| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Clássicos

  29/06/2004
  0 comentário(s)


FERRARI 288 GTO - HOMOLOGADO PARA CORRER

Modelo apresentado em 1984 marcou o retorno da Ferrari ao Gran Turismo

FERRARI 288 GTO - HOMOLOGADO PARA CORRER


Apresentado em 1984, o 288 GTO marcou o regresso da Ferrari às competições de carros de turismo, precisamente no Grupo B da FISA - Fédération Internationale du Sport Automobile, órgão regulador da FIA, como ocorria com o lendário 250 GTO da década de 60.



O regulamento da categoria exigia uma produção mínima de 200 unidades para homologação, fato que liberou o acesso do GTO - sigla para Gran Turismo Omologato - ao público comum. Externamente, este Ferrari chegava a fazer lembrar o 308 GTB, o Ferrari mais "acessível" da época, mas a sua mecânica era mais sofisticada, e o desempenho, excelente.



Com um chassis tubular e materiais muito leves na carroceria e na mecânica, como a fibra de carbono e o alumínio, o GTO pesava apenas 1.160 kg (cerca de 136 kg a menos que o pequeno 308 GTB). Em relação ao 308, a distância entre eixos era 110 mm maior e as medidas mais largas. Equipado com um motor V8 central de 2.8 litros de 32 válvulas também era derivado do Ferrari básico, mas com dois turbocompressores IHI, dois intercoolers e uma cilindrada reduzida de 3.000 para 2.850 cm3, para respeitar o limite da categoria, 4.000 cm3. A relação peso/potência permite ao 288 GTO obter performances impressionantes, mesmo pelos parâmetros atuais.



Esta redução da cilindrada ocorreu porque motores super alimentados, segundo o regulamento técnico dos Grupos A e B, deviam ter uma cilindrada que, quando multiplicada por 1,4, representasse a do limite absoluto da categoria.



Infelizmente, o 288 GTO nunca teve a oportunidade para comprovar o seu desempenho em competição: o projeto do Grupo B foi cancelado em 1986 pela FIA devido a graves acidentes ocorridos em ralis e as hipóteses de um regresso da Ferrari a estas competições acabou por não acontecer



Na estrada, as características de condução do 288 GTO são idênticas às de um Turbo de 1980. Com uma avançada central eletrônica, desenvolvida pela Weber e a Magneti-Marelli, fornecedores da Ferrari na Fórmula 1, o GTO debitava 400 cv de potência às 7.000 rpm. Em função dos turbos serem pequenos, a sua entrada em ação era suave e progressiva, mas brutalmente potente. Atingia cerca de 290 km/h e a aceleração dos 0 a 100 rondava os 5 segundos. Trata-se de um carro que exige muito do condutor para beneficia-lo de seu melhor desempenho...



Com 272 unidades produzidas, o 288 GTO tornou-se um ícone do passado século XX e contribuiu um pouco mais para a reputação da marca do cavalino ranpante nas estradas de todo o mundo.
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção GERAL no caderno Clássicos
11/08/2005 - GERAL - CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL FAZ LARGADA PROMOCIONAL EM FRENTE À GM
Aventura à moda antiga saiu de São Caetano do Sul, em frente ao portão principal da General Motors, como parte das comemorações de seus 80 anos no Brasil......
03/08/2005 - GERAL - COM MUITAS ATRAÇÕES, MONZA CLUBE REALIZA, EM SÃO PAULO, SEU 3º ENCONTRO NACIONAL
O Monza Clube realizará no próximo sábado (06/08) o seu 3º Encontro Nacional, com o apoio da General Motors do Brasil......
28/07/2005 - GERAL - CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL VISITA A CAPITAL MUNDIAL DO AUTOMÓVEL
Aventura à moda antiga faz parte das comemorações dos 80 anos da General Motors no Brasil......
30/06/2005 - GERAL - "OPALEIROS" TEM ENCONTRO NO RAPOSO SHOPPING
A partir de 17 de julho, integrantes do Clube Amigos do Opala de São Paulo se reunirão, todo terceiro domingo do mês, no estacionamento do Raposo Shopping, das 10h às 14h.......
17/06/2005 - GERAL - COLECIONADORES DE CARROS ANTIGOS TÊM ENCONTRO MARCADO NA SEXTA ANTIGA
Evento é realizado todas as sextas-feiras, no Modelódromo do Ibirapuera......
06/05/2005 - GERAL - ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS COMEMOROU O ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA
Uma das datas mais expressivas no mês de abril é sem dúvida o aniversário de Brasília, época que traz para esta cidade moderna o espírito que representa o amor ao Brasil......
27/04/2005 - GERAL - 10ª EDIÇÃO DO ENCONTRO PAULISTA DE AUTOS ANTIGOS SUPERA TODAS AS EXPECTATIVAS
Maior evento de veículos de coleção do Brasil, realizado em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, reuniu mais de 700 raridades......
06/01/2005 - GERAL - LAVÍNIA É ATRAÇÃO NO 1º ENCONTRO NACIONAL DE RODAS E MOTORES
Feira abre nesta quinta-feira (6) e reúne 40 expositores......
03/11/2004 - GERAL - BODAS DE OURO: FORD THUNDERBIRD FESTEJOU 50 ANOS
Para comemorar a dta, a Ford revelou um projeto para a produção de uma edição limitada 50th Anniversary do modelo......
31/08/2004 - GERAL - COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO O 3o ENCONTRO BRASILEIRO DE VEÍCULOS ANTIGOS E HOT HODS
A estância hidromineral de Serra Negra sediará a maior exposição de carros antigos já realizada no Brasil... ...
16/07/2004 - GERAL - CHEVROLET CAMARO - THE AMERICAN WAY
Apresentado em meados de 1966, o Camaro sobreviveu até 2003, mas mantém fans até hoje......
09/07/2004 - GERAL - FORD GT 40: O MITO FAZ 40 ANOS E PREPARA O RETORNO
Este é o Ford de linha mais rápido da história......
06/07/2004 - GERAL - LOTUS ELAN - A PEQUENA JÓIA DE HETHEL
Pequeno e agíl, este foi um dos roadsters mais famosos da marca de Colin Chapman......
25/06/2004 - GERAL - CARROS ANTIGOS SERÃO ATRAÇÃO DA CIDADE HISTÓRICA DE SANTANA DE PARNAÍBA NA GRANDE SÃO PAULO
Neste domingo (27/06), o III Encontro de Antigomobilismo será realizado no Centro Histórico da cidade...



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning