| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

AGÊNCIA MSV PRESS
Desde: 23/10/2003      Publicadas: 1424      Atualização: 01/11/2005

Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning


 Automobilismo

  18/02/2005
  0 comentário(s)


RALLY DO VINHO: COMEÇAM AS DEFINIÇÕES

A organização do Rally do Vinho, após percorrer estradas de toda a região de Bento Gonçalves, começa a definir o trajeto final da prova...

RALLY DO VINHO: COMEÇAM AS DEFINIÇÕES


A organização do Rally do Vinho, após percorrer estradas de toda a região de Bento Gonçalves, começa a definir o trajeto final da prova. A preocupação principal é definir estradas de boa qualidade e com uma logística apropriada, simplificando assim toda a movimentação tanto dos competidores, como do público que irá assistir a prova. "Nos rallys organizados pelo Clube Porto Alegre de Rallye, sempre buscamos a simplificação de toda movimentação logística da prova. Estradas seguras, com piso bom, bons locais para o público assistir e de fácil e confortável movimentação dos concorrentes são as tônicas que estamos tentando imprimir no Rally do Vinho", são as informações do diretor da Prova, Maurício Milano.

O Rally do Vinho será a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2005. Ao sediar o evento, Bento Gonçalves estreará no Calendário Brasileiro de Velocidade. A cidade, por sua vez, também se prepara para receber os concorrentes, equipes e aficionados do esporte. As atrações turísticas já tradicionais da região dos vinhedos irão se misturar a um dos maiores eventos de rally do Brasil. É a Capital Brasileira da Uva e do Vinho entrando para o mundo do rally.

O Rally do Vinho será realizado de 1º a 3 de abril de 2005, em Bento Gonçalves/RS.

Bento Gonçalves " Capital Brasileira da Uva e do Vinho

Algumas cidades reúnem características que dão a elas uma marca inconfundível. Bento Gonçalves, município gaúcho de 100 mil habitantes, faz parte desse restrito universo de lugares especiais que é preciso conhecer um dia. Seu próprio nome já é uma grife, que evoca vinho finos, móveis de qualidade, amor ao trabalho. E, é claro, uma extraordinária competência para organizar e sediar eventos em grande estilo.

Esta charmosa cidade industrial e turística, possui o segundo maior parque de eventos da América Latina, com 50.000m2 de área coberta, totalmente climatizada. Realiza uma das maiores festas populares do país: a Fenavinho, festa nacional do vinho, e também feiras de âmbito nacional e internacional como a FIMMA " Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas, Acessórios para Indústria Moveleira, MOVELSUL, Festival de Danças do Mercosul, VINOBRASIL, Avaliação Nacional de Vinhos, Concurso Internacional de Vinhos e EXPOBENTO.

Dona de uma excelente rede hoteleira, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho oferece 2.000 leitos em hotéis de categoria superior e turística, além de charmosas pousadas na zona urbana e rural, atendendo aos gostos e necessidades de todos os seus visitantes.

Bento Gonçalves foi colonizada por imigrantes italianos a partir de 1875. A cultura italiana está presente ainda hoje nos costumes de seu povo, na gastronomia, na arte, no artesanato, na literatura, na música, na dança e na arquitetura.

O Projeto Cultural Caminhos de Pedra, na Colônia de São Pedro, abriga centenários casarões de pedra e de madeira com jardins bem cuidados, que dão um ar bucólico à paisagem. São mais de trinta construções, entre elas, o moinho, a cantina colonial, a casa da erva-mate, a tecelagem, a casas das massas e a casa da ovelha. No passeio, o visitante terá contato com descendes de italianos, gente alegre, de sorriso aberto, que adora conversar e contar histórias. Pode também, levar para casa deliciosos queijos, copas, salames, vinhos, geléias, conservas, doces, iogurtes e artesanato.

A vocação do município para a vitivinicultura mostra todo seu potencial no Vale dos Vinhedos. Um encantador vale formado por uma topografia diferenciada das demais regiões da serra gaúcha e que, juntamente com o solo e o clima, influenciam positivamente na tipicidade do vinho. Hoje, o Vale dos Vinhedos é um dos maiores produtores de uvas viníferas do Brasil, elaborando vinhos de excepcional qualidade, sendo a primeira região do Brasil a obter o selo de "indicação de procedência". Outra característica marcante do Vale são as cantinas familiares, de vinhedos próprios, onde é possível degustar vinhos finos e conhecer o processo que envolve sua elaboração, bem como as marcas culturais deixadas pela imigração italiana.

O distrito de Pinto Bandeira também oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar lindas paisagens e degustar vinhos maravilhosos. O verde dos parreirais, a tranqüilidade e o ar puro são as melhores companhias para apreciar este belíssimo passeio. As vinícolas, que se encontram ao longo do trajeto, estão sempre de portas abertas para os visitantes, oferecendo degustação, varejo e produtos típicos.

O Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. Neste trajeto, o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e lancherias com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade, está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como "Ponte do Rio das Antas" uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. O visitante poderá observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme "ferradura" ao redor de uma montanha.

O Vale abriga também, na sede do Distrito de Tuiuty, as novas instalações dos Vinhos Salton, uma construção grandiosa com 30.000m2. Além do parque industrial, a Salton contará com um Parque Temático da Uva e do Vinho, com passarelas internas para que os turistas possam transitar pela área de produção de vinhos e conhecer todo o processo de elaboração do vinho, desde a colheita da uva até o engarrafamento.
A viagem Maria-Fumaça é um passeio de trem à vapor, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. São 23 quilômetros de muita alegria que oferece degustação de vinhos, champanhes e queijos, animados shows de música italiana, bandinha, música gaúcha, coral italiano, dupla tarantela e teatro. É um retorno ao passado, um passeio inesquecível para todas as idades.

Visitar o Parque Temático Epopéia Italiana é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lazaro e Rosa. A visita é envolvente e faz sentir as emoções e necessidades que os imigrantes tiveram, desde que saíram da Itália até chegar ao Brasil. Em 2.000 metros de área construída, nove ambientes retratam aspectos da vida na Itália, a viagem ao Brasil e, por fim, a adaptação ao novo continente. É um espetáculo de som e luz conduzido por atores que convidam o visitante a voltar ao passado e vivenciar a história. O espetáculo é acompanhado de degustação de vinhos, suco de uva e biscoito típico italiano.

Na Calçada da Arte, localizada na área central da Praça Dr. Walter Galassi, estão fixadas obras de 29 artistas bento-gonçalvenses. As pinturas, feitas em tinta à óleo e acrílica, e as esculturas em madeira impermeabilizada são protegidas por placas de vidro blindado e retratam a história da colonização e da cultura italiana, o desenvolvimento do município e cenas do dia-a-dia.

As exuberantes paisagens, formadas por vales, montanhas, cascatas e rios, atraem visitantes de todo o Brasil para a prática de esportes radicais e turismo aventura. Destaque para o raffting, rappel, cascading, mountain bike, jeep aventura, canionismo e trilhas.
  Autor:   Redação


  Mais notícias da seção RALLYE no caderno Automobilismo
01/11/2005 - RALLYE - EM PROVA AGITADA, TÍTULO DO MITSUBISHI MOTORSPORTS SE SERÁ DECIDIDO EM ATIBAIA
Na frente estão os paranaenses Veviurka e Minski Jr, com 74 pontos; show de Jorge Ben Jor em Atibaia (SP) encerra a temporada do maior rali de regularidade monomarca da América Latina......
25/10/2005 - RALLYE - MITSUBISHI CUP: NINGUÉM MAIS TIRA O TÍTULO DE CASSOL E MELLO NA L200 RS LIGHT
A vitória em Brasília, na disputa de sábado (22/10) em um dos maiores rais de velocidade do Brasil, deu o título à dupla goiana na categoria L200 RS Light com uma etapa de antecipação......
13/10/2005 - RALLYE - AUGUSTO FARFUS JÚNIOR VOLTA A PARTICIPAR DE RALLY DE VELOCIDADE, DESSA VEZ NA SICÍLIA
Brasileiro é convidado novamente pela Fiat para representar a marca na competição......
08/10/2005 - RALLYE - NA LAMA, VEVIURKA E MINSKI JR VENCEM O MITSUBISHI MOTORSPORTS SE EM PORTO ALEGRE
Com a 2ª vitória no maior rali de regularidade monomarca da América Latina a dupla do Paraná se distanciou dos concorrentes na busca pelo sexto título......
02/10/2005 - RALLYE - SPINELLI E VÍVOLO VENCEM EM ITÚ-SP E ASSUMEM A VICE-LIDERANÇA DA MITSUBISHI CUP
Na disputa de sábado da 5ª etapa de um dos maiores ralis de velocidade do Brasil, a dupla de São Paulo acelerou muito em um circuito travado para vencer a segunda prova consecutiva na temporada......
22/09/2005 - RALLYE - USP SÃO CARLOS VENCE O IX BAJA CROSS
A nona edição do Baja Cross, realizada no último final de semana, reuniu 20 veículos SAE Mini Baja construídos por estudantes de 16 universidades......
06/09/2005 - RALLYE - 21 CARROS OFF-ROAD DISPUTAM A IX BAJA CROSS SÃO CARLOS NO DIA 16
A nona edição do Baja Cross, etapa preparatória para a Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, reunirá 21 SAE Mini Baja construídos por estudantes de 16 universidades......
28/08/2005 - RALLYE - ROQUE VEVIURKA E ALBERTO MINSKI REASSUMEM LIDERANÇA DO MITSUBISHI MOTORSPORTS SE
O 3o lugar em Itaipava, na 4ª etapa, valeu à dupla do Paraná a ponta na classificação geral......
10/08/2005 - RALLYE - S10 É TETRACAMPEÃ DO RALLY INTERNACIONAL DOS SERTÕES
Pilotada por Edu Piano e navegada por Rogério Almeida a picape foi a primeira a cruzar a linha de chegada na 13ª edição da competição......
03/08/2005 - RALLYE - FORD F-4000 ESTRÉIA COM VITÓRIAS NO RALLY DOS SERTÕES 2005
O Ford F-4000 da equipe Ford Rally Team/Território 4x4 teve um início sensacional no 13º Rally Internacional dos Sertões......
26/07/2005 - RALLYE - PELO 13º ANO CONSECUTIVO, EQUIPE PETROBRAS LUBRAX PARTICIPA DOS SERTÕES COM PNEUS PIRELLI
Em todas as edições da maior prova off-road da América Latina, a Pirelli esteve junto à Equipe Petrobras Lubrax......
25/07/2005 - RALLYE - CROSSFOX SERÁ VEÍCULO DE APOIO NO RALLY DOS SERTÕES
Seis CrossFox participarão do 3º maior rally do mundo, sendo utilizadas pela direção da prova para transporte de jornalistas que irão cobrir o evento......
24/07/2005 - RALLYE - DANIEL MOTA E STANGER ELER VENCEM O MITSUBISHI MOTORSPORTS NORDESTE
Com o resultado na penúltima etapa da competição, a dupla de Fortaleza alcançou a liderança da classificação geral......
28/06/2005 - RALLYE - EM LONDRINA, DUPLAS ENFRENTAM A PROVA MAIS RÁPIDA DA MITSUBISHI CUP
Na terceira etapa de um dos maiores ralis de velocidade do Brasil, os competidores terão liberdade para pisar fundo no acelerador......
20/06/2005 - RALLYE - BRASIL VAI AO PÓDIO NOVAMENTE NA SAE MINI BAJA MIDWEST
Entre os dias 16 e 19 de junho, alunos da FEI e EESC/USP enfrentaram 141 equipes de oito países, em Troy, Ohio, nos Estados Unidos......
17/06/2005 - RALLYE - ESTUDANTES BRASILEIROS DISPUTAM SAE MINI BAJA MIDWEST, NOS EUA
Até domingo alunos da FEI e EESC/USP enfrentam 141 equipes de oito países......
23/05/2005 - RALLYE - MITSUBISHI CUP: PROVA TÉCNICA EM CIRCUITO TRAVADO DESAFIOU COMPETIDORES EM BELO HORIZONTE
Na segunda etapa de um dos maiores ralis de velocidade do Brasil, disputada sábado, o circuito em região montanhosa exigiu muita habilidade e preparo físico dos competidores......
01/05/2005 - RALLYE - CHUVA NA VÉSPERA "TEMPERA" AINDA MAIS A PROVA DE ABERTURA DO MITSUBISHI MOTORSPORTS NORDESTE
O circuito em Maceió incluída no rali de regularidade da marca após dois anos, exigiu atenção redobrada dos competidores e apresentou terreno diversificado......
26/04/2005 - RALLYE - MACEIÓ É O PONTO DE PARTIDA DO MITSUBISHI MOTORSPORT NORDESTE
Retorno da capital alagoana ao rali de regularidade é uma das novidades do campeonato para a temporada 2005......
10/04/2005 - RALLYE - MITSUBISHI CUP: EM PROVA "DE FOGO", COMPETIDORES ENFRENTAM FORTE CALOR EM DOS MAIORES RALIS DE VELOCIDADE DO PAÍS
Divididos em quatro categorias, 73 pilotos levantaram poeira em Ribeirão Preto, na estréia do rali de velocidade......
10/04/2005 - RALLYE - TEMPORADA 2005 DO MITSUBISHI MOTORSPORTS COMEÇA BASTANTE DISPUTADA
Etapa de Ribeirão Preto terminou com duas duplas em primeiro lugar na categoria Graduados......
07/04/2005 - RALLYE - MITSUBISHI CUP RECEBE PILOTOS CONSAGRADOS NA PRIMEIRA ETAPA DA TEMPORADA 2005
A prova começa dia 9 de abril com a presença de competidores renomados no mundo dos rallies......
01/04/2005 - RALLYE - RALLY VIROU UMA FERRAMENTA DE RELACIONAMENTO E MOTIVAÇÃO PARA A MITSUBISHI
Mitsubishi Challenge é direcionado a eventos corporativos ou de relacionamento com os clientes......
29/03/2005 - RALLYE - S10 DOMINA PRIMERIA PROVA DO BRASILEIRO DE RALLY
Robusta e com alta performance a picape S10 conquista os dois principais lugares do pódio......
24/03/2005 - RALLYE - MITSUBISHI RACING ESTÁ PRONTA PARA 1ª ETAPA DO BRASILEIRO DE RALLY CROSS-COUNTRY
A primeira prova será o rally do petróleo, em Campos dos Goyacazes, Rio de Janeiro......
22/03/2005 - RALLYE - CHEVROLET RALLY TEAM APRESENTA NOVA ESTRUTURA PARA 2005
Principal novidade aparece no motor MWM Sprint 2.8 diesel turbo intercooler, que deixou a S10 ainda mais robusta......
18/03/2005 - RALLYE - SUBARU VENCE O RALLY DO MÉXICO
O piloto da Subaru-Pirelli, Petter Solberg, consegue sua segunda vitória consecutiva no ano por 34,5 segundos de diferença......
17/03/2005 - RALLYE - RALLY DO VINHO ENTRA NA RETA FINAL
Os organizadores do Rally do Vinho cuidam dos últimos preparativos para o Rally do Vinho a ser realizado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves......
08/03/2005 - RALLYE - FORD FOCUS LIDERA O CAMPEONATO MUNDIAL DE RALLY 2005
A Ford arrancou na liderança do Campeonato Mundial de Rally 2005 da FIA, com o Focus RS......
14/12/2004 - RALLYE - EQUIPE VW É BI-CAMPEÃ BRASILEIRA DE RALLY NA CATEGORIA N2
A façanha foi obtida neste sábado (12/12) na 7a e última etapa do campeonato, que aconteceu em Atibaia, interior de São Paulo......



Capa |  Automobilismo  |  Carros Conceitos  |  Clássicos  |  Dicas  |  Editorial  |  Eventos 2004  |  Gente & Fatos  |  Manchetes  |  Notícias - Geral  |  Notícias - Rápidas  |  Notícias - Tempo Real  |  Tecnologia  |  Tuning