| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Clássicos

  28/07/2005
  0 comentário(s)


CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL VISITA A CAPITAL MUNDIAL DO AUTOMÓVEL

Aventura à moda antiga faz parte das comemorações dos 80 anos da General Motors no Brasil...

CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL VISITA A CAPITAL MUNDIAL DO AUTOMÓVEL


Aventura mesmo, de verdade, real, só à moda antiga. Com o vento e a poeira batendo no rosto. Sem ar condicionado, direção hidráulica, câmbio automático. Aquelas modernidades como suspensão eletrônica, freios ABS. Nada disso.

Como nos tempos dos desbravadores, quatorze empresários, empreendedores e colecionadores de carros antigos, vão realizar a viagem de seus sonhos e sonho de muitos amantes de veículos.

Atravessar o continente Sul-americano, a América Central, México e atingir Detroit, nos Estados Unidos, no velho estilo dos aventureiros e no velho estilo dos carros antigos. A viagem será feita em quatro veículos Chevrolet, sendo duas picapes Chevrolet Brasil, uma Amazonas e uma Veraneio, todas da década de 60. A partida ocorrerá dia 12 de agosto, de São Paulo e deverá terminar dia 2 de outubro, em Detroit, nos Estados Unidos. A expedição foi apresentada à imprensa nesta quinta-feira (28/7), no restaurante-museu Vilarejo São Paulo, no bairro da Moóca, em São Paulo.

A expedição faz parte das comemorações dos 80 anos da General Motors no Brasil. E, por isso, um desses veículos, uma picape Chevrolet Brasil 1960 será doada ao museu da General Motors Corporation. A picape a ser entregue ao Heritage Center, da General Motors, em Sterling Hills, Michigan, foi restaurada nas oficinas do Museu de Tecnologia da Ulbra " Universidade Luterana, no Centro Universitário de Canoas (RS), juntamente com outra picape Chevrolet Brasil 1963 e um utilitário Amazonas de 1963 e uma Veraneio de 1968.

O evento também é copatrocinado pela Esso Brasileira de Petróleo, pela Goodyear do Brasil e pela ACDelco. As quatro picapes atravessarão 10 países e percorrerão mais de 20 mil quilômetros usando pneus Wrangler, os mesmos utilizados no Rally Internacional dos Sertões, a maior prova off-road da América Latina.

Objetivo da expedição

O grande objetivo da expedição, batizada de "Old Way Expedition", é mostrar o desenvolvimento industrial automotivo do Brasil nos últimos 50 anos, desde a famosa linha Chevrolet Brasil, que de tão importante é a única no mundo, onde o mapa do país, no caso o Brasil, foi colocado em amarelo, dentro da gravata Chevrolet, logotipo oficial da marca.

Além de mostrar o que é que o Brasil já produziu e tem condições de produzir, Old Way Expedition tem um cunho poético: andar, pela primeira vez, 20 mil quilômetros em uma frota de carros antigos, preservados em seu estilo original.

Expedicionários

A Old Way Expedition é formada por 14 apaixonados por carros antigos. Tanto que todos eles são colecionadores. O grupo viajará com quatro carros.

Veículo Um:

L.C.Fanfa (colecionador e consultor do Museu da Ulbra),Cláudio Fanfa (colecionador e publicitário), Renato Fanfa (colecionador) e José Andreta (colecionador).

Veículo Dois:

José Aurélio Afonso Filho, diretor da FIVA e presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Dário Meirelles, Francisco Meirelles e João Fernandes (colecionadores).

Veículo Três:

Evandro Romero (diretor do Museu da Ulbra), José Augusto Moreira (coordenador do Museu da Ulbra) e Fábio Vazone (colecionador).

Veículo Quatro:

Ricardo Antonio Amoedo Jacob, Fábio Steinbruch, Sérgio Massa (empresários e colecionadores) e Nereu Leme (jornalista e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa Automotiva - Abiauto).

Roteiro e Mapa

Canoas - Rio Grande do Sul;
São Paulo - São Paulo;
Manaus " Amazonas;
Boa Vista " Roraima;
Caracas " Venezuela;
Maracaibo " Venezuela;
Barranquilla " Colômbia;
Cartagena " Colômbia;
Panamá " Panamá;
San José " Costa Rica;
Manágua " Nicarágua;
Tegucigalpa " Honduras;
San Salvador " El Salvador;
Guatemala " Guatemala;
Puebla " México;
México " México;
San Antonio " USA;
Huston " USA;
New Orleans " USA;
Menphis " USA;
Nashville " USA;
Carlisle " USA;
Detroit " USA.

Tempo em cada País

Brasil Dias 27/8, 28/8, 29/8

Venezuela Dias 30/8, 31/8, 01/9

Colômbia Dias 03/9, 04/9

Panamá Dias 05/9 a 10/9

Costa Rica Dias 11/9, 12/9,

Nicarágua Dias 13/9, 14/9

Guatemala Dias 15/9, 16/9

Honduras Dias 17/9, 18/9

México Dias 19/9, 20/9, 21/9

Estados Unidos Dias 22/9 a 02/10

Paixão Americana

A Old Way Expedition também vai participar das mais famosas exposições de carros antigos nos Estados Unidos entre outras a de Carlisle " Pennsylvania e o "9 Th International Motor Museuns Congress ", em Detroit, encontros que são uma das paixões dos colecionadores americanos. A expedição com os quatro veículos Chevrolet Brasil também representará uma prova viva do "Case " que a Universidade Luterana Brasileira (Ulbra) vai apresentar no 9 º Encontro Internacional de Museus de Veículos, que tem sede em Paris (França). Em 2005, esse encontro será realizado em Detroit, no início de outubro deste ano, com o patrocínio da General Motors, Ford, DaimlerChrysler, e a Union (Sindicato dos trabalhadores da indústria metalúrgica americana). A Ulbra vai mostrar de que maneira os alunos do curso de História da Universidade estão utilizando e mantendo o acervo Histórico da General Motors do Brasil, como laboratório de estudos.

Museu da Tecnologia da Ulbra

Construído nas instalações da Ulbra em Canoas (RS), o Museu da Tecnologia foi cuidadosamente preparado para ser o maior do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de acervo.

Em uma área de 9346 metros quadrados, o Museu abriga cerca de 260 veículos, entre carros de passeio, utilitários e motos. Desde Oldsmobile 1904 e o Chase 1908 até um protótipo do Chevrolet Astra 1999, passando por raridades como Rolls-Royce, Mercedes, BMW, Cadillac e Jaguar, juntamente com veículos que foram verdadeiros marcos da história da indústria automobilistica mundial e nacional, como Chevrolet, Ford, VW, Fiat, Renault, entre outras igualmente importantes.

No quarto pavimento, onde se inicia a visita, está o auditório com capacidade para 70 ocupantes, onde são ministradas palestras a respeito dos automóveis e de sua importância histórica, bem como tecnologia e demais temas ligados ao assunto.

Todos os pisos do Museu da Tecnologia contam com ambiente climatizado e sistema de consulta eletrônica ao acervo, para que sejam obtidas " de forma rápida e precisa " todas as informações importantes e curiosidades a respeito dos modelos expostos.

Restauro e Conservação

O Museu conta ainda com uma área de 6 mil metros quadrados para a reserva técnica de veículos e oficinas de restauro. O acervo de veículos a recuperar é de 350 unidades das mais variadas marcas e modelos. Toda a atividade do Museu, quando totalmente implementado, estará intimamente ligada aos cursos da Universidade e futuramente formará profissionais das áreas voltadas a museologia.

Acervo General Motors Brasil

O Acervo General Motors foi consolidado em 1996, com o objetivo de destacar a importância da industrialização no Brasil e o papel econômico, tecnológico e social da indústria automobilística, como um todo, e da General Motors do Brasil em particular.

A idéia original foi preservar o acervo reunido ao longo da trajetória da empresa que está há 80 anos em nosso país; e resgatar documentos de valor histórico dispersos ao longo desse tempo.

Toda a trajetória da General Motors do Brasil, desde sua instalação no País, em 1925, está reunida nesse acervo de imagens. Mais do que o simples retrato das ações iniciais da empresa então estabelecida na avenida Presidente Wilson, dos primeiros automóveis e da nostalgia da São Paulo antiga, as imagens são ricas em detalhes de temas que contam a transformação do comportamento e a própria evolução cultural da sociedade brasileira.

Acervo

Hoje, o acervo General Motors tem arquivados aproximadamente 170 mil documentos entre, negativos de vidro; negativos flexíveis; slides; ampliações; vídeos; e, documentos de texto.

Esse acervo conta também tem 72 carros, do mais antigo, Oldsmobile 1904, e reúne também os primeiros e últimos exemplares de modelos produzidos no Brasil, além de veículos conceito, desenvolvidos pelo design da GM do Brasil.

Outros Eventos

Ao longo dos 20 mil quilômetros, a Old Way Expedition participará de vários eventos e exposição de carros antigos, com entrevistas coletivas à imprensa na Colômbia, Venezuela, México, e nas cidades americanas de New Orleans, Nashville e Carlisle. A expedição visitará também a fábrica e museu do Corvette, em Bowling Green.

Patrocínio e Apoio

A Expedição é uma iniciativa do Museu da Tecnologia da Ulbra, Chevrolet Clube de Carros Antigos, Federação Brasileira de Veículos Antigos, Federação Brasileira de Veículos Antigos FBVA, Federation Internacionale de Vehicles Ancienes (Fiva) e conta com o patrocínio da General Motors do Brasil, da Goodyear do Brasil, da Esso e da ACDelco.

  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção GERAL no caderno Clássicos
11/08/2005 - GERAL - CARAVANA DE CHEVROLETS BRASIL FAZ LARGADA PROMOCIONAL EM FRENTE À GM
Aventura à moda antiga saiu de São Caetano do Sul, em frente ao portão principal da General Motors, como parte das comemorações de seus 80 anos no Brasil......
03/08/2005 - GERAL - COM MUITAS ATRAÇÕES, MONZA CLUBE REALIZA, EM SÃO PAULO, SEU 3º ENCONTRO NACIONAL
O Monza Clube realizará no próximo sábado (06/08) o seu 3º Encontro Nacional, com o apoio da General Motors do Brasil......
30/06/2005 - GERAL - "OPALEIROS" TEM ENCONTRO NO RAPOSO SHOPPING
A partir de 17 de julho, integrantes do Clube Amigos do Opala de São Paulo se reunirão, todo terceiro domingo do mês, no estacionamento do Raposo Shopping, das 10h às 14h.......
17/06/2005 - GERAL - COLECIONADORES DE CARROS ANTIGOS TÊM ENCONTRO MARCADO NA SEXTA ANTIGA
Evento é realizado todas as sextas-feiras, no Modelódromo do Ibirapuera......
06/05/2005 - GERAL - ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS COMEMOROU O ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA
Uma das datas mais expressivas no mês de abril é sem dúvida o aniversário de Brasília, época que traz para esta cidade moderna o espírito que representa o amor ao Brasil......
27/04/2005 - GERAL - 10ª EDIÇÃO DO ENCONTRO PAULISTA DE AUTOS ANTIGOS SUPERA TODAS AS EXPECTATIVAS
Maior evento de veículos de coleção do Brasil, realizado em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, reuniu mais de 700 raridades......
06/01/2005 - GERAL - LAVÍNIA É ATRAÇÃO NO 1º ENCONTRO NACIONAL DE RODAS E MOTORES
Feira abre nesta quinta-feira (6) e reúne 40 expositores......
03/11/2004 - GERAL - BODAS DE OURO: FORD THUNDERBIRD FESTEJOU 50 ANOS
Para comemorar a dta, a Ford revelou um projeto para a produção de uma edição limitada 50th Anniversary do modelo......
31/08/2004 - GERAL - COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO O 3o ENCONTRO BRASILEIRO DE VEÍCULOS ANTIGOS E HOT HODS
A estância hidromineral de Serra Negra sediará a maior exposição de carros antigos já realizada no Brasil... ...
16/07/2004 - GERAL - CHEVROLET CAMARO - THE AMERICAN WAY
Apresentado em meados de 1966, o Camaro sobreviveu até 2003, mas mantém fans até hoje......
09/07/2004 - GERAL - FORD GT 40: O MITO FAZ 40 ANOS E PREPARA O RETORNO
Este é o Ford de linha mais rápido da história......
06/07/2004 - GERAL - LOTUS ELAN - A PEQUENA JÓIA DE HETHEL
Pequeno e agíl, este foi um dos roadsters mais famosos da marca de Colin Chapman......
29/06/2004 - GERAL - FERRARI 288 GTO - HOMOLOGADO PARA CORRER
Modelo apresentado em 1984 marcou o retorno da Ferrari ao Gran Turismo...
25/06/2004 - GERAL - CARROS ANTIGOS SERÃO ATRAÇÃO DA CIDADE HISTÓRICA DE SANTANA DE PARNAÍBA NA GRANDE SÃO PAULO
Neste domingo (27/06), o III Encontro de Antigomobilismo será realizado no Centro Histórico da cidade...



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning