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AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

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 Dicas

  11/08/2004
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VEÍCULOS 4X4 DEMANDAM CUIDADOS COM EIXOS CARDANS E DIFERENCIAIS

É cada vez maior o número de pessoas que optam por trocar seus carros com tração convencional por utilitários e off-roads...

VEÍCULOS 4X4 DEMANDAM CUIDADOS COM EIXOS CARDANS E DIFERENCIAIS


O mercado de veículos 4x4 está em expansão. É cada vez maior o número de pessoas que optam por trocar seus carros com tração convencional por utilitários e off-roads. O que muitos dos novos proprietários destes 4x4 se esquecem é que é necessário conhecimento especializado para realizar a manutenção destes carros, que possuem algumas peças que só fazem parte de veículos com tração nas quatro rodas. "Embora pareçam serviços simples, os reparos em cardans e diferenciais requerem conhecimento específico e ferramental apropriado", diz José Antonio Gorgone, consultor técnico da Dana.

Responsável pela transmissão de força do motor para o diferencial, o cardan equipa todo veículo de tração traseira com motor dianteiro. Uma das principais preocupações em relação à manutenção deste componente é a lubrificação, que atenua as conseqüências das altas temperaturas e grande esforço ao qual o cardan é submetido. Realizada sempre em dia e com a graxa correta, garante o perfeito funcionamento e maior durabilidade do componente.

"A Dana recomenda o uso de lubrificantes EP2 à base de sabão de lítio", ressalva Gorgone. Caso o veículo seja usado principalmente na cidade, aconselha-se a lubrificação a cada 15.000 a 20.000 km percorridos ou 3 meses, o que ocorrer primeiro. Em uso rodoviário, os prazos são menores: de 8.000 a 13.000 km ou 1 mês. Já nas aplicações severas ou fora-de-estrada é necessário lubrificar o eixo a cada 3.000 a 5000 km ou 1 mês. "Caso o cardan do veículo tenha trabalhado sob água, no caso de enchentes e travessia de rios, ou na lama, em caso de atolamentos, deve ser lubrificado imediatamente", alerta.

Outro cuidado que se deve ter é com certas adaptações no cardan. Quando o comprimento do eixo é aumentado ou diminuído, ele passa a funcionar em condições fora do padrão que provocam problemas como ruídos e quebra de componentes. Se for realmente indispensável fazer alguma alteração, deve-se procurar alguma oficina especializada. Nesse caso as peças perdem a garantia da Dana.

Eixo diferencial

Tão importante quanto o cardan para o sistema de transmissão de força, o eixo diferencial aumenta a força do motor transmitido às rodas, diminuindo a velocidade da rotação e alterando o sentido do movimento em 90º. O componente também permite que as rodas traseiras girem em velocidades diferentes quando necessário.

Composto por dezenas de peças com ajustes muito sensíveis, o diferencial exige uma regulagem extremamente precisa para permitir máximo desempenho e não gerar ruído. Com isso, a manutenção requer alta capacidade técnica. Se algum conserto não for feito da maneira adequada, o eixo pode apresentar desgaste prematuro.

Fazer a lubrificação correta também é fundamental para o desempenho e durabilidade do eixo diferencial. O óleo deve ser mantido sempre no nível recomendado e dentro do prazo de troca. Caso o componente seja submerso, deve-se substituir o lubrificante. Nos diferenciais comuns, sem sistema de tração positiva (blocante), deve ser usado óleo hipóide multiuso que atenda às especificações EP 85 W 140 API GL 5. Já nos diferenciais blocantes, deve ser óleo LS 85 W 140 GLI 5.

Já os modelos equipados com sistema de tração positiva precisam de cuidados especiais na lubrificação. Abastecer estes diferenciais com o mesmo óleo dos eixos comuns ou óleos mais finos para câmbio pode acabar com os discos de fricção do sistema. Isto acontece porque não conseguem entrar com facilidade entre os discos ou porque não têm a viscosidade necessária para evitar o atrito entre as peças. O ideal para estes problemas não ocorram é utilizar nesses eixos sempre lubrificante original do fabricante ou óleos hipóides com especificações LS 85 W 140 API GL 5.

"A lubrificação dos componentes do sistema de transmissão de força é de extrema importância. Caso haja negligência, a peça terá sua vida útil afetada e pode quebrar", explica Gorgone. Uma dica importante para quem participa de trilhas e ralis é, depois das provas, lubrificar o cardan e os diferenciais e observar ruídos e folgas e os componentes ficaram submersos.

Fotos: arquivo Dana
  Autor:   Redação


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