| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Carros Conceitos

  29/10/2004
  0 comentário(s)


VW CONCEPT R: O FUTURO É LINDO

A Volkswagen exibe este ano, e pela primeira vez no Brasil, o Roadster Concept R, uma das estrelas da marca no último Salão de Frankfurt...

VW CONCEPT R: O FUTURO É LINDO


A Volkswagen exibe este ano, e pela primeira vez no Brasil, o Roadster Concept R, uma das estrelas da marca no último Salão de Frankfurt. O novo carro-conceito tem design inovador e agressivo, além de um conjunto de itens funcionais que transmitem dinamismo e emoção. Movido pelo moderno motor V6 de 265 cv, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e alcança 250 km/h (velocidade controlada eletronicamente). O som do motor pode sofrer variação, de acordo com o desejo do motorista. O carro é equipado com a ágil transmissão mecânica direta DSG (Direct Shift Gearbox) de 6 marchas.

O design inovador e a genialidade dos equipamentos permitem uma visão de futuro da marca. O exterior do Concept R é marcado por linhas claras, comuns em todos os Volkswagen, mas com uma nova visão marcada por áreas extremamente tensas e recortadas, gerando novas tendências de design.

A grade do radiador ganhou nova forma, uma área cromada e nova interpretação dos faróis, que mais parecem olhos. O conjunto forma um "rosto" que remete simultaneamente à tradição do design da marca e a algo completamente novo. Os faróis dominam o estilo frontal, com o elemento principal redondo e uma parte interna diagonal que apontam para o centro do veículo. A área do pára-lamas é alongada acima dos faróis, como sobrancelhas.

Os faróis trazem também a tecnologia LED: no momento em que são ligados, abre-se uma lente facetada com apenas um raio de luz, antes de ele acender completamente. O efeito ótico deste foco dos "olhos do automóvel" faz com que o Concept R desperte como um ser vivo.

A silhueta do modelo é marcada por uma linha de cintura bastante plana, ascendente até o contorno dos pára-lamas traseiros, conferindo um desenho agressivo naturalmente arredondado. A tridimensionalidade do design encontra expressão perfeita na parte de trás do veículo. As lanternas traseiras correspondem às formas dos faróis dianteiros e acendem em três etapas, na medida em que três blocos LED são ativados sucessivamente.

A dinâmica da carroceria do Concept R é ressaltada por duas colunas atrás do motorista e do acompanhante, ao estilo de carros clássicos de corrida. Elas não só dão um efeito de potência e elegância na condução das linhas, mas desempenham dois papéis fundamentais: proteção contra o vento e anticapotamento.

No design interno do Concept R, todos os elementos de informação e de manejo estão integrados em novos contextos de forma e função. Um dos elementos que dá vida ao conceito é o logotipo VW que pulsa, uma tela conhecida como OLED (superfície flexível móvel e moldável, luminosidade extrema). O "VW" no centro do volante está gravado num display circular.

O conceito dos assentos também é inovador: os bancos em forma de concha do Concept R não se movem nem um milímetro. Em vez deles, o painel de instrumentos confeccionado em metal polido, o volante, os blocos de manejo e informação e também o conjunto de pedais é que se movem, conforme o desejo do motorista. O mecanismo de ajuste é ativado eletricamente.

O conforto dos bancos é garantido por um novo mecanismo de sustentação. Os assentos possuem auto-amortecimento e o grau de dureza pode ser ajustado. Os bancos contêm uma espuma ativa em couro, que se molda perfeitamente ao corpo do ocupante. É a primeira vez que esse material é empregado na confecção dos bancos de um carro esportivo.

Todas as áreas envolvendo elementos de comando e mostradores, além de peças do volante (com climatização própria) são de alumínio polido. O suporte do painel é revestido com couro escuro, ressaltando a clareza, estética e funcionalidade do cockpit. Por exemplo, os canais de ventilação desenhados no console central de ar mostram digitalmente a temperatura escolhida e ao mesmo tempo servem, ao serem girados, para ajustar um novo valor.

Navegação, instalação de som e telefone são acionados pelo MMI (Multi Media Interface), localizado no console central.

O Concept R é um carro perfeito para você que deseja conhecer as novas tendências de design e novas tecnologias desenvolvidas pela Volkswagen que estarão presentes nos futuros modelos da marca.
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção CONCEITO no caderno Carros Conceitos
16/08/2004 - CONCEITO - FORD SHELBY GR-1 - HERDEIRO DO GT
Para aqueles cujas 1500 unidades do GT parecem pouco para as pretensões da Ford, a marca deixou algumas "ideias no ar"... ...
14/07/2004 - CONCEITO - C-AIRLOUNGE: A ARTE DA SÍNTESE
Apresentado no salão de Frankfurt, o C-Airlounge ilustra a vontade da marca Citroën em cultivar a arte da síntese automobilística......
08/07/2004 - CONCEITO - IMAGINE-SE DENTRO DE UM CLÁSSICO DAS ANOS 40
Esse é o clima dentro do Ford Forty-Nine......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning