na cor do veículo)
Módulo retrovisores externos com controle elétrico (central elétrica de maior capacidade + espelho retrovisor externo direito convexo + espelho retrovisor externo com controle elétrico)
Módulo ar-condicionado (central elétrica de maior capacidade + alternador trifásico 90A + sistema de ar-condicionado + sistema de arrefecimento do motor com elevada potência + ar-condicionado com regulagem mecânica + ar-condicionado com regulagem mecânica e compressor variável)
Módulo Aquecimento interno
Módulo trava elétrica para 2 ou 4 portas (central elétrica de maior capacidade + travamento central)
Módulo conforto (revestimento dos bancos em tecido Tear Brésil cinza + quadro de instrumentos com conta-giros, hodômetro parcial e relógio digital + cintos dianteiros com regulagem de altura + cintos laterais traseiros retráteis + retrovisores externos do mesmo tamanho + regulagem interna dos retrovisores externos + brake-light + revestimento em carpete para o porta-malas)
Módulo preparação para som (antena no teto + preparação para 4 auto-falantes)
Módulo vidros dianteiros elétricos para 2 portas (central elétrica de maior capacidade + vidros elétricos)
Módulo vidros dianteiros elétricos para 4 portas (central elétrica de maior capacidade + levantador do vidro dianteiro elétrico e traseiro mecânico)
Módulo 4 portas
Módulo desembaçador do vidro traseiro (central elétrica de maior capacidade + alternador trifásico 70A + alternador 75A + desembaçador do vidro traseiro)
Módulo lavador + limpador traseiro + temporizador pára-brisa (central de maior capacidade + lavador e limpador traseiro com temporizador + temporizador do limpador do pára-brisa)
Módulo direção hidráulica (barra estabilizadora dianteira + direção hidráulica)

Gol Plus 1.0 e Gol Power 1.6 e 1.8 Total Flex

Principais equipamentos de série

Externo:

Rodas de aço 14" + supercalotas com logo aplicado
Pneus 185/60 R14
Pára-choques + grade na cor do veículo
Aerofólio traseiro na cor preta
Logotipo "Plus" / "Power" nas laterais

Interno:

Acabamento interno em Tear Bio cinza com apoio de cabeça traseiro
Volante com 4 raios
Porta-malas com laterais e caixa de rodas em carpete

Funcional / Conforto:
Direção hidráulica
Tacômetro
Temporizador do limpa vidro de pára-brisas
Limpador/lavador do vidro traseiro
Desembaçador do vidro traseiro
Antena de teto + 4 alto-falantes
Controle interno dos retrovisores

Segurança:

Brake-light no vidro traseiro
Cintos de segurança laterais traseiros retráteis
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura

Opcionais:

Módulo ar-condicionado (alternador trifásico 90A + sistema de ar-condicionado + sistema de arrefecimento do motor com elevada potência + ar-condicionado com regulagem mecânica para a versão "Plus" + ar-condicionado com regulagem mecânica e compressor variável para a versão "Power")
Módulo retrovisores externos com controle elétrico
Módulo travas elétricas para 2 ou 4 portas
Módulo light (pára-sol do lado esquerdo e direito com espelho iluminado + alças de segurança escamoteáveis na dianteira + teto moldado inteiriço + lanterna de neblina + farol de neblina + luz interna com temporizador e interruptores nas portas)
Módulos vidros elétricos para 2 ou 4 portas (apenas para os vidros dianteiros)
Módulos retrovisores na cor do veículo (carcaça do espelho retrovisor externo na cor do veículo)
Módulo rodas em liga-leve 15 polegadas (rodas de liga-leve 6JX15 + pneus 195/50 R15V)
Módulo 4 portas (apenas para a versão "Plus")
Módulo suspensão elevada 14" para versão "Power" (pneus 185/65 R14T + servofreio + suspensão elevada)
Módulo suspensão elevada 15" para versão "Power" (rodas de liga-leve 6JX15 + pneus 195/55 R15 85H + servofreio + suspensão elevada)
Módulo CD-Player com função MP3 para a versão "Power"

