| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Clássicos

  16/07/2004
  0 comentário(s)


CHEVROLET CAMARO - THE AMERICAN WAY

Apresentado em meados de 1966, o Camaro sobreviveu até 2003, mas mantém fans até hoje...

CHEVROLET CAMARO - THE AMERICAN WAY


Apresentado em meados de 1966, o Chevrolet Camaro é um dos coupés esportivos mais populares do mundo. Para decepção dos fãs, o lendário modelo norte-americano já não é produzido desde Setembro do ano passado, encerrando 36 anos de glória como um dos mais importantes integrantes do restrito grupo dos chamados "muscle cars".



terno rival do Ford Mustang, o Camaro tem uma história de sucesso tanto nas ruas como nas pistas. Apesar de sempre ter sido equipado com motores de alta cilindrada, sobreviveu às crises do petróleo em 73 e conseguiu a proeza de ser por quatro vezes o pace-car das místicas 500 Milhas de Indianápolis.



Os primeiros três anos de fabricação do Camaro são os preferidos para coleções. Desde o modelo básico, equipado com o motor de seis cilindros em linha, o coupé norte-americano contava com itens como bancos esportivos de vinil, painel de instrumentos completo e coluna de direção capaz de absorver impactos.



Mas a versão que mais chamava atenção nas ruas era a SS. Vinha equipada com um motor V8 de 5.7 litros (cuja potência bruta atingia os 295 cavalos) até meados de 1967, quando a GM lançou a lendária versão Z28. Identificada pelas duas faixas na carroçaria, rasgava o asfalto com a força do motor V8 6.5 litros mostrando claramente a sua vocação sport. De suspensão rígida, caixa manual de quatro velocidades e poderosos freios a disco, foi um dos carros que mais ganhou corridas no circuito Trans-Am.

Segunda Geração



No início dos anos 70, o Camaro chegava à segunda geração, com uma gama de modelos mais ampla. A versão mais em conta vinha equipada com um motor de 4 litros e seis cilindros. A intermediária tinha um motor V8 5.0 e o topo de gama contava com o "big block" V8 de 5,7 litros sob o longo capô. Outra novidade era o modelo RS, com um pacote especial de equipamentos e um aerofólio sobre o porta-malas.



Em 1973 a versão de luxo LT começava a ser produzida. No ano seguinte, a fabricação do modelo Z28 era interrompida por três anos, sendo retomada em meados de 1977. Três anos depois, a GM decidia substituir o motor de seis cilindros em linha das versões básicas por um V6 mais eficiente, mas os modelos com oito cilindros em V continuavam a ser os preferidos.

Terceira Geração



A terceira geração do Camaro foi lançada em 1982 e tinha como modelo de topo o Z28 com motor V8 5.0, que no ano seguinte passou a ser acoplado a uma caixa com cinco velocidades. Em 1985 surgia mais uma versão esportiva, a IROC-Z, comemorativa da International Race of Champions. Era equipada com injeção directa de combustível e com rodas de liga leve de 16 polegadas.



Em 1987 o modelo conversível voltava a ser produzido depois de 18 anos de interrupção, tornando-se um dos carros mais desejados da década de 80. Dois anos depois a sigla RS voltava à tona, agora como uma versão mais equipada do modelo básico, parecida com a Z28.

Quarta Geração



A década de 90 começava dando início à quarta geração de Camaro, tornando-o um modelo mais prático e seguro, com uma carroceria redesenhada e significativos melhoramentos mecânicos. Passou a ser equipado com sistemas anti-roubo, duplo airbag, entre outros itens. Eram sinais da importância da relação preço-qualidade, principal atrativo dos modelos da quarta geração, iniciada em 1993, e encerrad em 2003. Trata-se da linhagem que mais se aproxima do coupé Corvette, do qual herdou o motor V8 LT-1 de 280 cavalos (que equipava a versão Z28).



Durante 35 anos, o Camaro manteve-se fiel às promessas da marca em oferecer o "American Way of Life", com carros de enorme potência e em 2002, para celebrar o percurso da vida que teve em todas as gerações, a Chevrolet produziu uma edição limitada do Camaro T-Top Coupé e Cabriolet.

Mas com a decisão da GM em fechar a fábrica do Quebec (Canadá), onde era construído ao lado do Pontiac Firebird, o velho Camaro entra para o hall dos carros místicos que ficaram na saudade e na imaginação dos aficionados.
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção GERAL no caderno Clássicos
11/08/2005 - GERAL - CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL FAZ LARGADA PROMOCIONAL EM FRENTE À GM
Aventura à moda antiga saiu de São Caetano do Sul, em frente ao portão principal da General Motors, como parte das comemorações de seus 80 anos no Brasil......
03/08/2005 - GERAL - COM MUITAS ATRAÇÕES, MONZA CLUBE REALIZA, EM SÃO PAULO, SEU 3º ENCONTRO NACIONAL
O Monza Clube realizará no próximo sábado (06/08) o seu 3º Encontro Nacional, com o apoio da General Motors do Brasil......
28/07/2005 - GERAL - CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL VISITA A CAPITAL MUNDIAL DO AUTOMÓVEL
Aventura à moda antiga faz parte das comemorações dos 80 anos da General Motors no Brasil......
30/06/2005 - GERAL - "OPALEIROS" TEM ENCONTRO NO RAPOSO SHOPPING
A partir de 17 de julho, integrantes do Clube Amigos do Opala de São Paulo se reunirão, todo terceiro domingo do mês, no estacionamento do Raposo Shopping, das 10h às 14h.......
17/06/2005 - GERAL - COLECIONADORES DE CARROS ANTIGOS TÊM ENCONTRO MARCADO NA SEXTA ANTIGA
Evento é realizado todas as sextas-feiras, no Modelódromo do Ibirapuera......
06/05/2005 - GERAL - ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS COMEMOROU O ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA
Uma das datas mais expressivas no mês de abril é sem dúvida o aniversário de Brasília, época que traz para esta cidade moderna o espírito que representa o amor ao Brasil......
27/04/2005 - GERAL - 10ª EDIÇÃO DO ENCONTRO PAULISTA DE AUTOS ANTIGOS SUPERA TODAS AS EXPECTATIVAS
Maior evento de veículos de coleção do Brasil, realizado em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, reuniu mais de 700 raridades......
06/01/2005 - GERAL - LAVÍNIA É ATRAÇÃO NO 1º ENCONTRO NACIONAL DE RODAS E MOTORES
Feira abre nesta quinta-feira (6) e reúne 40 expositores......
03/11/2004 - GERAL - BODAS DE OURO: FORD THUNDERBIRD FESTEJOU 50 ANOS
Para comemorar a dta, a Ford revelou um projeto para a produção de uma edição limitada 50th Anniversary do modelo......
31/08/2004 - GERAL - COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO O 3o ENCONTRO BRASILEIRO DE VEÍCULOS ANTIGOS E HOT HODS
A estância hidromineral de Serra Negra sediará a maior exposição de carros antigos já realizada no Brasil... ...
09/07/2004 - GERAL - FORD GT 40: O MITO FAZ 40 ANOS E PREPARA O RETORNO
Este é o Ford de linha mais rápido da história......
06/07/2004 - GERAL - LOTUS ELAN - A PEQUENA JÓIA DE HETHEL
Pequeno e agíl, este foi um dos roadsters mais famosos da marca de Colin Chapman......
29/06/2004 - GERAL - FERRARI 288 GTO - HOMOLOGADO PARA CORRER
Modelo apresentado em 1984 marcou o retorno da Ferrari ao Gran Turismo...
25/06/2004 - GERAL - CARROS ANTIGOS SERÃO ATRAÇÃO DA CIDADE HISTÓRICA DE SANTANA DE PARNAÍBA NA GRANDE SÃO PAULO
Neste domingo (27/06), o III Encontro de Antigomobilismo será realizado no Centro Histórico da cidade...



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning