| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Carros Conceitos

  14/07/2004
  0 comentário(s)


C-AIRLOUNGE: A ARTE DA SÍNTESE

Apresentado no salão de Frankfurt, o C-Airlounge ilustra a vontade da marca Citroën em cultivar a arte da síntese automobilística...

C-AIRLOUNGE: A ARTE DA SÍNTESE


Estilo sedutor

As linhas frontais inovadoras do C- Airlounge representam o caráter sedutor do projeto. A forma em V característica do capô inicia-se na grade frontal, abrindo-se progressivamente para encontrar a base do pára-brisa. Sinal de dinamismo, a frente destaca-se pelas entradas de ar largas e pelas formas inéditas dos faróis. Estes últimos dispõem de feixes giratórios de maneira a obter uma iluminação otimizada, principalmente quando se dirige o veículo de noite em estradas sinuosas, o que aumenta consideravelmente o nível de segurança. Os volumes avantajados e generosos, associados aos aros de roda de grande diâmetro, fazem do C-Airlounge um veículo que inspira força e potência.

Na sua lateral, o C-Airlounge concilia fluidez e dinamismo. A pureza dos traços é acentuada por uma faixa cromada estreita que acentua a linha da carroceria e pela ausência de montantes centrais - uma disposição possibilitada pela adoção de cintos de segurança embarcados nos assentos dianteiros. Esta escolha de arquitetura permite abrir plenamente o vasto espaço interno. Bem como o painel de teto que deixa penetrar a luz e reforça o sentimento de espaço a bordo.

Aerodinâmica otimizada



O aerodinamismo foi objeto de um trabalho aprofundado. A implementação simultânea de quatro sistemas de controle de escoamento de ar permitiu obter um Cx de 0,26, garantia de conforto acústico, redução dos consumos e emissões de poluentes. Os Cz dianteiro e traseiro são, respectivamente, de 0,02 e 0,04. Estes valores oferecem também ao carro uma boa estabilidade em altas velocidades.

Os quatro sistemas de controle de escoamento de ar instalados no veículo são: ·Os Blade Vortex Generators:
Situados numa linha transversal na parte traseira do teto, estes defletores acompanham os fluxos de ar de maneira eficaz gerando localmente pequenos turbilhões, os quais modificam o escoamento do ar no rastro do veículo.

·Pinças de freios:
As pinças de freio se localizam na parte superior dos discos de freio, desviando o escoamento do ar e minimizando seu impacto sobre a faixa de rolamento.

·Os condutores aerodinâmicos entre a face dianteira e as passagens de rodas:
Estes condutores aerodinâmicos têm como objetivo receber o ar na face dianteira, onde a pressão é máxima para expulsá-lo dentro das passagens de roda dianteira:
- ao longo de uma fenda vertical, situada perto da borda externa para criar uma carenagem fluida da roda.
- ao longo de uma fenda situada debaixo da parte inferior da carroceria, a montante da roda, para limitar o impacto frontal do ar sobre a faixa de rolamento.

·Os aros de roda foram desenhados de maneira a aspirar o ar no centro da roda e, assim, minimizar a criação de turbilhões.

Um bem-estar dinâmico



O C-Airlounge é equipado com o motor 3.0i V6 com uma potência máxima de 210 cv a 6 000 rpm. Este motor é acoplado a uma caixa de câmbio automática auto-adaptativa, que é comandada por meio da alavanca de velocidades seqüencial ou das aletas situadas atrás do volante.

O volante é do tipo com cubo fixo. Ele integra vários comandos, tais como o sistema áudio, a buzina, o freio de mão elétrico, o telefone viva voz ou ainda, a regulagem de altura do veículo. Esta disposição evita que o motorista tenha que fazer qualquer movimento inútil, oferecendo-lhe assim um prazer de direção excepcional. Em termos de segurança, a escolha do cubo fixo oferece, quando da abertura do airbag, performances otimizadas.



A suspensão Hydractive III oferece, evidentemente, suas qualidades de conforto e de estabilidade na estrada. Ela oferece dois estados de suspensão, conforto ou dinâmica, bem como uma adaptação automática da altura do veículo em função da velocidade e do perfil da estrada. Este benefício permite obter uma maior estabilidade em alta velocidade graças ao rebaixamento do centro de gravidade de 15 mm. Quando o estado da estrada se encontra altamente degradado, a suspensão aumenta automaticamente a altura do veículo em 20 mm.

O C-Airlounge é equipado com pneus Michelin A Eole, cujo desenvolvimento foi integrado à concepção do veículo, assim o nível de esforço gerado pelo pneu dentro do ar é otimizado. Este tipo de pneu se beneficia, além disto, das vantagens ligadas à tecnologia PAX System - possibilidade de andar com pneu vazio, maior capacidade de carga, flancos mais baixos sem degradar o conforto, bem como uma resistência devido ao atrito reduzido.

C-Airlounge: uma nova arte de viver a bordo



O C-Airlounge inaugura uma nova era difundindo a noção da arte de receber ao mundo do automóvel, sensação esta gerada pela utilização de materiais de alto padrão, assentos individuais de grande conforto (que privilegiam a convivência), além da tecnologia disponível para o bem-estar dos usuários.

A sensualidade das formas e das matérias



O espaço interno do C-Airlounge cria sensações novas e táteis através do uso de materiais sofisticados, soluções internas ergonômicas e grande visibilidade do mundo exterior.

O volume interno do C-Airlounge torna-se, desta forma, único. O branco é - por um tempo - a cor dominante. Neste espaço relaxante, uma longa lista vermelha nos apoios dos braços, combinando com a nuança do couro que cobre a parte traseira do assento do meio, destaca a reinterpretação do dinamismo do conceito.



Os assentos revestidos de couro acetinado branco parecem se encontrar em estado de falta de gravidade sobre o espesso carpete de lã. Os apoios dos braços arredondados, que correm ao longo das portas laterais revestidas de seda branca, participam também deste sentimento de leveza.

Aérea, a decoração do volume interno mantém uma atmosfera de total serenidade. As mentes livres fogem, então, para longe, graças ao vasto teto panorâmico e à vista lateral inteiramente livre. Os cintos de segurança, integrados dentro da ossatura dos assentos, permitiram a criação de uma estrutura sem montantes centrais.



O acabamento e as cores das superfícies do painel e do volante estão em harmonia com os outros elementos internos.

Revestido de couro acetinado branco, o compartimento das bagagens combina com o espaço dos passageiros. O cuidado dispensado aos detalhes traduz-se aqui através da presença de uma linha de bagagens realizada pela Hermès ®. Com uma cor vermelha forte, este conjunto da coleção Pluma combina perfeitamente com os detalhes vermelhos do espaço interno.

A personalização dos ambientes



Para acompanhá-los durante a viagem, os passageiros do C-Airlounge têm a possibilidade de optar entre diversos cenários que metamorfoseiam o espaço interno desde o piso até o teto. O revestimento e os componentes internos servem, assim, de suporte a projeções e a jogos de luzes transmitidos graças às fibras ópticas e vídeo-projetores inseridos dentro do carpete e dos revestimentos dos apoios dos braços.

A partir de um estado inicial, ao mesmo tempo puro e zen, o espaço interno anima-se para chegar a um ambiente com estilo barroco. Entre estes dois extremos, várias atmosferas intermediárias encontram-se no menu para responder ao grande leque das vontades dos passageiros.



-No estado Puro, o veículo apresenta um espaço interno imaculado. Os poucos detalhes vermelhos que marcam os apoios dos braços arredondados e a parte traseira do assento traseiro do meio vêm destacar o conjunto.

-Uma mente Convivente instala-se quando uma luz quente parecida com aquela de uma vela vem aquecer a atmosfera.

-Em situação Intensa aparece a surpresa da cor que invade o espaço interno. Os painéis das portas e o piso pegam fogo e vestem-se com um vermelho incandescente.

-Do intermediário Romântico nasce a noção de cenário. Arabescos coloridos entram em cena e trazem tons vermelhos aos painéis das portas e às partes traseiras dos assentos dianteiros.

-O quadro Barroco traz um ambiente luxuoso onde os cenários sofisticados desaparecem finalmente para deixar transcender a luz dentro do espaço interno.

A liberdade da modularidade



Dentro do C-Airlounge, o espaço foi tratado de maneira a sobressair como um componente essencial do bem-estar. Na configuração quatro ou cinco lugares, o espaço interno preserva sempre um espaço individualizado e confortável para cada um dos passageiros. Um sistema de modularidade inteiramente assistido permite configurar o espaço interno de acordo com suas vontades.

> A configuração Clube (cinco lugares): A convivência instala-se instantaneamente entre os passageiros traseiros graças à disposição em «chevron» da fileira 2 e à leve rotação dos dois assentos laterais em direção ao assento central;

> A configuração Grande Conforto (quatro lugares): O assento central escamoteia-se dentro do piso liberando, assim, um espaço para os dois assentos laterais. Montados sobre trilhos em curva, estes últimos aproximam-se e recuam eletricamente para obter o máximo de espaço para as pernas.

Qualquer que seja a configuração escolhida, o C-Airlounge oferece um volume de porta-malas generoso. Sua capacidade pode variar de 450 a 650 litros.

A sofisticação da tecnologia



Conceito de vanguarda, o C-Airlounge desenvolve um novo caminho tecnológico focalizado na pessoa. O veículo integra-se ao cotidiano do usuário, o qual pode permanecer em contato com seu universo virtual pessoal.

A tecnologia proposta no C-Airlounge traz aos usuários a continuidade de uso de seus dados pessoais, quer sejam estes "lúdicos", quer sejam profissionais. De fato, os passageiros traseiros podem, com toda liberdade e num conforto ideal, assistir a um filme, escutar música, jogar entre eles via rede, modificar um documento de trabalho ou ainda acessar a internet.



Esta tecnologia de ponta faz-se voluntariamente discreta para prejudicar em nada o espírito de bem-estar que rege o conceito de Dois Tablets PC, verdadeiros computadores portáteis do tamanho de uma pequena lousa, guardados debaixo dos assentos laterais. Suas telas táteis oferecem acesso, através de um simples toque leve do dedo, ao conjunto das imagens, sons e jogos da biblioteca mediática embarcada. Uma caneta permite também usá-los como telas gráficas para escrever ou usar softwares.

Uma rede sem fio de curto alcance (WiFi) realiza a ligação entre a central multimídia, implantada no console central e os Tablets PC. Os dados (filmes, músicas, jogos de vídeo-game) desta central multimídia podem ser carregados a partir do domicílio ou de todos os fornecedores de dados (biblioteca mediática, agência de turismo, etc.) graças à extensão externa da rede sem fio do veículo.



Associando esta nova tecnologia ao C-Airlounge, a Citroën mostra sua capacidade em criar e inventar conjugando inovação com o prazer do automóvel.

Características Técnicas

·Dimensões

Comprimento: 4.880 mm
Largura: 1.930 mm
Altura: 1.580 mm
Distância entre eixos: 2 900 mm (plataforma C5 com distância entre rodas alongada)
Comprimento de habitabilidade: entre 1.731 e 2.031 mm
Volume do porta-malas: entre 450 e 650 litros

-Cx: 0,26
Cz dianteiro = 0,02
Cz traseiro = 0,04

·Motorização / Caixa: 3.0l V6 BVA
Comandos de caixa por palhetas no volante
Alavanca de marchas seqüencial
Volante com cubo fixo

·Suspensão: Hydractive III

·Pneus: Michelin 245-720 R 540 A Eole PAX System sobre aros de roda em liga leve

·Faróis: quatro faróis giratórios dianteiros
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção CONCEITO no caderno Carros Conceitos
29/10/2004 - CONCEITO - VW CONCEPT R: O FUTURO É LINDO
A Volkswagen exibe este ano, e pela primeira vez no Brasil, o Roadster Concept R, uma das estrelas da marca no último Salão de Frankfurt......
16/08/2004 - CONCEITO - FORD SHELBY GR-1 - HERDEIRO DO GT
Para aqueles cujas 1500 unidades do GT parecem pouco para as pretensões da Ford, a marca deixou algumas "ideias no ar"... ...
08/07/2004 - CONCEITO - IMAGINE-SE DENTRO DE UM CLÁSSICO DAS ANOS 40
Esse é o clima dentro do Ford Forty-Nine......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning