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AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

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 Clássicos

  09/07/2004
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FORD GT 40: O MITO FAZ 40 ANOS E PREPARA O RETORNO

Este é o Ford de linha mais rápido da história...

FORD GT 40: O MITO FAZ 40 ANOS E PREPARA O RETORNO


O Ford GT 40, superesportivo que dominou as pistas nos anos 60, completou 40 anos e se prepara para voltar em grande estilo, com o lançamento do Ford GT 2005 nos Estados Unidos. Ao contrário do carro original, projetado só para as pistas, o novo modelo foi feito para andar nas ruas, impulsionado por um motor V8 SuperCharger DOHC de 5.4 litros e 550 cv, com câmbio manual de seis marchas. Mas, curiosamente, como ocorreu há quatro décadas, seu objetivo é novamente desbancar o domínio da Ferrari.



O Ford GT 40 nasceu como resposta ao insucesso de Henry Ford II, então presidente da Ford, na tentativa de comprar a marca italiana no início dos anos 60. Impressionado com o desempenho das Ferrari, na época imbatíveis nas pistas, ele já havia acertado o negócio por US$ 18 milhões. Mas o comendador Enzo Ferrari desistiu de se desfazer da empresa na última hora.



Henry Ford II, então, reuniu o seu melhor time de engenheiros e lhes deu uma missão: construir um carro que passasse das 200 milhas por hora (cerca de 321 km/h) para derrotar as Ferrari. O primeiro grupo de engenheiros veio da Inglaterra, incluindo Eric Broadley, projetista dos carros de corrida da Lola, Carrol Shelby, criador do Cobra, e John Wyer, que já havia trabalhado na Aston Martin. Dessa reunião de profissionais de ponta nasceu a chamada FAV - Ford Advanced Vehicles.



O nome do carro veio da combinação da sigla GT (Gran Turismo, categoria do automobilismo europeu) com o número 40, que correspondia à altura da carroceria em polegadas, responsável pelo seu visual agressivo. A primeira versão, o GT 40 Mark I, teve vários motores centrais, incluindo o V8 4.7 de 390 cv e transmissão de cinco marchas, que levavam o carro perto dos 320 km/h. Ele estreou em 1964, nos Mil Quilômetros de Nurburgring, na Alemanha, e chegou a ocupar o segundo lugar. Mas problemas mecânicos o tiraram da prova, o que voltou a se repetir ao longo do campeonato.

Vitórias históricas



Na temporada seguinte, sob o comando de Carrol Shelby, modificações importantes foram feitas no carro, incluindo a troca do câmbio, que não suportava a elevada potência do motor por muito tempo. Ele venceu a corrida de estréia de 1965, em Daytona, EUA. Logo depois, foi sucedido pelo Mark II, com motor V8 de 7 litros, de 485 cv, também construído na Inglaterra, que levava o GT 40 a 329 km/h. Mais uma vez, porém, o câmbio não resistiu.



Em 1966, o Ford GT 40 ganhou um novo projeto e iniciou o seu reinado nas pistas. Conquistou os três primeiros lugares em Le Mans e voltou a vencer a corrida em 1967 (com o Mark IV, de 500 cv), 1968 e 1969. Em 1968, quando o regulamento passou a limitar o tamanho dos motores a 5 litros, a Ford decidiu se retirar das pistas. Mas equipes independentes continuaram a correr com o carro, utilizando o modelo Mark I com motor de 4.7 litros.

Paixão pelas pistas



O Ford GT é um exemplo da paixão da Ford pelas pistas. Antes mesmo de fundar a companhia, em 1903, Henry Ford venceu sua primeira corrida, o "campeonato mundial" no circuito de Grosse Point, pilotando seu Sweepstakes 1901 com motor 8.8 L de dois cilindros, a 70 km/h. Em 1904, Ford bateu o recorde mundial de velocidade em terra, atingindo 147 km/h com o modelo Arrow sobre um lago gelado do Michigan. Ele sabia a importância desses feitos para conquistar a confiança do público, e principalmente dos investidores, para o seu produto.



Sessenta anos depois, Henry Ford II viu os europeus dominarem os circuitos mundiais. A Ford havia aderido em 1957 ao acordo da associação dos fabricantes de automóveis (AMA) que proibia o envolvimento direto em competições e logo sentiu seus efeitos negativos sobre a imagem e o desenvolvimento da engenharia da empresa. Em 1962, Henry Ford II decidiu abandonar de vez o pacto já insolvente e pôs em ação o programa Performance Total Ford, cujo objetivo principal era vencer em Le Mans.



O Ford GT 40 cumpriu a promessa e entrou definitivamente para a galeria dos superesportivos. O Ford GT 2005, criado pelo designer Camilo Pardo, mantém a identidade de estilo e o mesmo espírito vencedor do veterano, com o uso extensivo de tecnologias de ponta e soluções inovadoras de engenharia.
  Autor:   Redação


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