| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Dicas

  24/06/2004
  0 comentário(s)


ATENÇÃO COM OS PNEUS GARANTE UMA VIAGEM SEGURA

Pequenos cuidados ajudam a aumentar a vida útil dos pneus e ainda a economizar combustível

ATENÇÃO COM OS PNEUS GARANTE UMA VIAGEM SEGURA


Viagens de férias geralmente levam os carros para estradas por onde não estão acostumados a trafegar, carregados de bagagens e com um número maior de pessoas a que estão habituados. Por isso a Michelin recomenda que, antes de pegar a estrada, todo automóvel passe por uma revisão cuidadosa dos pneus.

Precauções mínimas - como avaliar o desgaste da banda de rodagem, verificar a pressão dos pneus e checar alinhamento e balanceamento - são fundamentais para garantir a segurança e diminuir as chances de avarias que as mudanças ocasionais podem causar ao veículo. Algumas medidas podem ser colocadas em prática pelos próprios motoristas. Conheça as dicas da Michelin para rodar com segurança na cidade e nas estradas, que valem para automóveis, caminhonetes e motocicletas.

Calibragem

O aumento considerável de peso sobre as rodas do veículo exige calibragem específica a fim de assegurar a estabilidade, reduzir o risco de corte nos pneus ao passar em buracos e, sobretudo, garantir a integridade da estrutura interna do pneu. Somente com a calibragem correta os pneus podem suportar a carga e a velocidade máximas pré-estabelecidas no projeto do automóvel.

Mais que isso, a calibragem ideal permite aos pneus uma menor freqüência de flexões durante a rodagem, consumindo menos energia mecânica do motor. Para o consumidor, isso se traduz em economia, já que um carro que circula com a calibragem dos pneus defasada em 20% consome aproximadamente 2% a mais de combustível. Para o meio ambiente, a conseqüência é a menor emissão de monóxido de carbono, o que contribui para reduzir a poluição do ar.

De acordo com o departamento técnico da Michelin Brasil, o ideal é calibrar os pneus no máximo a cada 15 dias, sempre quando estiverem frios, seguindo a pressão recomendada pelo fabricante do veículo. Em caso de perda de pressão antes desse período, é aconselhável que o proprietário procure um revendedor Michelin autorizado para verificação e correção da causa da perda de ar.

"Isso pode ser sinal de que há um ponto de fuga de ar, que pode ser provocado por um furo, deformação na roda ou mesmo vazamento na região da válvula", esclarece Renato Silva, gerente de marketing de produto da Michelin.

Desgaste

Outro ponto importante a ser observado em um pneu é a forma de desgaste. Se acontecer de forma irregular, resulta em perda de aderência e afeta a estabilidade do carro, que fica puxando para um dos lados. Uma banda de rodagem deformada pode indicar ainda problemas em suspensão, amortecedores ou alinhamento. "Uma forma de evitar esses danos é fazer regularmente o balanceamento e o alinhamento das rodas", diz Renato Silva.

Para analisar o desgaste dos pneus, o motorista deve observar a saliência existente no fundo dos sulcos. Se estiver nivelada com a banda de rodagem, significa que chegou a hora da troca. Segundo o Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter a profundidade mínima de 1,6 mm.

A Michelin, entretanto, recomenda que a troca seja feita antes desse ponto. "Sobretudo em períodos de chuvas, quando as pistas ficam freqüentemente cobertas por grandes bolsões de água, aumentando o risco de aquaplanagem", recomenda o gerente.

O rodízio é uma boa forma de aproveitar os pneus do carro, pois permite que tenham consumo equivalente e durem mais. Mas é importante respeitar o limite de desgaste.

A troca de posição entre os quatro pneus do veículo deve ser feita a cada 7.000 km rodados. Um mesmo eixo pede componentes de mesma marca e modelo, pois o comportamento dos pneus varia em função do desenho da banda de rodagem.

