| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Carros Conceitos

  08/07/2004
  0 comentário(s)


IMAGINE-SE DENTRO DE UM CLÁSSICO DAS ANOS 40

Esse é o clima dentro do Ford Forty-Nine...

IMAGINE-SE DENTRO DE UM CLÁSSICO DAS ANOS 40


Estávamos no ano de 1949. Após vários anos de sacrifício e inexistência de bens duradouros, em virtude da situação de guerra que se viveu, a América do pós-guerra estava pronta para revolucionar o design automóvel.

Nascia assim o '49 Ford - com as suas asas laterais, carroçaria e pára-choques integrados, suspensão da frente independente e vidros traseiros de entre-abrir - que simbolizava o optimismo para com o futuro.



Cinco décadas mais tarde, o novo protótipo Forty-Nine apresta-se a repetir um pouco da história, quando fizer a sua estreia na edição 2001 do Salão Internacional de Detroit. O novo protótipo foi desenhado para transportar a América numa corrida sentimental pelas auto-estradas da memória e ao mesmo tempo tornar visível o empenho da Ford em desenhar novos e excitantes modelos. O protótipo Forty-Nine leva-nos de volta ao tempo dos romances das noites de sexta-feira, num drive-in ou pista de bowling, ao som do rock & roll.



"A inspiração para o protótipo Forty-Nine chegou-nos da paixão e excitação do modelo original, combinado com a imaginação das pessoas através da América que personalizavam os seus veículos e os tornavam naquilo que um grande automóvel deveria ser", afirma J Mays, Vice Presidente da Ford Motor Company para a área de Design.



"Este protótipo mistura muitas das tendências de 'design' dos denominados 'custom cars' dos anos '50 com alguns traços estilísticos de alguns grandes 'designers' italianos, como a Ghia".



Logo que foi apresentado em Junho de 1948 em New York City, com a devida pompa e circunstância, o '49 Ford tornou-se num sucesso imediato. Foram mais de 1,3 milhões de encomendas registadas mesmo antes de estar à venda nos concessionários, tendo o seu design obtido o prestigiante Fashion Academy Award de 1949, repetindo tão raro feito no ano seguinte.



Ao criar o novo protótipo Forty-Nine, os designers da Ford foram até às raízes do modelo original, absorvendo as suas formas limpas, os seus painéis de carroçaria suaves e o completo equipamento.



O modelo apresenta-se com um visual extremamente suave, fruto de toda uma estrutura superior em vidro, que esconde os pilares e os limpa pára-brisas. Os acabamentos exteriores são em preto aveludado, com elementos cromados a circundar o tejadilho e, pontualmente, em outros locais, tal como no badge e nas jantes de 20 polegadas.



O interior faz uma moderna interpretação do modelo original, indo o destaque para a conjugação de dois tipos de couro - negro e terra cotta - e para a utilização de cromados. Volante em dois tons, com comandos de rádio e do sistema de navegação, instrumentação no painel com look retro e um sistema de áudio multi-CD com 200 watts de saída são outros elementos.



O alerta para a motorização é dado por um badge 'Powered by Thunderbird' estrategicamente colocado na carroçaria. Debaixo do capot encontra-se, assim, uma extensão da filosofia do design exterior, um compartimento que contém inúmeros acabamentos em metal polido e onde se aloja uma unidade V8 Thunderbird de 3,9 litros DOHC e 32 válvulas, devidamente apurada para se integrar no conjunto.

"Tal como o Thunderbird, o Forty-Nine relembra-nos a paixão que gerações de outrora grangearam com o automóvel", afirma Mays. "Ambos os modelos nos trazem à memória o romance e a paixão dos puros automóveis de turismo americanos que se tornam tão vivas nos dias de hoje como o foram há 50 anos atrás".
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção CONCEITO no caderno Carros Conceitos
29/10/2004 - CONCEITO - VW CONCEPT R: O FUTURO É LINDO
A Volkswagen exibe este ano, e pela primeira vez no Brasil, o Roadster Concept R, uma das estrelas da marca no último Salão de Frankfurt......
16/08/2004 - CONCEITO - FORD SHELBY GR-1 - HERDEIRO DO GT
Para aqueles cujas 1500 unidades do GT parecem pouco para as pretensões da Ford, a marca deixou algumas "ideias no ar"... ...
14/07/2004 - CONCEITO - C-AIRLOUNGE: A ARTE DA SÍNTESE
Apresentado no salão de Frankfurt, o C-Airlounge ilustra a vontade da marca Citroën em cultivar a arte da síntese automobilística......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning