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AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

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 Dicas

  15/03/2005
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VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO SEU VEÍCULO E COMO CONSERVÁ-LO?

Então saiba agoracomo esse sistema funciona, como mantê-lo sempre em ordem e outras informações importantes para você não ficar a pé...

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO SEU VEÍCULO E COMO CONSERVÁ-LO?


Anteriormente chamado de sistema de refrigeração, o sistema de arrefecimento é um dos pontos mais delicados dos veículos atuais. Sua função é manter o motor funcionando sob uma temperatura ideal constante pelo maior tempo possível, independente das exigências a que esteja sendo submetido. O motor de seu carro, como qualquer outro motor à explosão, produz calor e precisa ser resfriado. Esse sistema é composto das seguintes partes: bomba d'água (responsável pela circulação do líquido de arrefecimento em todo o sistema); eletro ventilador (reduz a temperatura do líquido de arrefecimento no radiador); mangueiras ( faz a conexão entre os componentes do sistema); radiador (responsável pela troca térmica do líquido de arrefecimento); sensor de temperatura ( monitora a temperatura de trabalho do líquido de arrefecimento do motor e informa o módulo de injeção eletrônica); reservatório de expansão (abastece o líquido de arrefecimento e controla o nível do sistema); tampa do reservatório de expansão (controla a pressão do sistema); tampa do radiador (controla a pressão do sistema -nos modelos mais antigos);Termo interruptor (cebolão) (responsável pelo acionamento da ventoinha conforme a temperatura do líquido de arrefecimento); válvula termostática ( faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho, atuando como regulador de temperatura) e finalmente o líquido de arrefecimento (controla a refrigeração, conserva as mangueiras, mantém a lubrificação da bomba d'água e conserva o sistema de arrefecimento livre de óxidos e corrosão).

O líquido de arrefecimento circula sob pressão por todas as partes internas das galerias de água do motor. A bomba d'água é responsável pela circulação da água por todo este circuito. Normalmente a bomba é do tipo rotativo, que geralmente é acionada pelo motor através da correia. O líquido de arrefecimento em seu percurso passa por diversos canais dentro do bloco do motor, cabeçote e mangueiras efetuando assim a troca de calor. Porém enquanto a temperatura desse motor for baixa (motor frio), este circuito de circulação permanecerá fechado até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, e a partir deste instante a válvula termostática iniciará o processo de troca do líquido de arrefecimento.

Sendo assim, qualquer problema com estes componentes causará um superaquecimento que poderá levar até à fundição do motor. Confira algumas dicas do SIGA para manter seu carro sempre em bom estado:

Verifique semanalmente, com o motor frio, o nível do líquido no reservatório ligado ao radiador. Para completar o nível, use 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo recomendado pelo fabricante do seu veículo.

Uma vez por ano, deve-se substituir todo o líquido de arrefecimento e limpar o sistema em uma oficina.

Com essas dicas, o motor do seu carro estará sempre funcionando bem.
  Autor:   Redação


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