  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção LANÇAMENTO no caderno Notícias - Geral
27/10/2005 - LANÇAMENTO - TOYOTA MERCOSUL APRESENTA O SEGUNDO VEÍCULO DO PROJETO IMV: A NOVA HILUX SW4
Como marco do projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle), a Toyota Mercosul lança na Argentina e no Brasil a Nova Hilux SW4......
25/10/2005 - LANÇAMENTO - NOVO FORD MONDEO 2006: MODERNO, LUXUOSO E COMPLETO
A Ford inicia este mês as vendas do Novo Mondeo 2006, que chega com estilo renovado e ainda mais equipado, investindo na beleza e sofisticação......
25/10/2005 - LANÇAMENTO - MERIVA SS 2006, O PRIMEIRO MONOVOLUME ESPORTIVO DO BRASIL
O Chevrolet Meriva inova mais uma vez apresentando a versão esportiva SS, o primeiro monovolume esportivo do mercado nacional... ...
25/10/2005 - LANÇAMENTO - FORD MOSTRA NOVIDADES NAS LINHAS CARGO, SÉRIE F E RANGER NA FENATRAN 2005
A Ford apresenta na Fenatran 2005 nove caminhões Cargo com motor eletrônico, os modelos F com o novo motor Euromec III e a Nova Ranger com preparação para instalação de kit de gás natural......
25/10/2005 - LANÇAMENTO - CHEVROLET ASTRA SS 2006: O RETORNO DO ESPORTIVO
Está chegando na rede de concessionárias Chevrolet o Astra SS Flexpower 2006, com acabamento e conteúdos exclusivos......
11/10/2005 - LANÇAMENTO - FORD APRESENTA O EXPLORER SPORT TRAC 2007
A Ford apresentou a Explorer Sport Trac 2007, nova versão do utilitário que será lançada em meados de 2006 nos Estados Unidos......
08/10/2005 - LANÇAMENTO - VW MOSTRA PELA PRIMEIRA VEZ O NOVO POLO GTI DURANTE O SALÃO DE TÓQUIO
A Volkswagen AG irá apresentar o mais novo lançamento da empresa, o Polo GTI, durante o Salão Internacional do Automóvel de Tóquio......
22/09/2005 - LANÇAMENTO - FORD INVESTE NA PERSONALIZAÇÃO E LANÇA O NOVO FIESTA ST COM VISUAL ESPORTIVO
Depois do lançamento do Fiesta com apelo fora-de-estrada, a Ford apresenta este mês o modelo ST, com visual esportivo......
22/09/2005 - LANÇAMENTO - RENOVAÇÃO COMPLETA: CHEGAM AO MERCADO A GERAÇÃO 4 DE PARATI E SAVEIRO
A Volkswagen do Brasil começa a vender, a partir da segunda quinzena deste mês, as novas Parati Geração 4 e Saveiro Geração 4......
22/09/2005 - LANÇAMENTO - CHEVROLET APRESENTA SEU NOVO MOTOR 1.8 FLEXPOWER, MAIS POTENTE E ECONÔMICO
GM Powertrain lança a terceira geração do propulsor 1.8 Flexpower com significativa evolução em performance e menor custo por quilômetro rodado......
15/09/2005 - LANÇAMENTO - VOLKSWAGEN LANÇA O CUPÊ-CABRIOLET EOS
Estréia mundial no Salão de Frankfurt (IAA): 18 meses após a apresentação do estudo do Concept C no Salão do Automóvel de Genebra......
12/09/2005 - LANÇAMENTO - AUDI APRESENTA NOVO Q7 EM FRANKFURT, O PRIMEIRO SPORT UTILITY DA MARCA ALEMÃ
O Q7, primeiro SUV da Audi, foi apresentado para a imprensa no Salão de Frankfurt, na Alemanha, e deverá chegar ao Brasil no segundo semestre de 2006......
25/08/2005 - LANÇAMENTO - VW APRESENTA O NOVO PASSAT EM TRAJE DE GALA
Menos de quatro meses após sua estréia no mercado europeu, o novo Passat já estréia no mercado brasileiro na versão Comfortline......
23/08/2005 - LANÇAMENTO - GM LANÇA 3ª GERAÇÃO DA S10, A PICAPE MAIS VENDIDA DO BRASIL
A linha 2006 da Chevrolet S10, a picape mais vendida do mercado brasileiro desde seu lançamento em 1995......
25/07/2005 - LANÇAMENTO - SCANIA LANÇA CAMINHÃO COM MOTOR DE 380 CAVALOS
Com motor eletrônico de 11 l e 380 cv, já em conformidade com o Conama 5, o Scania R 380 EVolução chega este mês ao mercado nacional......
13/07/2005 - LANÇAMENTO - FORD APRESENTA O NOVO FIESTA TRAIL, VERSÃO PERSONALIZADA DE AVENTURA
A Ford traz neste mês mais uma novidade: o Novo Fiesta Trail, com um kit de acessórios originais que dá um visual personalizado e de aventura ao modelo......
11/07/2005 - LANÇAMENTO - FORD LANÇA TRÊS NOVOS CAMINHÕES CARGO: OS TRAÇADOS C-2831 E C-5031 E O C-4331S MAXTON
A Ford amplia a linha de caminhões Cargo com o lançamento de três novos modelos......
30/06/2005 - LANÇAMENTO - CELTA VHC FLEXPOWER 2006 É O PRIMEIRO 1.0 FLEXÍVEL DA CHEVROLET
A linha 2006 do Chevrolet Celta, chega à rede Chevrolet com uma grande novidade: a nova motorização 1.0 litro VHC Flexpower......
17/06/2005 - LANÇAMENTO - MERCEDES APRESENTA O VEÍCULO CONCEITO BIONIC CAR, COM FORMAS INSPIRADAS EM UM PEIXE
Além da construção diferenciada, modelo tem como atrativos os baixos valores de consumo de combustível e de emissão de poluentes......
11/06/2005 - LANÇAMENTO - NOVA MERCEDES-BENZ E 350 CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO
Mais desempenho, maior torque, menor consumo de combustível......
08/06/2005 - LANÇAMENTO - ASTRA 2006: A LINHA MAIS FLEXÍVEL DO BRASIL
Está chegando nas concessionárias Chevrolet a linha 2006 do Astra, com novas cores, configurações e com o padrão de qualidade que se tornou referência no mercado......
07/06/2005 - LANÇAMENTO - POTÊNCIA DE UM ESPORTIVO, REQUINTE DE UM CARRO DE LUXO
Novo modelo desenvolve 147 cv com câmbio manual e 140 cv no automático......
07/06/2005 - LANÇAMENTO - CHEVROLET ZAFIRA 2.0 FLEXPOWER 2006: A LÍDER RENOVADA
A General Motors do Brasil apresenta este mês aos consumidores a linha 2006 da consagrada Chevrolet Zafira com novas cores e ainda mais conforto......
07/06/2005 - LANÇAMENTO - POTÊNCIA, ECONOMIA, CONFORTO E TOTAL VERSATILIDADE
Motor RoCam Flex bicombustível passa a equipar o veículo de maior sucesso do País......
19/05/2005 - LANÇAMENTO - CHRYSLER APRESENTA PT CRUISER LIMITED 2005 COM MOTOR MAIS POTENTE
Motor de 2.4 litros proporciona 143 cv de potência e 14% a mais de torque......
19/05/2005 - LANÇAMENTO - NOVO JEEP CHEROKEE SPORT CHEGA O BRASIL
Exterior renovado e interior refinado em toda a linha......
10/05/2005 - LANÇAMENTO - CELTA OFF-ROAD, UM DOS CARROS MAIS POPULARES DA GM AGORA ADERE AO ESTILO AVENTUREIRO
O Chevrolet Celta que desde o seu lançamento quebrou vários paradigmas, inaugura agora um novo modelo de negócios para a GM......
26/04/2005 - LANÇAMENTO - CEVROLET VECTRA COLLECTION 2005, UM CARRO QUE JÁ NASCE CLÁSSICO
A segunda geração do modelo que coleciona diversos prêmios no Brasil encerra seu ciclo em uma série especial......
20/04/2005 - LANÇAMENTO - NOVA SAVEIRO EXTRA PROTEGIDA É O PRIMEIRO CARRO NACIONAL A VIR DE FÁBRICA COM O NÚMERO DO CHASSI MARCADO EM SUAS PEÇAS
A Volkswagen já está distribuindo para a rede de concessionárias autorizadas a Saveiro com o selo Extra Protegido......
16/04/2005 - LANÇAMENTO - FORD LANÇA NA ARGENTINA O "FIESTAMAX", O MODELO SEDÃ PRODUZIDO EM CAMAÇARI
A Ford lançou esta semana o Novo Fiesta Sedan na Argentina, rebatizado naquele país com o nome de FiestaMax......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning
Busca em

  
1424 Notícias


Automobilismo
 

RALLYE

 

EM PROVA AGITADA, TÍTULO DO MITSUBISHI MOTORSPORTS SE SERÁ DECIDIDO EM ATIBAIA

 

STOCK CAR

 

LUCIANO BURTI VENCE A CORRIDA DA TC2000 EM BUENOS AIRES

 

STOCK CAR

 

LOSACCO GANHA STOCK CAR EM BUENOS AIRES E EMBOLA CAMPEONATO


Eventos 2004
 

GERAL

 

SCANIA CRIA CONCURSO QUE VAI REVELAR O MELHOR MOTORISTA DE CAMINHÃO DO BRASIL

 

GERAL

 

SALÃO AUTOMÓVEL DE XANGAI: NOVIDADES FORD EM DESTAQUE NA CHINA

 

GERAL

 

GM PARTICIPA DA REATECH 2005


Dicas
 

DICAS

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: TRANQÜILIDADE NO PERÍODO DE FÉRIAS

 

DICAS

 

PNEUS: PEÇAS ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS VEÍCULOS

 

DICAS

 

MONROE ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS AMORTECEDORES


Notícias - Tempo Real
 

TEMPO REAL

 

DIRETORIA DA GM MOSTRA NOVO VECTRA AO GOVERNADOR DE SP

 

TEMPO REAL

 

FORD RANGER VENCE O PRÊMIO TOP CAR TV DE MELHOR OFF ROAD 4X4

 

TEMPO REAL

 

S10 RETOMA O PRIMEIRO LUGAR EM SETEMBRO


Tecnologia
 

TECNOLOGIA

 

TECNOLOGIA MAGNETI MARELLI EQUIPA OS CAMPEÕES DA F1, MOTO GP E WRC

 

TECNOLOGIA

 

TOYOTA POSSUI UMA DAS MAIS AVANÇADAS TECNOLOGIAS EM VEÍCULOS HÍBRIDOS


Notícias - Rápidas
 

RÁPIDAS

 

GM DÁ INÍCIO A INÉDITO PROGRAMA DE "TEST-DRIVE" DE LONGA DURAÇÃO

 

RÁPIDAS

 

GM REALIZA QUARTO "FEIRÃO NA FÁBRICA" DO ANO


Carros Conceitos
 

CONCEITO

 

VW CONCEPT R: O FUTURO É LINDO

 

CONCEITO

 

FORD SHELBY GR-1 - HERDEIRO DO GT


Tuning
 

TUNING

 

SHOPPING TAMBORÉ TRANSFORMA O DIA DOS PAIS COM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL QUE INCLUI CARROS TUNING E DUB STILE

 

TUNING

 

CORSA TUNING É ELEITO O MELHOR CARRO DO 1º SALÃO TUNING


Gente & Fatos
 

GENTE

 

MICHEL DE LAMBERT SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA SCANIA NA AMÉRICA LATINA

 

GENTE

 

FORD BRASIL TERÁ NOVO PRESIDENTE


Manchetes
 

LANÇAMENTO

 

NOVO FORD F-350 CABINE DUPLA, O CAMINHÃO COM VERSATILIDADE DE AUTOMÓVEL

 

LANÇAMENTO

 

350Z ROADSTER EM PARIS