Troca

Quando o nível de desgaste dos pneus chega ao limite, eles devem ser substituídos por outros de dimensões iguais ou equivalentes às homologadas pelo fabricante do veículo - respeitando índice de carga e de performance igual ou superior.

A montagem dos pneus novos deve ser feita sempre no eixo traseiro. Isso garante ao carro melhor resposta em curvas fechadas, sobretudo sobre pisos molhados, equilíbrio em freadas bruscas e máxima segurança no eixo em que o condutor não tem controle direcional.

Pneus com desenhos de banda de rodagem diferentes não devem ser montados no mesmo eixo para evitar problemas na geometria e na estabilidade do veículo. Cada pneu tem sua própria arquitetura interna e, conseqüentemente, possuem comportamentos diversos. Dois pneus de mesmo desenho, no mesmo eixo, se compensam.

Trafegando por rodovias

Deformações nas estradas podem causar graves danos aos pneus que, ao passarem por obstáculos, sofrem forte compressão contra a roda, deteriorando os flancos. Causada em alta velocidade, uma avaria desse tipo compromete a segurança dos ocupantes do veículo, pois pode levar à perda do controle de direção. O mais aconselhável nesse caso é trafegar em velocidade baixa, com os pneus bem calibrados.

A identidade do pneu

Os pneus comercializados no Brasil seguem as normas mundiais para especificação das dimensões. No caso de um pneu com especificações 175/70 R13: 175 é a largura do pneu montado e inflado em milímetros; 70 indica que a altura do flanco corresponde a 70% da largura do pneu - esta indicação corresponde à série do pneu; R significa que a estrutura deste pneu é radial (D é quando o pneu é diagonal); 13 é o diâmetro da roda em polegadas.

Transformação (tuning)

Quando se trata de "tuning", a estética dos pneus está quase sempre em primeiro lugar. Mas a Michelin lembra que, para garantir a segurança e o bom desempenho, é fundamental que sejam respeitados alguns critérios técnicos.

Para que a curva de consumo de combustível não seja alterada, o pneu a ser utilizado deve ter a circunferência de rolamento (CDR) equivalente à original do veículo. Com uma CDR superior o carro ganha em velocidade final, mas perde em torque. Por outro lado, uma CDR inferior à original incrementa o torque, mas reduz a velocidade final.

A largura e o diâmetro externo dos pneus é outro item a ser observado. Eles não devem tocar as partes fixas do automóvel, o que poderia danificá-los e até interferir no esterçamento da direção, no caso de pneus dianteiros.

Pneus com aros e larguras maiores aumentam a precisão da condução, além de melhorar o design e o comportamento do veículo. Por outro lado, essas alterações diminuem a resistência à aquaplanagem e o conforto do carro, causando ainda um nível de ruído mais alto.

Quanto à capacidade de carga e índice de performance, o pneu de transformação, assim como a roda, deve ter índices iguais ou superiores aos originais, homologados pelo fabricante do veículo.

Inspeção técnica do pneu

Em suas revendas exclusivas, a Michelin dispõe de um verificador técnico capaz de realizar um exame completo dos pneus e, se necessário, serviços de balanceamento, alinhamento, calibragem e rodízio para os consumidores que irão viajar. Os endereços das lojas da rede Michelin em todo o Brasil são informados pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), no telefone 0800 909400.

Pneus com garantia

A Michelin oferece a garantia contra danos acidentais para toda a linha de pneus para carros de passeio e caminhonetes vendida no Brasil, sem nenhum custo adicional para o consumidor. O benefício é parte do programa Multiproteção Michelin, que prevê também garantia de fabricação de 5 anos e garantia de quilometragem, além de serviços gratuitos de reparos de danos. Mais informações podem ser obtidas no SAC da Michelin ou no site da empresa: www.michelin.com.br.
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção DICAS no caderno Dicas
06/07/2005 - DICAS - MANUTENÇÃO PREVENTIVA: TRANQÜILIDADE NO PERÍODO DE FÉRIAS
Além de fazer as revisões periódicas na rede de concessionárias, o cliente Honda pode realizar verificações simples antes de viajar......
29/06/2005 - DICAS - PNEUS: PEÇAS ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS VEÍCULOS
Chefe de equipe da equipe Tekprom, Murilo Pilotto ressalta a importância da manutenção constante dos pneus para a segurança dos motoristas......
25/05/2005 - DICAS - MONROE ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS AMORTECEDORES
revisões periódicas são ótimas para garantir o bom funcionamento dos amortecedores, equipamentos imprescindíveis para a segurança ao volante......
05/05/2005 - DICAS - MANUTENÇÃO PREVENTIVA
A manutenção preventiva vai muito além de manter o carro em bom estado, ajuda a prevenir acidentes e transtornos nas ruas da cidade......
28/04/2005 - DICAS - PESQUISA INÉDITA REVELA QUE GASOLINA ADULTERADA JÁ É UM DOS PRINIPAIS PROBLEMAS NAS OFICINAS MECÂNICAS
Os veículos com defeitos originados pela gasolina "batizada" já representam 15% do movimento nas reparadoras independentes......
11/04/2005 - DICAS - SINALIZAÇÃO DE QUALIDADE: SEGURANÇA NAS ESTRADAS
É muito antiga a preocupação com a sinalização em vias por onde passam pessoas e meios de transporte......
21/03/2005 - DICAS - ANTES DE VIAJAR, NÕA ESQUEÇA DE VERIFICAR FREIOS, SUSPENSÃO E PNEUS
Rafael Baz Rioja recomenda uma revisão nos sistemas de direção, freios e suspensão, por causa das irregularidades no asfalto brasileiro... ...
15/03/2005 - DICAS - VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO SEU VEÍCULO E COMO CONSERVÁ-LO?
Então saiba agoracomo esse sistema funciona, como mantê-lo sempre em ordem e outras informações importantes para você não ficar a pé......
11/03/2005 - DICAS - ADITIVO É FEITO "SOB MEDIDA" PARA CADA TIPO DE MOTORISTA
Tratamentos para combustível fazem a alegria dos apaixonados pelo carro, dos ecologistas, dos econômicos e dos apressadinhos......
23/02/2005 - DICAS - PEQUENOS CUIDADOS GARANTEM PREÇO NA HORA DA VENDA DO USADO
Especialista em avaliação de veículos usados do Grupo Viamar dá dicas de como valorizar o veículo na hora da venda......
02/02/2005 - DICAS - ENCHENTES PODEM PROVOCAR ESTRAGOS AO VEÍCULO
Tokio Marine dá dicas para evitar danos quando for necessário enfrentar o fenômeno......
28/01/2005 - DICAS - DICAS CHEVROLET
A importância das revisões do Sistema de Freio......
26/01/2005 - DICAS - CONCLUSÃO DA CPI DO DESMANCHE ESTIMULA A MARCAÇÃO DE PEÇAS EM VEÍCULOS DAS SEGURADORA
Recomendação dos parlamentares para que peças de automóveis sejam marcadas já é usado há um ano pela Identicar, empresa especializada em sistemas de segurança automotiva......
22/12/2004 - DICAS - ARTEB ALERTA PARA IMPORT6AMCIA DA REVISÃO PREVENTIVA DAS LUZES NO PERÍODO QUE ANTECEDE AS FÉRIAS
Aproximadamente 60% dos acidentes noturnos são causados por faróis desregulados ou deficientes. No período de férias, esse número fica ainda maior... ...
15/12/2004 - DICAS - FISCALIZAÇÃO DO TACÓGRAFO AJUDA A EVITAR ACIDENTES NAS ESTRADAS NO FINAL DO ANO
Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal apontam que 18.248 caminhões e 2.561 ônibus estiveram envolvidos nos 57.519 acidentes nas estrads federais......
13/12/2004 - DICAS - VIAGEM DE FIM DE ANO REQUER REVISÃO DOS VEÍCULOS
A MWM, fabricante de motores para picapes e utilitários esportivos, dá algumas dicas para pegar a estrada com segurança nestas férias......
29/10/2004 - DICAS - BURACOS E DESGASTES NO ASFALTO DANIFICAM A SUSPENSÃO DO VEÍCULO
Pesquisa realizada pela CNT, indica que nos 74.681 km de rodovias asfaltadas do País, 11,1% possuem afundamentos, ondulações ou buracos......
19/10/2004 - DICAS - MEDIDAS SIMPLES PODEM EVITAR DORES DE CABEÇAS COM AUTOMÓVEIS
Limpar regulamente o pára-brisas e as palhetas dos limpadores evitam fissuras e rachaduras......
06/10/2004 - DICAS - TROCA DE ÓLEO E KITS INSTALADOS, DOIS INTERESSANTES PROGRAMAS DE SERVIÇO CHEVROLET
Eles oferecem a melhor relação custo/benefício do mercado para os proprietários da marca Chevrolet......
29/09/2004 - DICAS - SINDIREPA-SP ALERTA QUE NESTE VERÃO PODE FALTAR GÁS DO AR-CONDICIONADO AUTOMOTIVO
Alerta diz que pode faltar o fluído refrigerante R-134 A, ou seja, o gás do ar-condicionado automotivo......
11/09/2004 - DICAS - ARTEB ESCLARECE AS 10 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DE SEUS CONSUMIDORES
A Arteb possui um canal aberto de informação, criado para atender diretamente as dúvidas do consumidor final......
20/08/2004 - DICAS - PÁRA-BRISA MAL COLOCADO REPRESENTA GRANDE PERIGO AOS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS
Por ser dispositivo de segurança, aparato precisa seguir normas rígidas de segurança. Veículos com air bags requerem cuidados especiais......
11/08/2004 - DICAS - VEÍCULOS 4X4 DEMANDAM CUIDADOS COM EIXOS CARDANS E DIFERENCIAIS
É cada vez maior o número de pessoas que optam por trocar seus carros com tração convencional por utilitários e off-roads......
28/07/2004 - DICAS - NOVO EXTINTOR DE INCÊNDIO VEICULAR ABC: MAIS SEGURANÇA PARA O MOTORISTA
Com a aprovação pelo Contran da resolução do uso do extintor de incêndio automotivo com pó "ABC" os carros estarão mais seguros contra princípio de incêndio......
23/07/2004 - DICAS - PROIBIDO POR LEI, VIDRO TEMPERADO NA PARTE DIANTEIRA DO CARRO GERA RISCOS DE SEGURANÇA
Por ser até 50% mais barato que o vidro recomendável - o laminado - vidro temperado ainda é sugerido no momento da troca... ...
06/07/2004 - DICAS - USO DE CATALISADORES FALSOS PODE AUMENTAR NÍVEL DE DOENÇAS NO INVERNO
Os equipamentos falsos não desempenham a função de transformar os gases tóxicos do motor dos carros em inofensivos à natureza......
05/07/2004 - DICAS - VIDROS NÃO ORIGINAIS PODEM CAUSAR 'DORES DE CABEÇA" AOS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS
Vidros de carros roubados, desmanches ou que foram substituídos por blindados têm chassi apagado e retornam ao mercado por preços mais baixos...
29/06/2004 - DICAS - MONROE RECOMENDA A REVISÃO DA SUSPENSÃO ANTES DE VIAJAR NESTAS FÉRIAS
Além do desconforto, uma suspensão em más condições compromete a segurança do veículo e de seus ocupantes...
28/06/2004 - DICAS - O TACÓGRAFO EM AÇÃO DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES
As férias escolares são propícias para viagens de turismo, em especial, nas rodoviárias...
11/06/2004 - DICAS - FARÓIS AUXILIARES AMPLIAM O NÍVEL DE SEGURANÇA EM NOITES COM CERRAÇÃO
A limitada visibilidade na condução de veículos pode ser contornada com o uso de faróis adequados e corretamente instalados...



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning